Mendes: “Temos de saber nosso valor, não podemos regredir”

Share it

Quanto custa para uma luta dos sonhos virar realidade? Em julho, um grupo de entusiastas do Jiu-Jitsu de Atlanta idealizou uma luta de Jiu-Jitsu sem tempo, até a finalização, entre Rafael Mendes e Rubens Cobrinha – o atual campeão mundial da Atos contra o tetra mundial da Alliance. Para tal, ofereceram 10 mil dólares de bolsa, o vencedor leva tudo.

Seria a bolsa suficiente? Cobrinha topou, pensando mais em fazer história do que no dinheiro. Mas Rafael Mendes respondeu aos promotores dizendo que o valor era pouco para uma luta deste porte.

Nos fóruns do GRACIEMAG.com, a postura de Rafa foi elogiada e criticada na mesma medida, em quase uma centena de comentários. O que talvez nem todo mundo saiba é que um seminário dos Mendes hoje rendem cerca de 2.500 dólares. Ou seja, com quatro seminários relaxados o campeão dos penas embolsaria o mesmo do que nessa guerra em que o relógio não manda nada.

Perguntamos a Rafa quanto ele acha que vale. O leitor decide se o jovem faixa-preta de Ramon Lemos está certo.

Rafa celebra seu primeiro Mundial na preta, em 2010. Foto: Ivan Trindade.

Por que você não aceitou a bolsa de 10 mil dólares pela luta sem tempo? Tem a ver com o fato de você ganhar cerca de 2.500 dólares por seminário?
Sim, os seminários rendem mais ou menos isso. Por este valor, penso que compensa mais fazer seminários, onde faço amigos, treino com pessoas diferentes, conheço lugares e me divirto. Hoje estou com seminários marcados para o fim do ano na Europa, em Guam e provavelmente no Japão. Assim, para esta luta eu teria de desmarcar e me focar nos treinos de Jiu-Jitsu e preparação física, como fiz o primeiro semestre todo. Então para mim realmente não compensa este valor.

Essa polêmica no GRACIEMAG.com te incomodou de alguma forma?
Primeiro deixa eu dizer que sou fã de vocês, a GRACIEMAG está melhor a cada mês, a cada edição. Cara, o que me incomoda não é a polêmica, o que me incomoda são pessoas que nem me conhecem me criticarem, usando termos que não deveriam. Eu sempre aprendi que para você se referir a alguém, precisa conhecer esta pessoa. PRINCIPALMENTE se for criticar. Fico incomodado com isso, as pessoas têm de aprender a se respeitar, elas confundem as coisas acredito. Torcer para o Cobrinha não significa tentar acabar com minha imagem. Mesmo porque eu nunca faltei com respeito a ele em nenhuma entrevista minha.
Mas acho hilário ler por aí que tenho “medo” de lutar. Vejo aí que eles realmente não me conhecem, pois sou extremamente confiante. Se eu tivesse medo de lutar ou “perder”, não entraria no absoluto como entrei em Abu Dhabi, podendo lutar contra adversários bem maiores e tão bons quanto ele (Cobrinha), como Bráulio, Romulo Barral, Demente, Vella, Big Mac. Se eu tivesse “medo”, iria para outro esporte. Comecei a competir com 12 anos e não estou nem perto de parar, entao quero apenas dizer que esse sentimento de “desafio” me acompanha faz tempo e me faz querer lutar muito ainda.

Você acha que pode valorizar mais a profissão de lutador com essa negociação?
Sim, as pessoas que criticam veem somente o lado da “luta em si”, mas esquecem que se o Jiu-Jitsu para muitos é diversão, para mim é trabalho, é minha vida. Sou uma pessoa extremamente dedicada e treino MUITO, realmente MUITO, então quero ser valorizado. O que estou fazendo não é somente para mim, é para todos os lutadores de Jiu-Jitsu, pois se todos os atletas realmente se valorizarem, não precisaríamos migrar para o MMA por dificuldades de ganhar dinheiro com o Jiu-Jitsu. Vocês acham que grandes nomes da nossa arte mudam para o MMA por não terem amor ao Jiu-Jitsu esportivo? Tenho certeza que eles têm, e muito, mas precisam pensar no futuro, ser atleta não é somente “ter disposição” e encarar “qualquer parada”, em alguns momentos temos de tomar decisões pensando em nosso futuro. Se os atletas que lutam hoje se valorizassem de verdade, estaríamos com propostas muito melhores, inclusive de patrocínio. O que torna mais difícil os patrocínios é que a maioria aceita a primeira proposta. Temos de saber nosso valor, não podemos regredir.

Você fez uma contraproposta para os organizadores? Pode dizer qual foi  o valor pedido por sua bolsa?
Assim que recebi o email dos organizadores, falando que estavam interessados numa luta entre mim e o Cobrinha, eu falei que estava feliz pelo convite, que gostaria SIM de lutar, mas para ESTE formato eu exigiria uma bolsa maior. O formato que eles propõem é diferente, é polêmico, é mais difícil, então acaba pesando na bolsa.
Mas eu nem cheguei a falar no valor, falei que esperava uma resposta dele e ele me mandou um email para começarmos a negociar. Ele disse que não quer perder dinheiro, e que colocaria a luta em pay-per-view, iria cobrar ingressos para entrar no ginásio etc. Ou seja, essa luta vai render dinheiro, todos sabem disso, então não vou lutar por um valor que não me deixe feliz, pois isso é minha vida, não é negócio nem diversão. Então queria deixar claro isso, não acho que os organizadores estão errados de forma nenhuma nessa história, mas eu estou tampouco estou errado em me valorizar. Não tenho problema nenhum em lutar com o Cobrinha, inclusive seria um prazer e valorizo MUITO minhas vitórias sobre ele por saber o quanto ele é bom. Mas não venham me dizer que tenho de lutar pra provar que amo o esporte ou lutar por honra. Honra eu tenho pela maneira de viver, e meu amor ao esporte podem ter certeza que é inquestionável.

Quanto tempo você acha que uma luta sua com o Cobrinha até pegar poderia durar?
Acho que luta não tem como se prever, mas acredito que seria uma luta longa. E dura para os dois lados.

Você acha que esse formato de luta pode emplacar? Que lutas sem tempo você gostaria de ver das arquibancadas?
Acho que não, pois a probabilidade de as lutas durarem MUITO tempo é gigante. E com dois atletas do mesmo nível lutando, uma finalização não ocorre tão fácil. Acho legal este formato para uma luta entre “grandes rivais” de categoria, pois é interessante para o público, mas um evento com várias lutas deste formato no mesmo dia levaria MUITO tempo e seria muito desgastante.

Ler matéria completa Read more
There are 64 comments for this article
  1. JONAIR at 2:23 pm

    RAFAEL TEM RAZAO, ENQUANTO FICARMOS TRATANDO TUDO COMO BRINCADEIRA NUNCA VAMOS SER PROFISSIONAIS!!! COM CONCORDO COM ELE!!!!!
    PAGUEM O QUANTOS MERECEM!

  2. JiuJitsu na Real ! at 2:27 pm

    Conversa furada a questão do valor até mesmo porquê ele é o atual competidor da categoria mas pelo histórico o Cobrinha continua sendo o “Número 1” com um jiujitsu finalizador e não um mero pontuador com um jogo feio de embolar se amarrando nas pernas e jogar para cima tentando raspar. Rafael, prove o teu valor como competidor, pára com essa, cai para dentro e VAI LÁ MATAR O COBRA !!!!!! Tô na torcida que o confere saia e que vença o melhor (de verdade)
    Abs

  3. Paulo Ataide at 2:45 pm

    PARABENS!! A cada dia o Rafel Mendes mostra nao apenas ser um grande atleta, mas ele mostra ser diferente, tem uma visao diferente, algo a mais e muito especial, oque torna ele sem duvidas um fenomeno do nosso esporte, acho incrivel a grande abilidade, maturidade e experiencia que ele tem, mesmo com a pouca idade.
    INCRIVEL!
    Deus o abencoe cada dia mais e que voce nunca se desvie dos caminho dele.

  4. 50-50 at 2:47 pm

    O rafael ta certo!! Tem que se Valorizar! Acho q pra uma luta desse porte tem que ser feito como e feito no vale-tudo $x para lutar e mais $x quem ganhar!

  5. Artur at 2:53 pm

    Com certeza essa atitude vai evoluir nosso esporte! PRECISAMOS de atitudes como esta para valorizar nossos atletas, para podermos crescer, e nao precisar ir para o MMA, se o esporte continuar como esta todos os grandes lutadores vao para o MMA ganhar dinheiro.
    Rafael Mendes esta ajudando o esporte a evoluir!!!!
    PARABENS pela sabia ATITUDE!!

  6. denilson at 2:53 pm

    ta certinho rafa..a gente sabe o tanto q vc treina,e o tanto q é dedicado,quem da show é a xuxa…se querem que essa luta aconteca?
    façam por merecer…osssss

  7. VIVA O JIUJISTU !!!!!!!!! at 2:55 pm

    Para aqueles que só praticam mas não sabem a história da arte suave, muitos dos melhores lutadores lutaram ser ganhar um tostão para promover o jiujitsu, perguntem ao Wallid quando lutou contra o Royce.
    Já não basta vermos um jiujitsu horrível onde se busca apenas pontuar para ganhar campeonato, ainda temos aguentar este papo de “profissinaolismo” que mais parece “mercenarismo” ou “estrelismo”. Como disse Rickson: “é o jiujitsu 30% de campeonato”. Aposto que o Cobra lutaria de graça só para pegar o pescoço dele …. É a diferença entre ser uma competidor eficiente e o melhor lutador.
    VIVA O JIUJISTU !!!!!!!!!

  8. Jader Cabral at 3:00 pm

    Sou atleta de Jiu-Jitsu, um fanático pelo esporte, mas que divide seu tempo com outra atividade remunerada, isso porque sei o quanto é difícil viver somente desse esporte. A postura do Rafael é corretíssima, se os atletas não começarem a se valorizarem mais, pararem, por exemplo, de lutar por um kimono ou por uma lycra, o Jiu-Jítsu esportivo nunca conseguirá atingir o nível de seriedade que todos nós desejamos. Acredito que os lutadores merecem uma fatia bem maior desse bolo.

  9. Rui at 3:05 pm

    O Rafa Mendes nao tem que provar nada para ninguem. Ele alem de talentoso é um atleta q treina muito. Ai vem umas pessoas falam besteira mesmo. ele nao finaliza ta loco. finaliza geral finalizou ate o leozinho do Adcc e o cobrinha tbm quase foi finalizado.
    Isso Rafa ta certo em te valorizar e consequentemente o nosso esporte.
    ossssssss

  10. 5050 at 3:06 pm

    Rafael ta certo os organizadores(provavelmente alunos do cobrinha) que paguem o que ele pede se realmente querem essa luta um palpite facam igual ao mma ($$) Lutar e mais ($$) quem ganhar!!

  11. EDISON TEIXEIRA at 3:08 pm

    O maior atleta de jiu jitsu da atualidade se ve na parede para lutar por $10.000 dolares,o Rafa ganha mais que isso numa semana de seminarios,em quanto que para uma luta dessas preciza de uma preparação de do minimo dois meses,mais para um cara que ja anunciou que vai parar de lutar e que perdeu espaço no mercado pode ate ser uma boa.Ninguen quer perder dinheiro,o Rafael tem mais é que se valorizar, trabalhou a vida toda p estar onde esta.Quer ver show de auto nivel? tem que paga carao.

  12. Guilherme Campos at 3:10 pm

    Isso ai Rafa, nao tem q lutar mesmo por essa bolsa, todos sabem q tu merece muito mais que isso. SO quem te conhece sabe do teu carater e qto tu é honrado, nao precisando provar nada para ninguem.
    ossssssssssssss
    Atos Guethoo é o bondeeeeeeeeeeee

  13. Abmael at 3:16 pm

    Concordo com o Mendes, temos que nos valorizar para sermos cada vez mais respeitados!!!
    e mais respeito galera nos comentarios! temos que ter a consciencia que estamos falando de dois campeoes!
    Nao podemos desrespeita-los, pois sao atletas que defendem a nossa arte e divulgam ela no mundo todo!
    eles merecem muito respeito por serem verdadeiros guerreiros!
    Grande abraco de Florianopolis.
    Abmael Corcival

  14. LUIZ at 3:17 pm

    COM CERTEZA ESTA CERTO!!!!
    Temos que lutar pela valorizacao do esporte, oque vai mudar a vida nao so de um mais sim de todos os atletas!!
    Assim, no futuro vamos poder viver do esporte sem passar dificuldades.
    Grande atitude RAFAEL MENDES!! mostrou ser uma pessoa que nao pensa e vive apenas do momento e sim que trabalha para o futuro nao so o seu mais tambem do nosso esporte!!
    PARABENS!!!! sou seu FAN!!!

  15. Daniel Azevedo at 3:40 pm

    Concordo com o Rafael Mendes. Acredito que os atletas de Jiu-Jitsu tem que se valorizar. Estamos vendo um crescimento enorme do nosso esporte e isso com certeza traz muito dinheiro para que promove os eventos. E atitudes assim é que vão fazer parte do bolo ser repartida conosco, os atletas. Se os promotores de Atlanta não forem ganaciosos, tenho certeza que pagam uma bolsa justa para o primeiro, uma boa bolsa para o segundo e ainda fazem dinheiro! Ainda mais nos EUA, onde há muito, muito dinheiro para ser investido em esporte…
    Espero que a idéia siga em frente e que os promotores de fato se mostrem interessados em levar o projeto a frente, dividindo os lucros com quem dá o show.
    Osssssssss

  16. Junior Assuncao at 3:43 pm

    Acho que o Mendes de certa forma tem razao… Atletas desse nivel nao pode ganhar 10k para uma luta desse modelo. So pra da uma ideia, a Tap Out paga 10k so pra um atleta usar um bone e uma camisa numa luta entao nao tem logica aceitar uma luta sem tempo por uma “merreca” dessa.
    Jiu-jitsu ainda sera um esporte AMADOR por muitos anos, E UMA PENA!!!

  17. Anderson Andrade at 3:56 pm

    Somente pra quem conhece, convivi ou treina com o Rafa pode afirmar que ele e um atleta dedicado e faz o que faz por que gosta. O Rafael nao esta com medo de enfretar o Cobrinha mesmo porque os numeros nao mentem, e so questao de ver quantas vezes ele ganhou do Cobrinha.
    Acho que ele tem que nao apenas se valorizar, mas sim valorizar o jiu jitsu para que outros atletas venham ter esse mesmo prestigio.
    Por que nao fizeram esse mesmo comentario quando o lendario Rickson Gracie disse que lutaria com Sacuraba por U$ 1.000.000,00 ?
    E hora de abrirmos os olhos e pensar no que a arte suave pode ser daqui alguns anos.

    Osss

  18. fanatico at 4:03 pm

    RAFAEL esta certo galera! TEMOS QUE SER PROFISSIONAIS, NAO PODEMOS LUTAR PELO VALOR QUE ESCOLHEM! TEMOS QUE TER NOSSO VALOR, E SE OS CARAS QUEREM VER A LUTA ELES TEM QUE VER UMA FORMA DE PAGAR, NAO PODEMOS ACEITAR PATROCINIOS QUE NOS DAO 1 KIMONO E UMA LYCRA, SO PARA DIZERMOS QUE SOMOS PATROCINADOS, NAO PODEMOS SER BARATOS! TEMOS QUE SER PROFISSIONAIS

    PARABENS RAFAEL MENDES PELA OTIMA ATITUDE, NAO SE RECUSOU DE LUTAR E AINDA POR CIMA QUER BOLSA MAIOR PARA AMBOS!!!!

    MENDES SHOW!

  19. Anderson Andrade at 4:06 pm

    Somente quem conhece o Rafael pode confirmar que o seu talento nao e por acaso ou que ele seja um fenomeno e sim por sua real dedicacao com a arte suave. O Rafael nao esta com medo do Cobrinha mesmo porque, os fatos nao mentem.
    O que o Rafael esta fazendo nao esta apenas valorizando a si mesmo, mas como tambem, o esporte. Qual atleta nao gostaria de ser prestigiado de tal maneira?
    E porque ninguem falou que o lendario Rickson Gracie ficou com medo quando ele disse que enfrentaria o Sacuraba por U$ 1.000.000,00?
    E hora de todos abrirem os olhos para essa arte que esta revolucionando o mundo.

    Osss

  20. Sandrinha JJ at 4:07 pm

    RAFAEL ESTA COM TODA RAZAO!!!!!
    sou uma fan do jiujitsu do Rafael e acho horrivel voces ficarem falando besteira sobre ele.
    um jovem de 21 anos fazer oque ele esta fazendo nao e para todos, precisa de muito trabalho duro..
    ele ja mostrou o quanto e bom, ja venceu todos da categoria para hoje ser o atual campeao
    entao galera RESPEITO porfavor
    cobrinha e rafael merecem muito mais respeito do que estamos tendo com eles.

  21. Luis at 4:17 pm

    Mto legal a entrevista, eu sei o qto treinaram pra chegarem ate aqui, o que passaram pra chegar ate aqui, entao o negocio é se valorizar sempre!!! Ossssss

  22. Lazaro Araujo at 4:18 pm

    OSSSSSSS!!! RAFAEL MENDES mais uma vez mostrou ser um pessoa de carater e extremamente pe no chao, esta trabalhando para evoluir o nosso esporte e valorizar nossa profissao, PARABENS uma atitude de um verdadeiro CAMPEAO!!
    esta mostrando seu valor e entrando para historia a cada dia que se passa!
    Me espelho em voce a cada dia !!!
    Grande abraco a todos
    Lazaro Araujo

  23. Leandro Brassoloto at 4:31 pm

    Concordo plenamente com o RAFAEL…. ele treina alucinadamente des que tinha 12 anos eu sei disso pq eu acompanhei e o acompanho até hje…
    sou fã dele e admiro muito o cobrinha… se querem ver o espetaculo paguem o que VALE!

    osss

  24. CLAUDIO GUERRERO at 4:33 pm

    O MENDES TEM PLENA RAZAO, TEMOS QUE EVOLUIR NO ESPORTE, CHEGA DE FICAR LUTANDO POR MEDALHINHA DE FERRO, KIMONO, LYCRA CAMISA DO EVENTO; NÃO DA NÉ,POR ISSO QUE AS FERAS DA ARTE SUAVE ESTÃO INDO P/ O MMA. OS ATLETAS DEVEM SER VALORIZADOS E RECOMPENSADOS FINANCEIRAMENTE, UMA MEDALHA OU UM KIMONO NAO ENCHE BARRIGA DE NINGUEM, E OS TREINOS E LUTAS SAO DURAS PRA TODO MUNDO, SÓ QUEM TREINA SABE O QUANTO É DIFICIL SE PREPARAR PARA LUTAR, O ATLETA TREINA MESES, FAZ DIETA, PREPARAÇÃO FISÍCA E ETC, SE PRIVA DE VARIAS COISAS NA VIDA, SE ARREBENTA NO DIA DA COMPETIÇÃO PRA SAIR APENAS COM UMA MEDALHA E AS VEZES UM KIMONO NA MÃO, TODO MUNDO DEVERIA COMEÇAR A DEIXAR ESSAS COMPETIÇÕES ATÉ APARECER REALMENTE ALGUEM QUE DE VALOR DE VERDADE PARA OS ATLETAS E O ESPORTE …

  25. Wesley Gan at 5:19 pm

    Sou faixa marrom de jiu-jistu, moro em Goias e concordo com o Rafael, nao podemos deixar organizadores e patrocinadores dizerem o quanto nos custamos e darem o quanto eles querem para nos..
    temos que ser valorizados, ou sempre seremos tratados como amadores.
    sou muito fan do Rafael por ele ser novo, campeao, ter um jiujitsu muito tecnico e ser um cara com a cabeca muito boa!
    PARABENS RAFA!! estou torcendo por voce!

  26. Profissional at 5:49 pm

    Caros, vi os mais diversos comentários e tentarei ser imparcial. Olhando o lado do esporte esta luta seria incrível. Realmente lembrando os grandes clássicos da decada de 80 e 90, como o próprio Royce e Wallid. Alguém disse que o Wallid e o Royce não ganharam nada com aquilo. Quem disse isso não sabe da verdade. Outra coisa, no dia que o Royce quis a revanche, quem não é daquela época não deve ter idéia destas coisas, mas o Wallid pediu uma bolsa astronômica, senão me engano, coisa de 100 mil dolares! Obvio que ninguém pagou e o Royce até hoje não pode tentar a revanche dele contar o Wallid e não vai ter nunca. Olhando as coisas por este ponto de vista uso o exemplo do próprio Wallid. Quem vê ele promoter de eventos, andando de carro importado, fazendo ponte aérea entre Brasil e EUA, pode ter certeza que ele não fez a grana dele por amor ao esporte. Fez por querer ter uma vida mais digna e melhor. Não que ele não ame o JJ, não é isso que estou dizendo. O Rafael Mendes ganha essa grana em 4 seminários, se for lutar e se machucar por exemplo, vai ficar um bom tempo parado. E nesse tempo, quem paga as contas dele? Os 10 mil dolares? Certo… e se ele se machuca por exemplo e não ganha a luta? Quem tem contas pra pagar no final do mês sabe que amor ao esporte é bom, mas quem paga nossas contas é o $$$. Rafael e Cobrinha ainda terão muitas oportunidades de lutar, e até sem ganhar nada, pois os mundiais não pagam bolsa. Se os “profissionais” do Jiu-Jitsu não se valorizarem agora, não será nunca que isso vai acontecer. Até porque os promoters do evento não iriam fazer isto dentro de uma academia pra meia duzia de pessoas assistirem, seria algo grande e com certeza, eles teriam lucro muuuittto maior que 10 mil doletas…

  27. 5050 at 5:55 pm

    P| VIVA O JIU-JITSU!!
    Voce trabalha de graca???
    Pergunta se qq campeao mundial luta sem tempo de graca??
    pergunta?

    vc ta viajando!!

  28. Leonardo Raposo at 6:01 pm

    Concordo com a postura do Rafael… Tem mesmo qeu se valorizar! Mas que seria uma luta bacana de assistir seria!

  29. Jobson at 6:02 pm

    P| JIU-JITSU NA REAL na boa o cobra ja perdeu pro Mendes 4x. com kimono em 6 minutos e 10 min 2 x fora o sem kimono q rafa acabo nas costas. na boa e melhor nao rolar essa luta msm se nao o rafa estrangula a cobra ai nao tem mais desculpa hein ? o cobra bate qual vai ser a desculpa?? E melhor ele parar msm!! pro bem dele!!!

  30. Fernando Vera at 6:38 pm

    Acredito que Rafael nao tem que provar nada pra ninguem, atual campeao Mundial e ganho do cobrinha as 4 ultimos confrontos, e simplemente falta de humildade e pensamento arrogante, nao aceitar a evolucao do esporte
    Rafael e um atleta que treina muito e tem seu propio estilo de luta,agora voces acreditam que eh so se embolar e ganhar um campeonato mundial?? E so isso msm??
    EUA e eh um pais capitalista vcs acreditam que o promotores do evento nao vam ter lucro????
    Acredito que Rafael esta certo em se valorizar,
    o Grappler Quest paga $10.000 em quase todos os eventos e so pra lembrar ninguem assiste Grappler Quest em ppv,ou paga pra entrar. Entao voce esta certo Rafael Por que esses promotores tao querendo se aproveitar da sua imagem e da do Cobrnha para fazer $$$ Tao querendo se aproveitar de nosso amor pela luta e o nosso valor competitivo, e nosso sentimento de desafio para enriquecer e nadar nos Dolares em cima dessa luta!!!!
    Ossssssssssssssssssss

  31. celso at 7:12 pm

    Concordo com o Rafael, principalmente que temos que ter respeito, ambos (Rafael e Cobrinha) defendem o Brasil!
    entao temos que defender nossos atletas! Parem de ficar babando ovo de atletas de outros paises, e comecem a dar valor aos nossos que realmente defendem o BRAZILIAN JIU JITSU!

    Muito bem Rafael!
    exemplo de atleta! UM VERDADEIRO CAMPEAO!

  32. 50/50 at 11:26 am

    Concordo com o Rafael pelo seguinte motivo, eu tbm nao lutaria contra o Cobra sem pontos e tempo..eu ia me ferrar e por essa razão entendo o Rafael..Soh lutaria por uns 50 mil, que pelo menos ia perder, mas ia ganhar um dinheiro..

  33. FELIPPE at 12:09 pm

    SE O COBRINHA FOR UM POUCO MAIS SABIO VERA QUE O DINHEIRO IRA UM DIA LHE SER UTIL ,AINDA MAIS NO MUNDO DA LUTA , SE DAR VALOR FAZ PARTE DE QUEM E ATUAL CAMPEAO , ACHO QUE UMA LUTA DESSE PORTE VALERIA NO MINIMO UNS U$ 50.000, SAO CAMPEOES MUNDIAIS E UMA CABEÇA A PREMIO, QUEM PERDER , TERA QUE CORRER MUITO PRA SE LEVANTAR , AINDA MAIS EM UMA LUTA EPICA DESSAS…

  34. Diogo at 1:44 pm

    eu concordo com o rafael, precisamos valorizar e ele nao precisa provar nada
    atual campeao do adcc e do mundial
    parabens rafael mendes

  35. Rodrigo at 5:09 am

    Essa é para vc Jiujitsu na real!!!
    Axo que vc foi Infeliz nesse comentario…como ele pode ser o nº1 ainda se é a 4 derrota concecutiva para o Rafael?e se ele fosse mesmo um finalizador tinha finalizado o Rafael!!!!
    A era Cobrinha ja foi…agora é a dos MENDES!!!!
    Abraxxx

  36. FELIPPE at 11:21 am

    MATADOR PROFISSIONAL COBRA PRA MATAR (A COBRA)COM TODO RESPEITO AO COBRINHA RIVALIDADES A PARTE , DIREITO DELE DE IMPOR SEU VALOR , RESPEITAR A VONTADE ALHEIA E O PRIMEIRO PASSO PARA A GLORIA …

  37. isaias at 12:56 pm

    Otima entrevista, sinceridade e respeito total! RAfael Mendes ganhou varias seletivas neste ano, ganhou ADCC como um bravo!!!! Ganhou algumas por pontos tbem? por que não se as regras assim permitem? permitem um amarrão ganhar dois pontos sobre Kron Gracie e empurrar e enrolar o resto da luta? RAFAEL MENDES esta certissimo!!!! Espero que os empresarios reforcem a bolsa e novos investimentos surjam!!!! Wallid vs Royce ocorreu na pré-historia do BJJ!!! O motivo ali foi a rinxa da familia- Carlson Gracie vs resto da familia!!!! Aguas passadas, creio eu kkkk Viva o respeito!!!!! Ossssssssssssss!!!

  38. Giusley at 2:13 am

    Rafael Mendes esta certo! temos que ser profissionais e mostrar que nao estamos ai para receber qualquer coisa!
    Se eles querem pagar menos que o campeao quer, que peguem outro atleta que nao seja o atual campeao!
    Rafael e’ com certeza o atleta mais constante de 2010! NAO PERDEU UMA LUTA desde o ultimo empate com Cobrinha no Mundial!
    esta VOANDO! e temos que assumir ele eh o atletas mais vitorioso de 2010.. nao teve pra ninguem este ano!
    Seu amigo e fan!

  39. Joao Paulo at 2:15 am

    ESTOU COM O MENDES!!! apoio totalmente!!!!!
    grandes lutas! mas grandes bolsas!!!!
    nao queremos ser desvalorizados, e nem deixar pessoas ganharem grana nas NOSSAS costas!
    ta certinho Rafael!

  40. cigano at 2:16 am

    Ele disse que não quer perder dinheiro, e que colocaria a luta em pay-per-view, iria cobrar ingressos para entrar no ginásio etc. Ou seja, essa luta vai render dinheiro, todos sabem disso, então não vou lutar por um valor que não me deixe feliz, POIS ISSO E MINHA VIDA, não é negócio nem diversão.

    PERFEITO!
    CONCORDO COM VOCE!!!!! campeaoooooooooooooooooooooo

  41. Thiaguinho at 2:19 am

    OS MENDES ESTAO EM UM OUTRO PATAMAR! TAO NOVOS E TAO PROFISSIONAIS, SAO GRANDES EXEMPLOS PARA AS PROXIMAS GERACOES, QUERO QUE MEU FILHO QUE ACABOU DE COMECAR A TREINAR SE EXPELHE NELES, SEJA ALEM DE GRANDES ATLETAS, CAMPEOS NA VIDA!!!
    NOSSA ACADEMIA CONCORDA COM VOCES!!!
    THIAGO
    NATAL

  42. OMIR at 2:22 am

    Como voces tem coragem de dizer que um atleta desse porte correu? voces sao tapados!
    porque o muleque luta tudo e ganha tudo!!!!!! que motivo teria pra correr! parem de gracinha e encherguem a realidade! o garoto e’ profissional e exemplo para VOCES!

    RAFAEL MENDES OSSSSSSSS!!!!!

  43. Juniao "Topera" at 2:23 am

    Rafael voce eh simplismente fantastico! somos seus fans e concordamos com cada linha desta entrevista!
    um grande abraco de seus fans!

    Topera e Janaina

  44. Jurandir Alves de Lima at 2:26 am

    E’ por isso que a maioria de voces deve ganhar uma BALA e UM PIRULITO e dizem que sao PATROCINADOS!
    porque voces sao BARATOS e se vendem a troco de BANANA!

    EH POR ISSO QUE TEM A FERRARI PRA COMPRAR E TAMBEM TEM O FUSCA.

    NAO TEM GRANA PRA COMPRAR A FERRARI, COMPRA O FUSCA E SE DIVIRTA, e deixa a ferrari pra quem tem grana comprar!

    TA CERTO MENDES!!! querem ver o melhor lutar tem que pagar! Cobrinha tambem vale MUITO MAIS QUE ISSO

  45. SCJIUJITSU at 2:29 am

    Gostaria muito de ver essa luta.. mas entendo a declaracao do Mendes, quem sabe no proximo ADCC se o Cobrinha lutar poderemos ver outra batalha!
    estarei torcendo para ver…

  46. marcos vinicius at 10:42 am

    ele tem razão msm, tem q se valorizar, os cara do evento vao chapa a ganha dinheiro com essa luta nao custa nada aumentar a bolsa…
    a pra fazer a luta como ele msm falou vai ter q desmarcar seminarios q ja estao confirmados cada seminario ele embolsa $2.500 sem fazer força
    ai realmente mais vale ficar nos seminarios…

  47. Renan Souza at 1:52 pm

    VOCES NAO VAO FAZER ESTE ANO A ELEICAO DO ATLETA MAIS CONSISTENTE? AXO QUE ESTE ANO NAO TEM NINGUEM PRA GANHAR DO MENDES..
    PORQUE EU ESTAVA PENSANDO..
    ele venceu
    europeu, seletiva gramado para world pro, seletiva rio de janeiro para world pro (sendo o atual campeao ainda venceu as 2 seletivas de seu peso!), venceu o world pro, venceu o brasileiro e o mundial!

    mais proximo dele foi malfacine, masmalfacine nao lutou world pro, nem seletivas..

    mendes!!!!!!! ATOS!!!

  48. Roberto at 2:11 pm

    Ta certo o Rafa Mendes, tem que se valorizar, pq é mto facil um cara que perdeu pra ele nas ultimas lutas fazer essa proposta, sou psicologo esportivo, e acho que os atletas tem que se valorizar a todo momento, desde a fx branca ate a fx preta imagina entoa um fx preta campeao!!
    to contigo Rafa Mendes, alem de seer uma pessoa mto legal, pedi pra tirar foto com meu filho e ele nao tiro 1 mas tiro umas 5 fotos e brincando todo momento, ja o seu adverario…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *