Jacaré, Pé de Pano e Bitetti concordam: Roger é o maior

Share it

Roger grampeado nas costas de Tarsis no absoluto. Foto: Ivan Trindade

Antes do Mundial 2010 a dúvida era sobre quem seria o primeiro tricampeão mundial absoluto de Jiu-Jitsu. O primeiro a conquistar o bi foi Amaury Bitetti. Depois vieram Rodrigo Comprido, Marcio Pé de Pano, Ronaldo Jacaré, Xande Ribeiro e Roger Gracie.  

Bitetti se aposentou, Comprido hoje se dedica mais à carreira de treinador e Jacaré ao MMA. Pé de Pano lutou o Mundial, mas deixou o absoluto de lado. Sendo assim, a briga estava apenas entre Roger e Xande. Melhor para o Gracie, que viu Xande ser derrotado pelo companheiro Rômulo Barral na semifinal. Para completar, Rominho se contundiu e Roger nem precisou lutar a decisão, o que não tira o brilho da conquista. 

É o melhor lutador de todos os tempos”, Pé de Pano

Foto: Ivan Trindade

De olho nos feitos do antigo adversário, o bicampeão Ronaldo Jacaré não deixa de elogiar. 

“Achei que ele foi perfeito, ganhou de todos e com sobras. Mostrou que atualmente é o número 1 do Jiu-Jitsu”, comenta Jaca. 

Marcio Cruz, o Pé de Pano, também ficou impressionado com a performance do Gracie no Mundial. 

“É fácil falar dessa fase do Roger, porque ele não dá nem espaço para dizer o contrário. Na verdade, para mim, ele é o melhor lutador de todos os tempos. Fiquei impressionado com a evolução dele. É um Jiu-Jitsu simples, mas eficiente demais. Pelo que eu vi lá, é impossível de ser parado. Como disse, é o melhor lutador de todos os tempos.”  

Primeiro bicampeão, em 1997, Bitetti finalmente foi ultrapassado. Nada que aborreça. 

“Acho que esse recorde está muito bem representado com o Roger. Um cara com o tamanho dele e a técnica que ele tem é muito difícil de ser parado. Acho que veio o tri e vem o tetra, o penta… Ele tem tudo para continuar ganhando e é o grande representante da família Gracie hoje”, elogia.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article
  1. Daniel at 4:25 pm

    Sem dúvidas o Roger é o maior lutador de Jiu-Jitsu de todos os tempos! Maior que o Rickson e qualquer outro!! Parabéns campeão!!!

  2. mario at 5:41 pm

    Com certeza o Roger está para o JJ como o Slater está para o surf. E quem acompanha o desempenho desse extraordinário atleta já sabia disso há muito tempo. Seus maiores adversários foram o jacaré e o xande e ele os derrotou em outras ocasiões com finalizações incontestáveis. Poderíamos traçar um paralelo com o Rickson em seus tempos de competidor, mas hoje o buraco é mais embaixo: Atletas com preparação olímpica, número enorme de faixas-pretas de altíssimo nível e jiu-jitsu muito mais competitivo com enorme evolução técnica. Obviamente o nível do mundial é absurdo e incomparável. Sendo assim é difícil discordar da opinião de vários especialistas. O Roger é o maior lutador ( não só competidor) de jiu-jitsu de todos os tempos.

  3. Luiz at 12:56 am

    O Roger não é somente o melhor, o numero um, casca grossa etc… ele é simplismente um monstro.Com um Jiu-Jitsu simples e eficiênte, buscando sempre a finalização e conseguindo, passa por faixas pretas experiêntes como se estivesse lutando com um faixa branca. Ele está à anos luz na frente de todo mundo. É realmente um orgulho para a família Gracie e para todos nós amantes do Jiu-jitu. O Roger não é humano!!!

  4. rafael at 10:29 am

    Melhor do mundo sem precisar pensar suas ultimas derrotas foram pelo motivo de quedas pelo fato de querer como ele mesmo fala gostar de desafios e saber que seus adversarios eram bom em pe mas se ele tivesse puxado para guarda tinha finalizado com certeza mas no chao nao tem como o melhor disparado do mundo sobrou demais neste mundial alias seus adversarios nem tentam mais ir para cima dele ficam so defendendo para pelo menos terminar a luta sem ser finalizado seria ate bom qe eles tentassem ir para cima dele ia ser bonito de ser ver o show do roger em cima deles !

  5. Isaias at 1:59 pm

    Concordo com todos os elogios!!! Mas convenhamos, o mestre Rickson fez muito , muuuuuuuuuiiiiiiiiiittto mais no MMA. Roger no MMA ainda é faixa “roxa ou azul”. Handlemann foi + uma galinha morta no caminho. Soh!!!! Mas creio que em alguns anos Roger estara na altura dos atletas do UFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *