O amante do bom Jiu-Jitsu fica contente quando as lutas no octagon terminam em finalização. Mata-leão, leglock, chaves de braço… Em 2010, muitos foram os golpes que definiram lutas importantes no UFC e fizeram com que alguns dos grandes astros dessem os tapinhas que caracterizam a desistência.
O evento elegeu as dez melhores finalizações do ano. Confira:
10 – Jim Miller em Charles do Bronx
O faixa-preta Miller freou uma série de 14 vitórias do brasileiro. A leglock, no UFC 124, foi a 1min59s do primeiro round.
9 – Phil Davis em Tim Boetsch
No UFC 123, Davis aplicou um chave kimura das mais plásticas e chegou à oitava vitória. O “Mr. Wonderful”segue invicto.
8 – Toquinho em Tomasz Drwal
A chave de calcanhar, uma das especialidades do faixa-preta, foi tão rápida (49s) e justa, que Drwal acabou se machucando. Depois, reclamou de ter havido má fé do atleta da BTT, que acabou punido. “Só solto depois que o juiz separa”, alegou Toquinho. A luta foi no UFC 111.
7 – C.B. Dollaway em Joe Doerksen
No UFC 119, o Americano precisou de apenas 2min13spara finalizar com uma guilhotina.
6 – Brock Lesnar em Shane Carwin
Depois do sufoco no round inicial, Brock usou os ensinamentos do treinador Rodrigo Comprido e foi de katagatame para finalizar, no UFC 116. A luta valia como defesa do cinturão de pesados.
5 – Mark Bocek em Dustin Hazelett
Com sete finalizações em nove triunfos, Bocek não temeu a faixa-preta do oponente e usou o triângulo no UFC 124, aos 2min33s de luta.
4 – Chris Lytle em Matt Brown
No UFC 116, Chris Lytle aplicou uma bela chave de braço e fez Matt Brown amargar a segunda derrota. No seguimento, Lytle ainda venceu Matt Serra, no UFC 119, enquanto Brown perdeu novamente, uma nova finalização para Brian Foster.
3 – Matt Hughes em Ricardo Almeida
Depois de acertar forte, com um soco, Hughes foi com tudo no pescoço de Cachorrão, no UFC 117. O estrangulamento acabou com as chances do faixa-preta aos 3min15s do assalto inicial. A finalização tem peso, pois Hughes vinha de vitória sobre Renzo Gracie, mestre de Almeida.
2 – Cole Miller em Dan Lauzon
Lauzon vinha numa série de oito vitórias, mas a chave kimura de Miller o freou ainda no primeiro assalto, na 108ª edição da organização. No UFC Fight Night 22, Cole finalizou novamente, dessa vez Ross Pearson, com um mata-leão.
1 – Anderson Silva em Chael Sonnen
Numa das lutas mais emocionantes do ano, Sonnen levava a melhor sobre o campeão Anderson. No quarto assalto da disputa de título, quando faltava 1min50s para o fim, um ataque duplo acabou com as chances do americano, com uma chave de braço de dentro do triângulo. Primeiro lugar merecido para o Aranha.
E você leitor, concorda com as escolhas do UFC?
Na lista das 10 melhores finalizações falto uma que na minha opinião é a 1°…Werdun X Fedor, ninguem esperava!
Ops…que fora…não reparei que era do UFC…mas fica ai minha opinião!
que coisa, o Bronx era conhecido pelo jiu-jitsu dele para com os outros e agora entra em uma lista do jiu-jitsu dos outros para com ele, essa e a vida de lutador!
Acho que você está certo Josué, nas dez finalizações do ano no MMA essa foi muito importante. Aliás, até mesmo no UFC gostei de algumas não lembradas, como a do Paulo Thiago contra o Mike Swick.