Calasans pronto para o Europeu e o que mais vier

Share it
Versátil, Calasans aplica queda em Roger no Mundial 2009. Foto: Ivan Trindade

Versátil, Calasans aplica queda em Roger no Mundial 2009. Foto: Ivan Trindade

Claudio Calasans Impressionou em 2010, tendo vencido peso e absoluto no World Pro, em Abu Dhabi. Mas o faixa-preta da Atos, dono de um dos jogos mais variados, quer muito mais. Seja com quedas, raspagens e, claro, finalizações, Calasans busca todos os títulos, principalmente o Mundial, que acabou ficando com Marcelinho Garcia no ano passado.  Empenho não vai faltar, o que já começa no Campeonato Europeu.

Confira a entrevista com o GRACIEMAG.com:

Quais os principais objetivos para 2011?

Pretendo lutar os principais eventos da IBJJF. Já luto no Europeu e depois foco o Pan, Brasileiro e Mundial, além do World Pro e a seletiva do ADCC. Meu foco principal é o World Pro e o Mundial de Jiu-Jitsu, porém sempre treino muito para estar bem preparado em todos os eventos. O primeiro do ano vai ser o Europeu e estou preparado para lutar e dar o melhor que tenho do meu Jiu-Jitsu.

É possível conseguir novamente peso e absoluto em Abu Dhabi? Como está se preparando para isso?

Claro que é possível! Acreditei muito nisso ano passado e vou com a mesma confiança neste ano. Tenho na minha cabeça que para conseguir o título tenho que treinar o dobro que treinei, porque pessoal está estudando o meu jogo. No entanto, já trabalho diariamente para sempre estar um passo à frente dos meus adversários.

Foto: Carlos Ozório

O time da Atos vai novamente entrar em peso no absoluto do World Pro?

Com certeza! Já estamos todos reunidos, treinando, e este ano vamos com uma equipe maior que a do ano passado. Tem um pessoal que ganhou as seletivas, outros vão lutar as seletivas que estão por vir e uma coisa posso dizer: vamos estar todos com muita vontade de vencer!

Você consegue encontrar alguma vantagem sendo um lutador um pouco mais leve entre os pesadões do absoluto?

Não acredito que a minha principal vantagem seja a diferença de peso e sim o meu estilo de Jiu-Jitsu, que pode surpreender adversários de diferentes formas. Principalmente a minha tática de luta, eles não sabem se vou querer entrar em queda, chamar para a guarda ou deixar chamar. Procuro realizar táticas de luta para cada tipo de adversário. Por isso treino muito em diversas situações, procuro surpreender até nos rolas com aminha equipe.

E o Mundial na Califórnia, ele está faltando na sua galeria, né?

Vou cada vez mais atrás de novos títulos, inclusive o Mundial. No entanto, adoro participar de campeonatos e superar novos desafios. Não vou atrás de somente um título, mas sim de ganhar a maioria do que disputar, de preferência tudo (risos)! Claro que o Mundial é o principal título de um lutador de Jiu-Jitsu, é onde se entra em evidência no cenário mundial. Porém, meu Mundial é sempre o próximo campeonato a ser disputado.

Calasans contra Garcia na final do Mundial 2010. Foto: Ivan Trindade.

Fará algo especial para bater o Marcelinho Garcia, seu oponente na final em 2010?

Procuro não estudar somente um adversário, porque no peso médio há uma lista enorme de caras duros. Meu segredo é treinar cada vez mais, assim tenho cada vez menos chance de ser surpreendido.

Atualmente, quais são os seus lutadores favoritos?

Fica difícil não falar dos meus companheiros de equipe, porque estamos diariamente treinando, somos muito unidos e, nos campeonatos, as lutas que mais assisto são as deles. Por isso estão todos nessa lista! Hoje em dia não existe um cara do Jiu-Jitsu que não goste de ver o Roger (Gracie) lutar e eu não fico de fora dessa. Tento absorver o máximo assistindo às lutas dele. O Roger ataca e defende muito bem. Parece que a luta é fácil, mesmo enfrentando caras bons.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Augusto at 12:19 pm

    Prontos e preparados tem no minímo uns 20 faixas-preta por categoria, esse ano o mundial vai explodir, vamos ver quais as surpresas, graciemag.com pergunta “Quem vai ser a surpresa faixa-preta no mundial 2011?”

    A minha: Buchecha

  2. Vinicius at 2:39 pm

    O Calasans esta de parabens surpriendeu e ainda vai surpriender muito, seu jiu-jitsu é muito amplo e o preparo fisico muito bem acompanhado, parabens ao atleta e a todos da equipe Atos e CALASANS CAMARGO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *