ADCC muda regras, Garcia aprova, Popovitch não

Share it

Marcelinho Garcia no ADCC 2009, quando venceu Kron Gracie. Foto: Ivan Trindade

Competição de luta agarrada tradicional, o ADCC tem novidades que já entram em vigor nas seletivas para a edição 2011. De olho na evolução das regras, a organização revisou uma em especial.

Tradicionalmente, a pesagem ocorria um dia antes das disputas. Como as finais são no segundo dia de competição, alguns dos competidores chegavam à decisão muito acima do limite da categoria de peso.

Agora a pesagem acontece pouco antes de cada atleta entrar no dojô para o primeiro combate. Mas, mesmo depois da primeira luta, os atletas não poderão abandonar a dieta. Árbitros terão o poder de pedir uma nova pesagem a qualquer momento. Neste caso, o lutador tem folga de 2kg. Se estiver com a diferença de peso maior que essa, ocorre a desclassificação.

“Achei excelente”, resumiu o tricampeão da competição Marcelinho Garcia no Twitter.

A festa de Pablo em Barcelona

Já o atual campeão da mesma categoria, Pablo Popovitch, que derrotou Marcelinho em Barcelona, não aprovou a alteração. Também pelo Twitter, o líder da BJJ Center, na Flórida, comentou: “Com essa regra, acho que a categoria até 77kg (170lb) acabou para mim. É impossível para mim competir logo depois de bater o peso da categoria. Em 2011, vou lutar na categoria acima. Gostaria muito de fazer uma 4a final seguida com o Marcelinho e fazer história”.

Sobre o duelo com Marcelinho, Popovitch, deu uma sugestão aos organizadores do ADCC: “Eles bem que poderiam colocar eu e Marcelinho numa superluta. A gente merece, afinal fechamos os últimos três eventos”.

Outro motivo da mudança é preservar a integridade física dos atletas, no intuito de evitar cortes extremos e perigosos de peso

Ler matéria completa Read more
There are 5 comments for this article
  1. Daniel at 8:48 am

    Excelente mudança!
    Quero ver agora neguinho aumentar até dez quilos de diferença para lutar!
    Dunlop, mais uma vez tenho que te dar os parabens:
    Vc respode os comentários e se mopstra prestativo com o leitor do site e da revista(eu, por sinal sou leitor assiduo!), que na minha opinião a melhor no Brasil.Um dia quero te conhecer e apertar sua mão, pelo grande trabalho que faz.
    Parabens, mestre!(Alias, uma dúvida, vc já é preta de jiu jitsu?)

  2. boidepiranha at 4:48 pm

    esta mais que certo! afinal o que define a categoria eh o peso normal da pessoa…nao do peso de um dia em especial…. tinha que ter controle do peso do lutador o ano todo…rs

  3. Sergio Vita at 3:52 am

    Mudança positiva para preservar o mínimo a saúde dos atletas!
    Apesar de saber que o desporto a este nível não da saúde, e sim exige saúde!
    Saudações Desportivas!
    Vita Team Portugal

  4. Tiago at 12:01 pm

    Muito boa a mudança,os caras que querem se aproveitar para baixar de peso e depois,se recuperam para lutar com diferenças de peso gritantes!
    Claro que o Popovitch não gostou afinal ele vai ter que lutar,com caras de seu peso normal,Romulo Barral,Tarsis,Xande,Braulio e outros.
    Agora quer fazer superluta,tem que cair pra dentro do Absoluto!
    Ok Pablo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *