Exclusivo: Anderson comenta a batalha contra Sonnen

Share it

Foto: Josh Hedges

Anderson Silva teve um dos desafios mais duros da carreira e o mais complicado desde que estreou no Ultimate Fighting, em junho de 2006. No quinto round, em luta pelo UFC 117, a única chance de manter o título de médios era o nocaute ou a finalização. Aconteceu a segunda opção, uma chave de braço com o triângulo arrochado no pescoço de Chael Sonnen, o desafiante. 

Com o cinturão garantido mais uma vez e campanha invicta no Ultimate (12v), o dia seguinte ao triunfo – também dia dos pais – foi tranquilo para o campeão. 

“Normal, cara. Fiz a minha mala e estou voltando para casa, em Los Angeles. Falei com os meus filhos ontem e está tudo certo, todos com saúde e em paz”, diz o Aranha, enquanto despacha a bagagem para pegar mais um voo. 

Confira o bate-papo com o GRACIEMAG.com: 

Esperava uma luta tão dura? 

Toda luta é dura, né cara? Luta é luta e o importante é que estou voltando inteiro para casa. 

Foto: Josh Hedges

Tirou alguma lição dessa guerra contra o Chael Sonnen? 

Acho que aprendemos em todas as lutas, com as vitórias e derrotas. Aprendemos com tudo, em todos os sentidos, seja qual for o momento. O que às vezes as pessoas esquecem é que quem está acima de tudo é Deus. Não parei de pensar nele em nenhum momento da luta e ele não me abandonou. Lógico, a gente tem que treinar e tudo, mas a fé é muito importante. Lembro que de um round para o outro olhei para cima e pedi que ele guiasse meus movimentos, e ele me iluminou. É até difícil falar isso a uma revista como a GRACIE. Muita gente vai ler e podem achar que estou fazendo média. Mas, quem viu a luta percebeu que estava tudo perdido e faltavam apenas dois minutos. Senti uma presença muito forte de Deus ali e foi importante.   

O Sonnen foi bastante arrogante na promoção do combate. Depois que foi finalizado, tentou argumentar que não bateu. O que achou disso tudo?

Todo mundo viu que ele bateu. Mas dá para entender ele agir assim ainda no calor da luta. Eu já cometi muitos erros e todo mundo comete, ninguém é perfeito. O que importa é que fizemos uma boa apresentação e o público gostou. Acho que é uma luta que entrou para história, ele está de parabéns e eu também. Agora vai cada um para a sua casa, para a sua família, e tentaremos melhorar. 

 Eu disse ao Minotauro que iria finalizar essa luta” Anderson

Foto: Josh Hedges

Por que decidiu entrar para a luta trajando um kimono de Jiu-Jitsu dessa vez?

Sou faixa-preta dos irmãos Nogueira e dou a vida por eles. Digo isso e não preciso pelar o saco deles e nem eles o meu. Tenho o Rodrigo como meu mestre e o Rogério como um irmão e professor também. Se não fosse por eles, não estaria aqui hoje. Decidi botar o kimono em homenagem a eles e pelos comentários. Eu disse ao Rodrigo que iria finalizar essa luta, eu falei. Deu tudo certo mais uma vez. 

Você comentou depois da vitória que lutou com a costela machucada… 

Estava com esse problema há um tempo. Algumas semanas antes da luta, machuquei a costela num treino com o Lyoto e mais um pessoal. A dor foi agravando e fui ao médico, que recomendou não lutar, porque poderia piorar. Mas isso é passado. Agora é recuperar e pensar na próxima. 

E quando e com quem vai ser a próxima? 

Agora só penso em chegar em casa para descansar, ir ao médico e me tratar. Depois disso, vamos ver o que vai ser feito.

Ler matéria completa Read more
There are 18 comments for this article
  1. Jony at 10:02 pm

    Com certeza essa luta foi a mais armada que eu ja vi em toda minha historia de artes marciais todos que conhecem o Anderson sabe do que eu estou dizendo,tava parecendo birra dele com o DANA ficou amarrrando a luta toda,todos sabem que faixa preta de jiu jitsu não faz aquilo que ele fez no chão ridiculo não fez nenhum ataque e o unico que fez finalizou ,não emgraçado isso rssssss..

  2. Jony at 10:24 am

    Comprada,acertada,armada, isso que podemos dizer sobre essa luta quem conhece um pouco de jiu jitsu sabe que um faixa preta nao fica no chão daquele jeito …

  3. Carlos Eduardo Ozório at 2:58 pm

    Jony, vou postar a mesma resposta que coloquei numa outra nota:

    Muita gente anda comentando que a luta entre o Aranha e Sonnen pode ter sido “combinada”. Opinião desse repórter: é um absurdo pensar isso. O Anderson quase se deu mal e o Sonnen, que vinha melhor, estava com um corte na testa que não parava de espirrar sangue. Isso foi combinado? Prova maior foi ainda o Sonnen tentar negar que havia batido na chave de braço, o que, depois, ele mesmo viu que não ia colar. Os dois lutadores saíram bem avariados do combate. Por fim, a luta é a prova de que no MMA tudo pode acontecer. Primeiro, o Sonnen, ao contrário do que a maioria imaginava, foi quem deu mais trabalho ao Aranha. Depois, porque quando todos pensavam que a luta estava perdida para o campeão, o Anderson tirou uma finalização da cartola.

    Esse esporte é demais!

  4. Ramiro at 6:54 pm

    A luta não foi comprada meu querido, anderson sentiu muitos dos golpes do sonnen,e no chão se você n reparou a base de wrestling do sonnen obrigava o anderson a abrigar a guarda o tempo todo oq dificulto ele a defender os socos, grande anderson representou a amarelinha mais uma vez ,parabens ao anderson,parabens ao jiu jitsu que continua a crescer.2010 ano do triangulo werdum,anderson,quem será o proximo minotauro?

  5. Jony at 10:21 pm

    Carlos eduardo, postei que foi armada e foi pq tem amigos no meio do ufc que me avisaram antes da luta acontecer 90% da bolsa era nocalte no primeiro round vc imagina quanto o Dana e o Anderson lucraram com essa finalização no 5 round essa balela de costela trincada isso é pra boi e trouxa acreditar,ocara é o campeão se tá ruim não luta é simples….

  6. John at 2:38 am

    faixa preta da onde? oq q o ramon lemos tava comemorando? devia ter vergonha do chao q o anderson mostrou na luta…ridiculo!

  7. O Justiceiro at 4:10 am

    O aprendiz de trapaceiro
    Depois de seu instrutor ,Matt Lindland,bater para Murilo Bustamante na chave de braco e falar q nao bateu, vem seu aprendiz e bate pra Paulao depois pra Anderson e diz q nao bateu em nenhuma, puta merda, timezinho de ladrao,……..

  8. isaias at 3:12 pm

    Como o UFC tem mais uma tendencia a show e menos esporte, ou seja, o que importa é o numero de apostadores e as pesquisas mostram que os resultados estão mais nas maõs de juizes, fica SIM uma forte suspeita de a luta foi ARMADA, Sonnen fez sua parte, todos tomaram pancadas, mas no final entregou. É uma suspeita que vamos levar em conta que onde rola muito dinheiro tudo pode acontecer. Pelo Anderson Silva ja desmereceu o Jiu Jitsu ha tempos, dizendo que a era “Gracie havia acabado” , malhando com ofensas Demian Maia, penso que eles fizeram seu papel de agradar o publico americano, mas ser salvo daquele jeito no final eh muito estranho. O mesmo serviu para a ultima luta suspeita do Lesnar. O tempo vai mostrar os fatos, vamos aguardar.

    • Carlos Eduardo Ozório at 3:51 pm

      Caros amigos, respeito a opinião de todos, mas discordo sobre “luta combinada”. Numa comparação, quem nunca viu um time de futebol levar aperto o jogo inteiro e, no último minuto, fazer o gol da vitória? Isso também acontece no MMA. Vou a diversos eventos menores, por todo o Brasil, e vejo coisas assim acontecerem. O cara que estava pior finalizar ou nocautear. O Sonnen bater não é surpresa. Ele mesmo já disse que “Jiu-Jitsu é coisa de boiola” e que ele não treina isso. Aconteceu o mesmo com ele na primeira luta contra o Paulão. O Paulada tomava um atraso e, de uma hora para outra, finalizou. O Demian, então, finalizou ele com muita facilidade. Vocês não se lembram? O Jiu-Jitsu, que ele se recusa a treinar, é a maior fragilidade dele. Sonnen vai continuar batendo em lances como esse, me escutem. OOOSSS!

  9. marcos at 6:31 pm

    REVANCHE- Shogun e Machida fizeram, Fedor vai ter o seu de direito, porque não Sonnen e AS part II? no JJ, nem se fala!!! o que tem de campeão que ganha com ajuda de amigo juiz , professor juiz, academia juiz não dá para contar!!! tipo, Kyra Gracie é otima!!! mas ganhou varias com ajuda de juizes!!! Se houver revanches, a lista vai longe kkk mas pelo bem do esporte, seja MMA e JJ!!! é o caminho!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *