Mario traça metas, elogia Mendes, e avisa: “Posso ser o número 1”

Share it

Mario Reis deve lutar o Europeu. Foto: Arquivo Graciemag

Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu no peso pena, Mario Reis hoje é visto como um veterano pela nova geração que chega com força nas competições. Mas o gaúcho, que comanda a Gracie Barra Porto Alegre, ainda tem muita lenha para queimar, garante. Num bate-papo com o GRACIEMAG.com, o faixa-preta traça as metas para 2011, já com o Europeu em vista,e, entre outras coisas, analisa o atual campeão na sua categoria, Rafael Mendes.

Confira:

O que você planeja para 2011?

Minha meta em 2011 é cumprir todo o calendário da IBJJF e lutar outros eventos, como o World Pro, por exemplo. Me sinto num bom momento na carreira, com tempo pra treinar e focado para competir. Quero explorar todas as áreas do Jiu-Jitsu e lutar os campeonatos mais importantes. Estou com a sorte de não sofrer lesões, preparado, e vou manter o trabalho no final do ano. A competição é o que me motiva a crescer mais. Provavelmente estarei presente no Europeu e luto de pena, que é a categoria onde me sinto melhor. Estou focado no Europeu, neste final de ano, e depois quero o Pan também.

O atual campeão mundial no peso pena é o Rafa Mendes. Muitos adversários criticam a forma de ele lutar. O que você acha dele?

Acho que ele é um atleta muito inteligente e, acima de tudo, estratégico. Ele sabe o jogo que vai fazer para cada lutador. Para cada adversário, ele muda o jogo e essa inteligência o fez chegar aonde está. Ele é muito eficiente nas competições, é um lutador finalizador, mas, acima de tudo, é estratégico, e está de parabéns porque faz a coisa certa com cada lutador.

Mario vence Theodoro Canal na final do rio Open 2010. Foto: Gustavo Aragão.

Você já venceu dois Mundiais na IBJJF, além de diversos outros títulos importantes. O que te motiva a continuar competindo?

O que me motiva é extrair o máximo de maravilhoso que o Jiu-Jitsu pode me dar, como fazer eu me superar e controlar as minhas emoções. Quero vencer todos os meus limites e chegar no topo. O que me faz não desanimar é ver que o meu desempenho com essa galera que está no topo ainda é sólido. Posso chegar a ser o número 1 do mundo na IBJJF, isso me motiva, quero crescer cada vez mais. Essa molecada voando me incentiva mais.

Este ano você fez alguns intercâmbios e treinou com o pessoal na Gracie Barra América. Pretende continuar com essa preparação?

O melhor lugar para treinar, buscar novas informações, aprimorar a minha técnica e lapidar os meus erros é na Gracie Barra América como o mestre Carlos Gracie e o Marcio Feitosa, além de todos os tops que treinam lá. Vou tentar me aproximar ainda mais do mestre. É lá onde vou conseguir crescer para chegar aonde eu quero.

######

Para saber mais sobre o Europeu de Jiu-Jitsu, que acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de janeiro, em Lisboa, clique aqui.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Leão Teixeira at 4:42 pm

    Mario Reis é um exemplo… determinação, respeito e disciplina, são valores que ele agrega ao seu treinamento, por isso a razão do seu sucesso. Conheci Mario Reis durante o treino na Gracie Barra América, antes do Mundial, tenho certeza que ele ainda vai conquistar muitos títulos.
    Abrcs a todos,
    Z

  2. Tiago Bravo at 12:02 pm

    O jiu-jitsu do mário tem um estilo que eu adimiro de mais, ele ataca o tempo todo,parabens mario, espero ter uma oportunidade de lutar contra vc.
    e boa sorte no europeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *