Jiu-Jitsu tem apoteose em Xangai

Share it

O inegável estouro do Jiu-Jitsu na Ásia pode ser verificado por diversos termômetros.

Por exemplo, o cada vez mais forte Asiático de Jiu-Jitsu, em setembro; o ensino da arte nas escolas de Abu Dhabi; e a academia gigante da Gordo-Evolve em Cingapura, entre outros sinais. O indício mais recente aconteceu na China, numa das cidades que mais crescem no planeta, a cosmopolita Xangai.

Nos dias 30 e 31 de agosto, a cidade sediou uma grande apresentação de artes marciais, dentro da Expo Shanghai 2010, uma das mais visitadas feiras de exposições do mundo.

“Por dia a Expo recebe entre 350 a 400 mil pessoas, a expectativa é que passem pela Expo por volta de 70 milhões de pessoas nos 6 meses totais”, comenta o professor da CheckMat Chico Mendes, um dos presentes na exibição. “O evento foi transmitido ao vivo para toda a China”.

 A apresentação foi realizada pela Wrestling Judo Association Jiu-Jitsu Community (WJAJC), e contou com demonstrações de kung fu e Jiu-Jitsu, com direito a imagens de grande mestre Carlos Gracie no telão da festa.

As apresentações da arte suave foram feitas por 15 professores do Emirates Team e por três feras da CheckMat, Leonardo Vieira, Chico Mendes e Marcelo Andreoli.

Dos Emirados Árabes, estavam lá Michel Maia, Marcelo “Guardinha” Motta, Oscar Junior, Maiky Reiter, Bruno Lopes, entre outros.

Confira as fotos de nosso GMA no Japão Hashimoto Kinya:

[flickr set=72157624873224910]

“Ficamos quatro dias em função do evento e foi muito maneiro a interação entre brasileiros, chineses, árabes e japoneses. Nem tenho o que falar dos brasileiros, a galera até pagode puxou no ônibus após a Expo. Aí os árabes entraram na brincadeira e cantaram também”, conta Chico Mendes. “Teve um dia que fomos a uma churrascaria brasileira para matar a saudade e mostrar um pouco da nossa cultura para os novos amigos…”

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *