Gui Mendes e a lição de um Mundial perdido

Share it

Gui nas costas de Gabriel Moraes na final do Brasileiro 2010. Foto: Carlos Ozório

Tido com um dos favoritos ao título mundial, campeão em 2009, Guilherme Mendes acabou se despedindo da competição neste ano antes do esperado, no primeiro combate. Bola para frente, Guilherme segue os treinamentos para os próximos desafios e, quem sabe, para dividir a categoria de penas ao lado do irmão e campeão mundial Rafael. Confira a conversa com o GRACIEMAG.com:   

Você perdeu precocemente no Mundial este ano. Aprendeu alguma lição ou tirou algo positivo dessa experiência não muito agradável? 

Acredito que tudo que passamos, independentemente de ser bom ou ruim, nos dá experiência. Com certeza foi uma grande experiência. Na hora eu fiquei muito triste, porque treino muito para que isso não aconteça e infelizmente aconteceu desta vez. Perder faz parte do esporte, por mais que não gostemos, todos estamos sujeitos, acontece. Mas isso não me deixa um atleta pior ou abala minha confiança. Ganhei o Mundial por cinco anos seguidos, e aconteceu isso dessa vez. Venci todos os eventos e no Mundial acabei errando, o que me custou caro. Mas, com certeza, me dá força para seguir os objetivos. Ano que vem vou buscar meu sexto titulo Mundial, meu segundo na preta, se Deus quiser! Estarei mais experiente e mais maduro. 

Você teve problemas na hora de perder peso para lutar de pluma. Pensa em subir de categoria? 

Eu peso 68kg e faço dieta para bater o pluma. Lutei um ano nesta categoria e foi ótimo para mim, venci todos os grandes atletas, fui campeão Europeu, Brasileiro e Mundial na preta. Se depender da minha vontade, agora venho no pena, por questão de desafios mesmo. Vamos decidir isso em breve, assim que a equipe toda de competição da Atos estiver reunida para os treinos. O que tornou mais difícil perder peso no Mundial foi que eu tive uma lesão no joelho na final do Brasileiro, que aconteceu duas semanas antes, em que venci mas saí com muita dor. Precisei treinar duas semanas sob o efeito de remédios, porque meu joelho doía bastante, e isso acabou me atrapalhando no corte de peso. Mas não sou de ficar dando desculpas. Se perdi foi porque errei, e se entrei para lutar foi porque sabia que dava para ganhar. Então não tem desculpa, o negocio agora é seguir em frente e continuar o treino como venho fazendo para vencer, se Deus quiser. 

Guilherme num dos seminários. Foto: arquivo pessoal

O que você e seu irmão (Rafael) andam aprontando?  

Estamos muito felizes. Logo depois do Mundial, tivemos uma série de seminários nos EUA e Canadá. No próximo mês eu e o Rafael partimos para Europa. Vamos ficar duas semanas e fazer alguns seminários na Suíça, Itália e Turquia. Depois vamos voltar ao treino, porque já começaremos o cronograma para 2011. Em outubro temos seminário no Panamá, em novembro vamos para a Ásia (provavelmente Japão, Coréia e Guam) e ao Canadá. Nosso trabalho vem sendo reconhecido e só temos a agradecer. Estamos recebendo vários elogios em nossa pagina do Facebook (ve aqui) e isso nos deixa cada vez mais felizes e determinados. Gostamos muito de ensinar e mostrar às pessoas o nosso estilo e as nossas maneiras de treinar. O pessoal se interessa cada dia mais em aprender Jiu-Jitsu e estamos vendo grandes academias e grandes promessas fora do país. Isso tudo é fruto da procura pelo conhecimento que eles têm. 

Alguma competição em vista? 

Estou treinando bastante aqui em Rio Claro com meu irmão e a galera. Já iniciamos um trabalho de preparação física com nosso preparador Thiago Mendes da Octane, mas não sei ainda o que vamos lutar. Com certeza, neste final de ano vamos lutar algum evento, só não decidimos qual ainda.

Gui após bater o atual campeão mundial Pablo Silva. Foto: Ivan Trindade

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. isaias at 7:04 pm

    Grande atitude do atleta!!! Morei em Piracicaba, Limeira, Araraquara e tenho amigos em Rio Claro.Espero um dia visitar a academia da Atos e poder conhecer os campeões! Dica- os irmão Mendes tem que lançar um dvd, ou serie, com suas lutas nos ultimos anos, em especial, as eliminatorias para o Abu Dabhi Pro. Sera sucesso garatido!!! As lutas do Rafael no absoluto é nada mais que uma inspiração! Ossssssssss!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *