Jiu-Jitsu como filosofia de vida na Gracie Barra

Share it

Flavio Almeida ensina técnica na GB. Foto: Carlos Ozório

Flavio Almeida, o Cachorrinho, está no Brasil. O faixa-preta visitou a matriz da Gracie Barra, na Barra da Tijuca, local onde, por diversos anos, aprendeu, treinou e ensinou. Ao lado do professor Jefferson Moura matou a saudade, mostrou posições e conversou com os alunos sobre a introdução definitiva do sistema Gracie Barra Escola Premium. Uma das suas missões no país é ajustar os detalhes e esclarecer dúvidas a esse respeito.

“Uma das coisas que aprendi com o mestre Carlinhos (Carlos Gracie Jr.) é que muitas vezes o principal não é ser o melhor competidor, algo que apenas uma elite do esporte alcança. O importante é entender o Jiu-Jitsu como um estilo de vida, seja através da filosofia, da alimentação, da saúde que proporciona… Isso era algo muito pregado pelo falecido mestre Carlos, que o Carlinhos incorporou e nos transmitiu”, diz Flavio.

Este é um dos princípios do Gracie Barra Escola Premium, um método desenvolvido ao longo dos anos pelo mestre Carlos Gracie Jr. que envolve uma série de ações, seja na didática das aulas ou técnicas ensinadas, além de diversos outros fatores.

“Olha, onde o sistema foi incorporado os dojôs estão cheios. Fico feliz por ensinar num local tão importante para a equipe, onde tudo começou, e poder passar toda essa evolução. Todos os praticantes ganham, além do próprio atleta que gosta de competir. Ficam claros os verdadeiros valores do Jiu-Jitsu e a técnica é absorvida de maneira sólida”, comenta Jefferson Moura.

Foto: Carlos Ozório

No Brasil, a matriz da equipe, na Barra da Tijuca, e a GB-Campinas eram as únicas academias onde o Escola Premium vinha sendo trabalhado. Agora a tendência é a padronização massificada.

“É importante para a equipe que um praticante da Gracie Barra saiba exatamente o que vai encontrar em qualquer filial do mundo, seja em Los Angeles ou no Rio de Janeiro”, explica Flavio.

Uma ótima chance para os professores ficarem por dentro vai ser no dia 27 de maio, na Gracie Barra Premium Campinas. Flavio Almeida faz um seminário e reunião com todos os interessados sobre a implantação do sistema Escola Premium.

Data: 27 de Maio de 2010.

Hora: 19:00 às 21:00 hs- seminário técnico.

21:00 às 22:00 hs- reunião com os professores.

Traje: Kimono.

Local: Academia GB Premium Campinas.

Valor: R$ 25,00.

Tel para info:               19-32945646

Confira uma galeria com o treino na Gracie Barra:

[flickr set=72157624119548408]

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Henry at 6:09 pm

    Excelente iniciativa a GB Bsb estará presente, eu Miogre Tavares, estarei presente com minha equipe de instrutores e amigos professores.

  2. jack at 11:23 am

    Grande iniciativa, mas espero o projeto todo não tenha cara de investimento/campanha estilo eleitoral (os opositores da GB a chamam de “McDonald´s” do JJ kkkk “muitas representações, mas de alimentos não saudaveis”)O seminário tecnico etc deveriam VIR a BRASILIA isso sim!=) O centro oeste tem muita gente interessada, alunos da GB e de outras escolas tambem.
    Ps- tem atletas/profs da GB, por aqui, como o conhecido Mario Reis, dentro da filosia do JJ, deveriam ter lições extras de “saber perder”, perder sem apelar para alterações emocionais, sem ameaçar o juizes, sem apontar o dedo para a mesa, etc Todo mundo cresce com isso! Como uma porcentagem muito pequena de lutas (nas finais) termina com finalização, seria interessante os lideres incluirem alguma prorrogação de 3 minutos talves, nas semis e finais. Isso deixara o esporte mais bonito!! Osssssssss!

  3. mario souza at 2:27 am

    quero saber oque se aprende na primeira aula de muay thai?e eu sou praticante de jiujitsu quanto tempo leva para conseguir a primeira graduação;(ainda sou iniciante me responda assim que possivel obrigado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *