Em 1998, Renzo aplica o golpe que Carcará relançou

Share it

Bráulio aperta Xande Ribeiro. Foto: Carlos Ozório

Bráulio Estima chocou a todos no ADCC 2009, em Barcelona, quando faturou peso e absoluto e finalizou pedreiras como André Galvão com o seu triângulo invertido fulminante. Depois de vencer na categoria de peso, Carcará utilizou o golpe mais uma vez para infernizar a vida de Alexandre Ribeiro, na final do absoluto, que, depois de se desvencilhar, acabou se contundindo.

Seria Bráulio o inventor de tal finalização?

Na verdade, o triângulo invertido é uma posição básica e tradicional, o que não quer dizer que não seja eficiente. Carcará apenas ajustou o golpe ao seu jogo, adicionou alguns macetes, e comprovou a força da finalização.

No vídeo abaixo, gravado em 1998, Renzo Gracie mostra que também é bom de triângulo invertido durante os treinamentos para o Pride 2. O faixa-preta encaixa a posição para definir com a chave Kimura, num ataque duplo eficiente. As imagens, de Alex Shum, foram recuperadas pelo diretor de redação da GRACIEMAG, Luca Atalla.

Assista e aprenda alguns macetes do golpe:

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Zezinho Magalhães at 8:28 pm

    Parabéns por vcs mostrarem que esse triângulo invertido já existia, e mostrar que só precisava de alguém para aperfeiçoar a posição, e já que coube a Bráulio essa missão, o resultado é esse ou bate ou sai com o ombro machucado.

  2. boi de piranha at 12:29 pm

    DEVANEIOS: Eu tenho pra mim( opniao minha e respeito quem discordar!) que o jiujitsu é infinito assim como a matematica… e tal como, os golpes e as formulas matematicas estao ai para quem conseguir descobrir…entao alguem nao inventa um golpe, mas sim: o descobre, o acha! É indiscutivel que para tal descobrimento o lutador ou o matematico tem que ser mais, no minimo, inteligente que os outros e merece todo o merito por isso…
    show de bola a posicao!
    ooossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *