E afinal, o que está impedindo a luta sem tempo?

Share it

"A persistência da memória", obra do pintor Salvador Dali.

No dia 12 de julho, há um mês portanto, você leu aqui no GRACIEMAG.com que estava em andamento uma negociação capaz de dar uma sacudida no esporte.

Rubens Cobrinha e Rafael Mendes foram convidados por um grupo de investidores, o faixa-marrom Bray Deavours à frente, para uma luta sem tempo, até a finalização, com uma bolsa de 10 mil dólares somente para o vencedor.

No dia 14, Cobrinha aceitou a proposta via GRACIEMAG.com. No dia 15, porém, Rafa entrou em contato e defendeu maior valorização aos lutadores, indicando que a bolsa estava aquém do desejado.

Para dar um fim à novela, ou pelo menos informar aos leitores as cenas do próximo capítulo, o GRACIEMAG.com entrou em contato com Bray, que tem dividido seu tempo na academia com a atividade full-time de papai. Nada disso impede o americano de continuar sonhando com o projeto de ver uma luta sem tempo entre dois astros de alto quilate.

Com Royler no lugar de Mendes, talvez? Passamos a pergunta para o porta-voz do grupo de investidores do projeto. Confira!

Bray, vocês trabalham com um Plano B para o lugar de Mendes nessa luta sem tempo? Já surgiu até a ideia nos comentários do GRACIEMAG.com de convidarem Royler Gracie, o que acharam?

Conversei com alguns dos demais idealizadores do projeto, e o interesse de ver esse formato acontecer continua. Nós temos conversado sobre o assunto, mas todos nós temos nossos empregos e falta tempo para nos reunirmos e batermos martelo em quem seriam os lutadores escolhidos, no meio de tantas lutas com apelo que podemos ter. Kron x Serginho, Marcelinho x Popovitch, Kayron x Tererê e algumas outras foram ventiladas, mas nada concreto. Cada um de nós está pensando aqui, mas adoraríamos sugestões de fora, e o GRACIEMAG.com pode ajudar nisso. O agente de Cobrinha disse que adorou a ideia e topa enfrentar qualquer oponente. Como fã, eu adoraria ver Royler competindo, mas não sei se consigo levantar dinheiro suficiente para fazê-lo retornar da aposentadoria. Mas nunca se sabe, se a oportunidade aparecer, pode acontecer.

Conversamos aqui e outras ideias surgiram, como Kron x Serginho, Marcelinho x Popovitch, Kayron x Tererê entre outras” Bray Deavours

Após a recusa de Mendes, vocês pensam em mudar o formato da bolsa, com alguma grana para o perdedor, ou mesmo a quantia?

Há muita conversa em tudo que é lugar sobre mudarmos o formato, e estamos abertos a tudo para ver esse tipo de luta acontecer. No momento, não vemos a soma subindo muito porque é um tipo de conceito de luta de Jiu-Jitsu que ainda não foi testado. Andrew Smith do US Grappling organizou alguns torneios até pegar e parece ter sido um sucesso entre competidores, mas precisamos ver como funciona com lutadores profissionais antes de estabelecer um valor maior.
Eu gostei da idéia de o vencedor levar tudo, mas provavelmente é mesmo melhor oferecer uma bolsa inicial e outra maior para o vencedor. Dessa forma os atletas não sairiam de mãos vazias após todo o treino que eles vão ter. É de fato o modo mais justo de oferecermos uma luta entre dois atletas de calibre mundial, dessa forma fica mais interessante para eles também.

Quem afinal forma esse grupo de investidores nos Estados Unidos. O que você, por exemplo, faz da vida?

Eu sou o responsável pela ideia. Isso habita minha mente por algum tempo já, mas eu nunca havia feito nada sobre isso. Durante o Pan, contatei outros homens de negócio que treinam comigo, apresentei a ideia e alguns deles toparam botar dinheiro no negócio. Pessoalmente, eu trabalhava no setor imobiliário mas precisei me reinventar um pouco ultimamente, estou procurando outras oportunidades enquanto toco alguns negócios pequenos e pesquiso para meu doutorado. No fim, espero que esse formato de luta até pegar decole e todo mundo, mas especialmente os atletas, consigam fazer um pouco mais de dinheiro lutando Jiu-Jitsu.

Cobrinha aguarda. Foto: Ray Santana.

Você ainda acredita na realização da luta sem tempo entre Cobrinha e o Rafael?

Nesse exato momento eu não vejo essa luta acontecendo. Eu sei que nossos heróis ganham a vida ensinando e fazendo seminários pelo mundo, não queremos interferir nisso de modo algum. Ao mesmo tempo, é um dinheiro bom para apenas uma luta, algo que não existe por aí.
Li na internet algumas declarações de professores renomados pedindo bolsas maiores para os atletas, caso contrário esse formato não iria para a frente. O problema, no entanto, é que ninguém (nem quem critica nem quem apoia) fala que soma de dinheiro é essa. Até alguém dizer qual seria essa soma justa, não podemos trabalhar nosso modelo de negócios em torno dessa luta para checar sua viabilidade.

Ler matéria completa Read more
There are 16 comments for this article
  1. cristiano JJ at 5:09 pm

    Eu acho que 10.000 dolares esta de bom tamanho para um dia de competição, se valorizar não significa explorar, pq até alguns anos atras muitos lutadores hoje professores de alta qualidade não ganharam nada em competições de jiu-jitsu, apenas por amor e por provar que é capaz, o Mendes quer ficar rico em 2 a 3 campeonatos, eu acho que ele deveria aceitar sim, pq ja que ele ganha a vida dele com as aulas e seminarios pelo mundo a fora. Para mim, ele esta é querendo demais para quem começou a vida agora na faixa preta, tem atektas no MMA que sobem no Ring por 1.000 ou 2.000 arriscando se quebrarem todo.
    Sou apenas um amante da arte suave nao levanto bandeira de ninguem

  2. Andre Velado at 5:29 pm

    ESSAS LUTAS TODAS JA HOUVERAM FINALZACAO E NAO TERAO GRACA, SERGINHO JA FINALIZOU KRON, MARCELINHO JA FINALIZOU PABLO, E KAYRON APESAR DE MUITO BOM, NAO TEM MERITOS AINDA PARA ENFRENTER TERERE QUE AINDA NEM VOLTOU A COMPETIR..

    RAFAEL X COBRINHA SERIA PERFEITO…
    MELHOR RIVALIDADE DO JIUJITSU ATUAL

  3. leandro at 8:26 pm

    Cristiano para de falar BESTEIRA! Os caras que lutam por 1 mil ou 2 mil no MMA estao se prostituindo, igual muitos lutadores de jiu jitsu e voce esta a favor disso????? pensa vai!!! para de falar besteira!!
    O cara ganha muito mais que isso em seminarios! pra que lutar por amor???? vc trabalha por amor? todo mundo tem conta e familia! nao fala locura!!!
    Anos atras muitos fizeram isso mesmo por pouco! por isso o jiu jitsu esta atrasado desse jeito ! TEMOS QUE PAGAR PARA LUTAR!
    POr causa dessas pessoas que nao sabem o valor do trabalho bem feito!!!
    ACORDA!

  4. jony at 10:59 pm

    Tbm concordo o cara treina 5, 6,7 anos até a faixa preta ,tem que se valorizar não dizendo que 10 .ooo $ é pouca grana mas a verdade é que os lutadores e geral que que se dar mais valor, tem nego ai saindo na porrada a troco de 2 paus isso não paga nem o dentista se cair um dente, poxa o cara vai lá pro gringo luta o mundial da cbjj, ganha , e sabe o que el ganha + uma medalha + legal isso né , e graga cadê até quando vai ser assim… nem a passagem pro ano seguinte ele ganha, mas sabe quanto nego embolsa,multiplica ae ….

  5. boidepiranha at 11:06 pm

    caro leandro,
    entao ao inves do cara ganhar 1000 ou 2000 se prostituindo na porrada, oq vc sugere? que ele nao lute e viva de mesada do pai? que ele espere a coisa melhorar para poder lutar com bolsas melhores?isso do mma…. quanto a luta ate pegar, os dois lados teem q ceder… o negocio ta comecando…esse formato de luta é novo…antes nao se pagava…hoje em dia esta sendo oferecido 10.000!
    conforme escrito na materia acima ainda nao estipularam uma bolsa base para esse tipo de luta… mas o pontape inicial foi dado… 10.000 pra uma luta nao é pouco! e o jiu-jitsu nao esta nem um pouco atrasado!!! ganhou a cena no oriente medio… esta invadindo os continentes… os melhores mestres professores brasileiros zarparam para as gringas e o ufc ja rende mais que o boxe…

  6. Rafael Marangoni at 11:37 pm

    Sou faixa preta de jiu-jitsu, e concordo tanto com o Cobrinha como com o Rafael Mendes.

    O Jiu-Jitsu, apesar dos lutadores lutarem realmente por “amor”, hoje em dia é a profissão de ambos, ou seja, merecem ser respeitados e receber o devido valor, já que com os seminários eles conseguem este valor de maneira mais facil, e sem a dificuldade que é os longos meses de treinamento intensivo para a competição.

    Porém, assim como o Cobrinha disse, deveria existir um “primeiro passo” dos lutadores, já que até os dias de hoje pagamos caro para participarmos de competições.
    Acredito que se houvesse esse “primeiro passo” , logo as bolsas seriam maiores, e poderiamos em breve ver lutas inimagináveis e talvez até surgeriam novos patrocinadores querendo investir em atletas.
    Na minha opinião, todos os faixas pretas de ponta atuais, deveriam aproveitar essa oportunidade que estão tendo, de alguem de fora, que não tem nenhuma relação com federações ou confederações dispostas a ajudar, e patrocinar esse tipo de evento, para futuramente sermos mais valorizados.

    Apesar de ser da mesma categoria do Mendes e do Cobrinha, sou fã do jiu-jitsu deles, acredito que eles contribuiram muito para a evolução e sem duvida, uma luta sem tempo seria um grande show.

  7. Rafael Marangoni at 11:47 pm

    Sugestão de lutas sem tempo,(algumas inimagináveis).

    Wallid x Royce (novamente)
    Leo Viera x Shaolin
    Ricardinho Vieira x Guilherme Mendes
    Leo Santos x Michael Langhi
    Jacare x Roger Gracie (Submission)
    Kyra Gracie x Luanna Alzuguir
    Leticia Ribeiro x Michele Nicolini
    Terere x Gilber Durinho
    Ary Farias x Michael Langhi (faixa marrom).

    Seriam grandes lutas de se ver sem tempo, na minha opinião, entre muitas outras…

  8. ROMULO BJJ at 12:39 am

    PARA BOIDEPIRANHA..

    CONCORDO PLENAMENTE COM O LEANDRO, SOU FAIXA MARROM DE JIUJITSU E NAO SOU DE NENHUM DOS TIMES, ENTAO NAO ESTOU COM BANDEIRA NENHUMA, MAS MINHA OPINIAO E’ COMPLETAMENTE DIFERENTE..

    PRIMEIRO.. MMA PAGA MAIS QUE BOXE.. OQUE VOCE QUIS DIZER COM ISSO SENDO QUE O ASSUNTO E’ JIU-JITSU (OUTRO ESPORTE)..

    SEGUNDO.. VOCE NAO ACHA QUE O JIUJITSU ESTA ATRASADO??? VOC E ESTA LOUCO NE.. 90% DOS CAMPEONATOS OS ATLETAS TEM QUE PAGAR PARA LUTAR, PAGAR TUDO VIAJEM, ALIMENTACAO, HOTEL E GANHAM UMA MEDALHA! ISSO EH AMADORISMO!!!!! ENTENDE?

    TERCEIRO.. 10 MIL TA BOM? PARA LUTAR UMA LUTA QUE PODE DURAR HORAS? QUE NECESSITA UM TREINAMENTO TOTALMENTE FOCADO E SE ABDICAR DE SEMINARIOS (ONDE GANHA SEM PRECISAR LUTAR, APENAS ENSINANDO SEU ESTILO DE JIUJITSU E AINDA CONHECE LUGARES) PARA ISSO…?? PENSA BEM?

    QUARTO.. SUJIRO QUE COM CERTEZA OS ATLETAS NAO LUTEM POR BOLSAS COMO MIL REAIS! PORQUE ISSO E’ EXPLORACAO!!!!! ATE RINHA DE GALO E CACHORRO ROLA MAIS DINHEIRO QUE ISSO!!!! ACORDA AMIGO!!
    E’ PRECISO TREINAR MAIS PARA ALCANCAR UM PATAMAR QUE TE FACA RECEBER BOLSAS MELHORES MESMO QUE SEJAM AS PRIMEIRAS, PORISSO QUE E’ RECOMENDADO FAZER O NOME EM OUTRO ESPORTE ANTES PARA INICIAR COM UMA MORAL, MESMO QUE PEQUENA, MAS ISSO JA FAZ DIFERENCA NA BOLSA.

    QUINTO… VOCE DIZ QUE OS DOIS TEM QUE CEDER.. PORQUE? NINGUEM E’ OBRIGADO A LUTAR POR UM VALOR QUE NAO ACHA JUSTO, NAO VIAJA… PORQUE O RICKSON NAO VOLTOU? PORQUE NAO PAGARAM O QUANTO ELE QUERIA NAO E’? SEM COMPARAR OS ATLETAS, SABEMOS MUITO BEM DO NOME E HISTORIA DO RICKSON, MAS A SITUACAO E’ PARECIDA, NAO ESTA CONTENTE COM O VALOR, NAO LUTA..

  9. O justo. at 5:29 pm

    Para todos!

    Primeiramente gostaria de indicar Rafael Marangoni para trabalhar na revista, porque depois deste texto que ele escreveu, nada que vier depois disso sera tao sensato e com ideia tao bem fundamentadas. O lance para a galera que esta cheia de bla bla e botar na cabeca e que tem que haver o “primeiro passo”. Porque para se chegar a condicao de ser escolhido, e porque teve que se ganhar a vida lutando muito e nao dando seminarios, e depois se ele finalizar o cobrinha imagina oque ele nao pode lucrar ainda mais em seminario, a vida e assim voce planta hoje e colhe o que se plantou depois. Um passo de cada vez meus amigos, nao fantasie demais porque voce pode ser pego de surpresa!!!

    “Primeiro Passo”!!!!!!!

    O Justo

  10. isaias at 4:00 pm

    AS dicas de lutas casadas sem tempo ja citadas aqui são todas otimas !!!! Creio que seria legal achar alguam outro casaca grossa da media de peso do Cobrinha para ele lutar, melhor feito ate agora!
    OSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

  11. Eduardo at 2:42 pm

    Esse Rafael eh realmente muito talentoso mas contra o Cobrinha ele so amarra!!! O Cobrinha eh muito mais finalizador, agressivo, progressivo, mais tecnico, mais fisico…enfim, n da nem pro começo pra esse moleque do Rafael…ele so usa a guarda 50-50 contra o Cobrinha pq eh a única forma de vence-lo, com uma vantagem ou raspagem…e tome amarração!!!! Agora uma luta sem tempo esse moleque ta tremendo, pq sabe q n dá pra ele!!!!

  12. junior at 11:00 am

    galera eu tenho 17 anos luto des dos 11 box fiz até os 13 muay thai até os 15 e dos 15 pra ca só jiu sou um otimo lutador provavelmente o melhor da minha categoria no meu estado só que estou cansado de participar desses campeonato só por participa n fui descoberto ainda como outros grandes atletas foram em sp rj sd se alguem tiver alguma instrução para mim lutar poder mostrar minha capacidade ou algum test para uma boa escola de luta que possa realmente crescer meu nome meu email é juniorrdgs@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *