Resoluções do leitor para 2011

Share it

Foto: Luca Atalla.

1) Treinar com consistência (sem se preocupar com evolução)

Afinal, o aprendizado não é linear. O aprendiz de tenista bate bola todos os dias, e de repente está ganhando games de profissionais.

2) Entender melhor o corpo

As edições de GRACIEMAG sobre a Dieta Gracie estão aí, e falta de informação não é mais desculpa

3) Aprender a surfar (ou andar de snowboard, ou escalar, ou a voar de asa-delta)

Ora, um bom lutador de Jiu-Jitsu precisa ter uma outra fonte de adrenalina. Escolha a sua.

4) Aperfeiçoar a defesa pessoal

Como sabemos, Jiu-Jitsu não é apenas um passatempo divertido, ou um jogo de xadrez. É, principalmente, uma forma de se defender. Portanto, não adianta ter uma guarda intransponível e não saber sair de uma gravata.

5) Treinar mais defesa do que ataque

Como o mestre diz, enquanto for bigorna aguente. Quando for martelo, bata. Não dá para ser martelo sem nunca ter sido bigorna.

6) Competir

Ora, nem todo mundo gosta de competir. Mas nem que seja um campeonato interno, e ao menos uma vez, faz bem para o autoconhecimento.

7) Viajar

Jiu-Jitsu é importante para abrir a cabeça, como também é conhecer outros lugares. Siga o exemplo dos astros do esporte, e viaje.

8) Agradecer aos pais e à família

Outro valor importante inerente ao Jiu-Jitsu é a família. Não ache que você controla o tempo, e que pode fazer isso depois. Mostre gratidão aos seus sempre que possível, e a virada do ano é um bom pretexto para tal atitude.

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. Osmar Fontes at 10:28 pm

    Incrível como o canledário da CBJJ ficou restrito totalmente para os USA, o jeito agora é lutarmos em outras federações, no Brasil ficou só o brasileiro no meio do ano e mais algumas competições. Coitados dos competidores que não tem condição de viajar, o jiu jitsu do Brasil está sendo esquecido, deixado de lado…

  2. João Neto at 11:01 am

    verdade pura !!! tem gente q fala q a CBJJE eh a “segunda divisão” do esporte…atletas tipo mario reis, entre os melhores suado na CBJJ, na CBJJE eh campeao Absoluto kkkk o momento eh otimo para a CBJJ fazer torneios regionais no Brasil….dá trabalho claro, mas ligue a tv hje em dia? Só tem besteira nos programas esportivos!!!! jogo de futebol das estrelas, jogador aposentado x amigos do romario etc etc horrivel!! era a hora do JJ tomar a cena!! ate o sportv não nada interessante em termos de torneio nesta epoca! Osssssssssssss

  3. Little at 1:54 pm

    Não concordo. No Brasil temos campeonatos praticamente todas as semanas, alguns pequenos e outros grandes, seja Estadual, CBJJ, Fepa, Copas…

    Competições em vários estados americanos e em outros países são importantes para o crescimento do jiu globalmente. Queremos que o jiu vá para as olimpiadas, e só assim, com a globalização do esporte, que isso vai acontecer algum dia. é preciso ter uma visão mais ampla, na minha humilde opinião.

  4. Gabriel at 10:11 pm

    antes o pan era nos eua e o mundial aqui…

    agora que o mundial mudou pros eua, bem que o pan poderia ser feito aqui no brasil,

    Os 2 lá é sacanagem,

    osss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *