Ary Farias analisa Mundial e solta o verbo

Share it

Ary x Langhi, em Long Beach. Foto: Luca Atalla

Ary Farias, apontado pelo GRACIEMAG.com como uma das feras que dariam muito o que falar em 2010, fez por merecer nossa aposta e venceu no Mundial de Jiu-Jitsu no peso pena faixa-marrom. Franco e direto, Aryzinho comentou na entrevista a seguir a mudança de equipe, a vitória sobre a pedreira Michel Langhi (irmão de Michael Langhi), a contusão que quase o atrapalhou no Mundial e muito mais.

Confira:

O que achou da sua campanha no Mundial?

O Mundial foi um verdadeiro show. Aliás, Mundial é Mundial, né? A preparação foi perfeita. Como sempre, procuro me preparar da melhor forma possível.

É verdade que você lutou o Mundial contundido?

Só pude mostrar 30% do meu Jiu-Jítsu, porque tive uma séria lesão duas semanas antes do Brasileiro. Fui correndo ao meu médico comunicar, ele me examinou e disse que a situação do joelho não era das melhores e que achava melhor eu esquecer o Brasileiro e o Mundial desse ano, porque, se eu lutasse, só iria agravar mais e não iria chegar na minha melhor forma. Disse para ele que seria frustrante ficar de fora desses eventos e que eu iria competir e ganhar. Foi então que eu fiz a minha inscrição para o Brasileiro e deu tudo certo, mas o meu joelho ficou pior. O Ramon Lemos disse para eu focar totalmente na preparação física e fazer os treinos de Jiu-Jítsu mais leves. Então fui com tudo para o Mundial e lutei com raça e com o coração. Era o meu dia.

Enquanto o Langhi for de equipe diferente vai perder todas as vezes”, Ary Farias

Fale da sua luta contra o Michel Langhi no Mundial. Estava difícil alguém vencer ele…

Ali era uma briga de dois leões. Iria ganhar quem estivesse mais faminto e, graças a Deus, as três vezes que lutei com ele eu fui o mais faminto! A luta foi dura, ele entrou com uma estratégia de ganhar nas vantagens. O Jiu-Jitsu é um esporte para frente e ele teria que fazer uma boa apresentação para o público presente. Foi uma boa vitória, mas nada diferente das outras. Enquanto ele for de equipe diferente ele vai perder todas as vezes. Não que estava difícil de alguém ganhar dele, o fato é que esse era o segundo campeonato dele na faixa-marrom, ele ainda vai ter que caminhar muito e subir muitas rampas.

Aryzinho recebe a faixa-marrom de Ricardo Vieira, quando era da CheckMat. Foto: Carlos Ozório

 
 
 
 

 

Ary comemora no Mundial. Foto: arquivo pessoal

Por que você passou a treinar na Atos e saiu da CheckMat?

 

A Atos é uma família, que abriga todo mundo! A mudança para a Atos foi porque eu e meu irmão (Yuri Simões) já conhecíamos o trabalho da galera e percebemos que na equipe existem muitas pessoas que têm o mesmo objetivo que nós. É um grupo onde todos treinam para ser campeões e os treinos são focados para isso, e com muito diálogo com o Ronaldo Jacaré, que é um cara que sempre me apoiou antes de tomar minhas decisões e isso acabou nos fazendo mudar. Descobrimos que é uma equipe completa em todos os sentidos. Temos um professor exemplar e lá é um lugar que nos sentimos totalmente em casa. A galera toda é bem calorosa e nos dá todo o suporte adequado para manter uma vida como um profissional de Jiu-Jitsu. O importante é que eu estou super feliz com essa nova mudança e tenho certeza que isso só veio para evoluir mais o meu Jiu-Jitsu.

O que mudou na nova equipe?

A mudança foi a melhor. Sou um cara mais focado, determinado, disciplinado e estou feliz e com muita vontade de competir.

Quais serão seus próximos compromissos este ano?

Agora estou aqui pegando a energia da minha família e da minha namorada! Semana passada fui ao meu médico e ele disse para eu carregar as minhas baterias para não dar curto circuito. Essa semana ele vai me ligar e me avisar se vai ser preciso eu fazer cirurgia e

depois volto totalmente o foco para o Rio Open.

Obrigado ao GRACIEMAG.com pela entrevista!

Ler matéria completa Read more
There are 52 comments for this article
  1. fabiano at 11:30 pm

    po esse guri eh muito de jiu-jitsu mas ta faltando um pouco de humildade, ninguem pode falar que vai sempre ganhar do outro. oss

  2. Fernando Souza at 11:24 am

    Mais um dos falso humilde,ngm sabe o dia de amanhã …e ngm ganha sempre! não esqueça que hoje é o dia da caça e amanhã pode ser do caçador.

  3. thiago at 7:09 pm

    p/todos .. amigos o aryzinho e muito humilde vcs nao sabem ! sobre quem estao falando , esse e um dos meninos mais humilde que conheço nao falar mal de ngm e .. ! ele so falou isso do langhi porque ele merece… ele sempre foi falso com o aryzinho .. na cidade dele em sao carlos ! ele sempre julgou o aryzinho e o garoto nao tem sague de barata ne .. amigos !
    vcs so sabem julga e julga .. POR FAVOR gente vamos falar ate aonde sabemos .

  4. Renato Ribeiro at 9:18 pm

    equipes ATOS ! ele faz parte do time!cresce o faixa marrom!lutou 30% … kkk quero ver se crescer na preta lutando 30% , vai ter que pedir emprestado p lutar. kkkk

  5. karina at 9:31 pm

    falta humildade…
    nao pode com os mendes na preta se junta com eles ne ary??
    quando ele perder pro michel vai ficar feio pra ele.NINGUEM E INVENCIVEL

  6. Danilo at 11:12 pm

    nem ganha a luta ganhou! tem a luta no youtube pra quem quiser ver, roubadoo! nao deu 2vantagens para o langhi! e outra, o langhi é muito superior que o ary. ele treina em são carlos só com faixa azul e branca e chega em todos campeonatos, só perde quando o juiz mete a mao
    SOU MUITO MAIS O LANGHI OSSSS

  7. ana at 5:01 am

    Ary Farias , vc è um fenomeno mesmo e todo mundo tem que calar a boca .. voce ja ganhou desse langhi as 3x que lutou com ele e se luta 10 vai ganha as 11x! isso tudo e inveja de vc e do seu trabalho .. espadada neles ..
    vc è lindo .. sua fã

  8. black belt at 12:31 pm

    roubado ? quem esta falando isso è porque realmente n estava la ,è nao esta praticando jiu-jitsu eu estive no mundial , o aryzinho ganhou e ganhou mesmo .. n houve vantagem do langhi , ele estava na 50/50 e desequilibrava o aryzinho è nao subia isso n e vantagem as regras mudaram ? è ainda n deram as duas vantagens ao aryzinho que ele foi no pè duas vezes , vão atras das regras no site da Ibjj.eles ja fizeram 3 lutas e o aryzinho sempre ganha è sempre eles usam o mesmo argumento que foi roubado vai treina mais michelzinho e para de fica se lamentando .. o ary e fenomeno mesmo

  9. mais uma fã at 12:40 pm

    vc esta incomodando mesmo aryzinho farias , todos estão com inveja de vc porque vc è o unico atleta que com 19 anos “JA FOI 9X CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU” e 1x campeão mundial no gi.. INVEJOSOS ,,
    vc è muito humilde sim , uma vez tirei foto com vc em sampa no mundial è vc me deu maior atençao vc nao e mala ,e ainda è lindao.
    bons treinos . estou na torcida por vc na preta .

  10. renan gusmao at 1:00 pm

    black belt ,pq nao poe a cara!
    assisti a luta no youtube! desequilibrou e foi pra cima! nao sou eu q to dizendo, sao as imagens! entao assisti e depois me fala, e poe a cara ai tb

  11. tulio at 1:05 pm

    pelo que eu saiba o ary ganhou do langhi por 1 vantagem numa luta polemica! entao nao entendo pq tanta marra por parte do ary. realmente falta humildade, sem humildade nao chega a lugar nenhum
    sou fa do langhi nao só por causa do seu jiu jitsu afinado, sou fa dele pela pessoa humilde que é
    osss

  12. cris at 1:36 pm

    Po Ary…o q é seu esta guardado….assim como as vitorias do michel sobre voce!! Assista as suas lutas e abaixe a cabeça, seje humilde e veja q vc nao é tudo isso q vc fala!!! Vc vai cair antes msm q vc perceba, com essa sua arrogancia.
    Estamos com voce michel..sempre!!!

  13. thiago at 3:05 pm

    “JA FOI 9X CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU” está bom p entrar p Guinness World Records … quem não sabe,fica quietinha fica … e as imagens dizem melhor a luta está no youtube. ele poderia até ter mesmo esses 9 mundial.(falando de CBJJ,não confederações fraude) mas já já vamos separar os homens dos meninos! na preta é aonde todo mundo se encontra! tbm sou mais vc LANGHINHO!

  14. Jefferson at 3:17 pm

    Own manno … Kii marra hein?! Neh nd disso ki vc ta pensando … Ganhou roubado ii ainda fika nessa … Naum se preocupa ki o mundo gira,ii o que é seu ta guardado … ! Tamuh Juntuh LANGHI !

  15. Tulio at 4:40 pm

    Bom, primeiro de tudo ninguem aqui vai calar a boca ana, mas sinta-se avontade. Ary ta se gabando de uma vitoria por uma vantagem. Disse q o Langhi foi pra vencer de uma vantagem, mas foi ele quem subiu no final da luta pra ganhar uma vantagem e AMARRAR a luta até o fim. Essa de fingir ataque no pé ali nao cola né. O black belt disse q nao deram as vant do ataque no pé, mas o ataque nao ofereceu risco ao Langhi, ele nem precisou defender, vc deveria saber disso, pq do jeito q vc fala parece q vc é o especialista em arbitragem né, de qlqr forma o Langhi atacou com estrangulamento de lapela tbm, entao nao puxa a sardinha só pra um, seja justo.

  16. Tulioo at 4:48 pm

    Agora o complicado mesmo é mudar de equipe pra não enfrentar os Mendes. Esta na cara isso. Sabia que não ia aguentar e mudou pro lado deles. E pela frase dele: “Enquanto ele for de equipe diferente ele vai perder todas as vezes”, parece que ele esta propondo isso pro Langhi tambem. Assim fica facil né Super Campeao Mundial. Desnecessario fazer a espada indo pra cima do Langhi na cara dele. Não que eu seja contra a espada, mas isso foi desrespeitoso, o resto da equipe não faz isso. Mas vai de cada um né.

  17. Guilherme at 5:46 pm

    Rs como vc tem coragem de comemorar ainda mlk?
    deveria ter vergonha na cara e assumir que foi uma pouca vergonha oq fizeram! E ainda quer meter marra, faltar com humildade… quem te conhece??? Ary oq?
    espera que sua hora vai chegar, e não adianta dar migué não… Vai cair e todos vão ver!!! Bora Michel Langhi, tamo junto!!!

  18. Eduardo at 6:56 pm

    Para Ana…
    Quem e vc o que vc entende de jiu jitsu, aposto que nem a luta assistiu..
    A unica coisa que vai acontecer ou melhor estar acontencendo e que se um dia alguem admirava-o como atleta, com essa entrevista esta sendo desmoralizado por todos…. Falta humildade!!

  19. yan at 12:21 am

    p..thiago , è para todos ? isso tudo è inveja do aryzim? thiago pela CBJJ ele ja foi 5xCAMPEÃO MUNDIAL ..ele ja foi so campeaão mundial em todas as faixas è o Michelzinho LANGHI? o que ele ja fez no jiu-jitsu? è quantas vezes ele ja foi campeão mundial de jiu-jitsu pela cbjj?
    roubado a luta deles ? kk o ary ja ganhou dele so 3x vezes è o michelzinho eè melhor que ele ? kkkkkk so ridno de vc è de todos que estao falando besteiras aqui … quem esta falando que a luta foi roubada nao entendi mesmo de jiu-jitsu atè as meninas aqui sabem mas que vcs .. vao estudas as regras da cbjj . o michelzim e muito bom mesmo . mas se ele treina na cidade dele so com faixas azul e chega la .. isso è problemas dele mesmo ! para um campeonato mundial nao se pode treina pouco tem que treona muito .. para depois os amiguinhos dele vim aqui è fica dando desculpas .. de perdedor ~!… aryzinho neles vc è o melhor 3xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    kkkkkkkkkkkk

  20. brunamaia at 12:25 am

    FARIASSSS, vc è melhor e tudo isso que estao falando e inveja de vc campeão . vc ja mostrou muito agora que vem a sua faixa preta . vc n precisa mostra mais nada nessa faixa vc ja ganhou todos .. os mundial em todas as faixas.
    desde da azul ate a marrom ..
    vc è o mais lindo de todos esses invejosos …
    tenho muita vontade de lhe conhecer pessoalmente
    todos aqui de santa cararina na torcida por vc beijao.

  21. Tulio at 12:47 am

    yan, na moral cara.. foi dificil entender o que vc escreveu fera. Eu em momento nenhum reclamei do resultado. Só falei das verdades, que são a falta de humildade e o medo dos Mendes. A galera pode até não entender de jiu jitsu, mas vc não ta sabendo muito de portugues. Fala a verdade, não sabe pontuar, acentuar.. Eu sei q esse espaço aqui é pra falar sobre jiu jitsu, mas se vc não dar uma melhorada nesse portugues fica dificil de se comunicar né. Ê Brasilzão!! haha

  22. astolfo.rs at 6:18 am

    ary, quem lê esse deu depo sobre o michel, com toda essa marra, axa que você o finalizou. Mudou pra atos só pra nao cair com os mendes na preta porque nao consegue com eles e fica ai fazendo luta pra ganhar em vantagem e fica amarrando, se é tão bom assim entra pra finaliza e larga a mão de se achar tanto

  23. alan at 11:00 am

    pra quem nao sabe o michelzinho ja ganhou 3 mundiais da cbjj e se nao fosse essa patifaria que fizero nesse mundial ia ser 4 ! entao yam oque vc tem de medalha de ouro ele tem de medalha de mundiais kkkk sem contar pan, brasileiro, copa do mundo! só 18 anos ele ainda ein kkkkk segura michelzinhooo! tamo ctg sempre leke

  24. Jony at 12:22 pm

    Nao sei pq toda vez que eu escrevo alguma coisa a gracie mag exclue o meu comentário,´só falo a verdade o Ary vem falar que a atos é melhor que a check mat ,mais profissional só tem creonte safado e mercenario…

  25. Thiago D. at 12:42 pm

    Grande atleta…mas está faltando humildade.Não se pode desrespeitar um adversário.tomara que da próxima vez o michel vença!Amarrão…na final contra o leonardo amarrou o tempo todo!!!

  26. black belt at 12:47 am

    p/todos, são todos invejosos do arizim . so porque ele è o melhor marrom da atualidade , è tem 6 titulos mundial pela cbjj . engraçado todos os que estão por fora aqui falando que ele saiu da checkmat por causa dos mendes , para n encontra com eles nos torneios , todos errados sobre o menino prodigio da ATOS ! vcs n acompanha nos sites de luta è pelo jeito n viram oque ele falou sobre a saida do ex time dele ne ? vao entra mas na net para ver o porque ele saiu . ok vamos la então fazer algumas comparações sobre quem saiu de times para n cruza !…

    Bruno Frazato saiu do godoy para nao cruza com os mendes? ele era pena faixa preta è os meninos estavão subindo sera que era porque ele n queria luta com os mendes? eu acredito que ele saiu do time que ele era . porque ele queria evoluçao no jogo dele queria novos treinos e um professor ……

    jacarè saiu do Osvaldo Alves para fecha o absoluto com o Roger gracie em 2003 na faixa marrom ? se foi isso n deu certo porque ele perdeu pro gracie ……

    o jacarè entrou na black house para n luta com o anderson silva no ufc futuramente ?

    calasans se uniu a atos para n luta com o guto campos?

    bernardo farias entrou na Alliançe a melhor equipe do momento , porque ele nao queria luta com o general e nem com o peinaldo?

    andre galvão , quando tererè ficou doente ele se uniu na antiga master para n luta com o demian maia?

    serginho moraes entrou na alliance para fecha com o marcelo garcia na final do mundial?

    porque o tererè voltou para alliance? porque la è mais facil pra ele fecha com marcelinho garcia e com seginho ?

    Todos são desenformados…
    sou farias , o muleque e humilde so quem ja treinou com ele è quem conhece ele que sabe ..e ele tem muitos titulos e jiu-jitsu na frente desse langhi n e atoa entao para quem pergunta quem e ari farias ? ele esta fazendo historia no jiujitsu agora quem sao vcs e quem e langhi no jiujitsu? ele anda atras do irmao dele isso e verdade e o irmao dele è outro amarrão sou mais celsinho que esse amarrão ta no sangue

    parem de fica vindo aqui comenta ou falar , mal do garoto ele mandou muito mal mesmo na sua comemoraçao ele foi desrespeitoso . mais em temos de quem ganhou ou de quem tem o melhor jiujitsu ou quem tem mais titulos isso nao tem como discutir ou ainda tem ?
    estão , discutindo atoa o ary disse que ja ganhou do langhi em 3 lutas que fizeram como o langhi pode ser melhor que ele perdendo 3 lutas ?
    acredito que se for compara titulos aqui ou quem tem o melhor jiu-jitsu acho que esse langhizinho ai vai fica para tras se alguem sabe dos titulos dele coloca aqui .. que vou no site da cbjj busca os titulos do ary farias ,;langhizinho vc è bom mas precisa treina mas e caminha muito como aryzinho disse se quiser chega proximo dele .

    BOA SEMANA A TODOS VCS

  27. Tulio at 2:21 pm

    É isso ai black belt, quem somos nós? Afinal você é black belt né (não poe nem o nome). Em relação a vitoria, como já disse, eu não contesto nada. Agora você dizer que o Langhi tem que melhorar muito pra chegar no Ary é brincadeira né, numa luta vencida por uma vantagem de diferença. Esqueça as outras duas lutas isso foi na azul, o que vale é essa. Se ele tivesse finalizado tudo bem, mas foi malandro, mérito dele, por isso venceu tanto, é rato de campeonato. Mas se tem tanto jiu jitsu assim passa a guarda do Langhi. Em relaçao as comparações que você fez, não tem sentido nenhum. Você está misturando as coisas, está generalizando. Não compare esses campeões com um garoto desrespeitoso que nem chegou a preta e ja está tão cheio de si. O Ary é bom, dá show(contra atletas medianos), vence dos atletas bons(com malandragem, por vantagens ou por muito pouco, mérito dele, porém nao tem muito mais jiu jitsu que esses), fala demais(quem é ele pra falar que os outros tem que melhorar muito, ninguem da entrevistas sobre ele, então porque ele nao fica quieto e cuida da vida dele) e desrespeitoso( festeja debochando do adversário, mexe com a torcida advesária e é muito arrogante).
    Não seja parcial, está tentando defender o Ary usando outros argumentos, você está falando mal do irmão do Langhi, o que que ele tem haver com a conversa, está fazendo igual o Ary, falando mais do que devia.
    Osss

  28. bruno AM-MANAUS at 6:51 pm

    pessoal , n existe duvidas è nem o porque da discussão, sobre a luta do Farias x Langhi ! galera o ary è melhor mesmo que ele essa è a verdade ..
    estao aqui falando quem è Ary Farias ? por favor vamos ter mais respeito quem são vcs para vim aqui è falar mal do garoto ? quem aqui nessa discussão tem mas titulos que ele ? o porque de fica julgando ele aqui ? p/ Tulio è para todos se o farias n ganhou de ngm ate hoje è o michelzinho ganhou de quem ? amigo ele n chegou aonde chegou nao foi atoa n amigo ele tem os meritos dele .. todos que estao vindo aqui comenta sobre a luta e as duvidas e porque n faz realmente a arte suave mas conhecida como o jiu-jitsu … falar que o michelzinho è melhor que ele e ganhou a luta e brincadeira ne ? falar que a luta foi polemica e muita coisa ne ? o farias ganhou mesmo , ele so n pegou porque a luta foi amarrada, michelzinho e muito bom mais e medroso tem medo do farias ~! solta o jogo e sai daquela guradinha amarrada que ele pega.. VITORIA È VITORIA N IMPORTA COMO FOI A VITORIA O MAS IMPORTANTE E QUE O TITULO E DE MANAUS … OSSSSS ARY

  29. Tulio at 9:32 pm

    Apos, mais uma vez, ter grandes dificuldades de compreender o texto dos nossos amigos, venho dizer novamente, que NAO falei que o Michel é melhor que o Ary. Não sei o que você está falando Bruno, lê primeiro antes de falar besteira. Já disse que ele é bom, o problema é a humildade. Você volta em pontos que já foram ditos. Quanta ignorancia. E o português continua devendo.
    Osss

  30. Pedro at 12:52 am

    Fala serio, esse povo nao sabe o que fala, isso deve ser o bando de recalcados da Aliance, apenas pq eles nao tem ninguem que se compare ao Ary, a justica eh clara que venca o melhor, e no momento o Ary vem sendo melhor, LANGHI namoral desiste, esse nao eh seu esporte! Ou entao espere o Ary ir pra preta e fique um bom tempo aii na marrom ate o Ary se aposentar, pq ta dificil pra vc em cara 3x ta virando rotina !
    Ary vc tem seus meritos, parabens, sou seu fa!

  31. ryam at 4:55 pm

    antes de fala de alguém tem que subir no tatame e tenta fazer melhor !
    se falta ou não falta humildade pro ary temos que ficar queto o mlk vem ganhando tdo em tds faixa intão quem ta faltando com humildade é quem ta falando mau né ! se ta falando de mais é pq ta com o tempo mto vago e sobra tempo pra fala bosta de quem vem ganhando tdo ! tenta oculpa mais o tempo no tatame que assim não tem o tempo de fala dos outro se houve isso é pq tem inveja … isso ai ary se luta mto cara

  32. tulio at 5:25 pm

    Ryam, vc que só fala merda, deve ser metido igual ao Ary. Ninguem aqui vai ficar quieto nao. Todo mundo pode se expressar, desde q nao desrespeito o outro, como vc fez no seu comentario. Falou de quem comenta aqui, mas comentou tbm. Eu nao sou atleta competidor, e não é por isso que nao tenho o direito de dar minha opinião. E o pessoal que comenta aqui, nao é desocupado não. As pessoas aqui trabalham e estudam, coisa que talvez vc não saiba o que é. Mas enfim, para de puxar o saco do seu amiguinho, e respeito os outros. São valentinhos sem causa como vc que denigrem o jiu jitsu. Segura tua onda..

  33. Hugo at 4:48 pm

    ainda n eh campeao em todas as faixas…
    mais ja mudo pra atos para fexa com os mendes!!!
    ja q n pode vencer os mendes melhor unir a eles…
    sabia q a chapa ia esquenta…..

  34. Fabiano at 3:22 pm

    Hugo so estou vindo aqui concerta os seus erros ! o ary farias foi sim campeâo mundial em toda as faixas ok. campeão nas faixas azul,roxa,marrom 5 titulos mundial ao total e você? o que faz da vida pelo jeito so critica os outros ne ? esse papel que você faz e feio .

  35. Hugo at 5:16 pm

    campeao em tdas as faixas eh os mendes o braga neto….
    ele vai para na marrom???
    ele foi pra atos pra fexa com os mendes e tentar ser campeao na preta…
    coisa q ainda vai demora com esse jiu jitsu amarrado…

  36. Fabio at 2:05 am

    è isso ai mesmo Ary Farias neles , gosto muito dessa sua certeza como você diz que não vai perde , e não perdi muleque você è sinistro as pampa .

  37. Analista at 9:41 pm

    Michel Langhi é um dos mais completos atletas do jiu jitsu esportivo. Já o Ary trabalha mais na força bruta e já aprendeu com os Mendes a amarrar a luta fazendo guarda 50/50. Pra quem gosta de jiu jitsu pra frente é um tédio assistir lutas do Ary e dos Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *