Campeão de judô, Teddy Riner se impressiona na Rocinha

Share it

A sexta-feira foi especial no Polo Rocinha do Instituto Reação. O francês tricampeão mundial de judô Teddy Riner visitou o projeto e os alunos tiveram o privilégio de ter uma aula com o multi-campeão. Com 21 anos, Riner é um dos principais nomes do judô mundial. Conquistou duas medalhas consecutivas no Campeonato Mundial na categoria pesado, em 2007 e 2009. Em 2008, foi campeão mundial na categoria absoluto e, nos Jogos Olímpicos de Pequim, ganhou a medalha de bronze. Diante de um currículo invejável, os jovens do Instituto Reação ouviram atentos às lições do mestre, que ficou surpreso com o talento dos alunos. 

“Eu fiquei impressionado como eles são aplicados. São observadores e escutam com bastante atenção o que você diz. Desde que eu soube que o Flávio Canto tinha este projeto, tinha vontade de conhecer seus alunos. Hoje eu consegui, estou bastante feliz e pretendo voltar sempre aqui quando estiver no Rio”, contou o francês que está no Brasil para o Grand Slam de Judô, que será realizado entre hoje e amanhã, no Maracanãzinho. 

Foto: divulgação

“Hoje é um dia especial para o Reação. Vai ficar na nossa história, afinal não é sempre que temos a honra em receber um judoca fantástico como o Riner”, disse o professor Eduardo Soares. 

Depois do treino especial, os alunos e o sensei Eduardo Soares convidaram o ilustre visitante para um passeio pela favela da Rocinha. Mais uma vez, Riner se surpreendeu com o que viu e sentiu. 

“Sempre quando eu pensava em favela, vinha imediatamente um sentimento de medo. Hoje eu vi que favela é um lugar com gente trabalhadora, um lugar legal. Só vindo aqui mesmo para poder sentir isso”, completou Riner. 

Foto: divulgação

O francês não vai competir desta vez no Rio, mas estará na arquibancada estudando os adversários. Vai poder acompanhar também quatro judocas do Instituto Reação, que integram a seleção brasileira de judô, em ação. Hoje (22/05), lutam as irmãs Raquel Silva (meio-leve) e Rafaela Silva (leve). Amanhã (23/05), Flávio Canto (meio-médio) e Leo Leite (meio-pesado) defendem o Reação e o Brasil. 

O Instituto Reação é um projeto social, criado em 2003 pelo judoca medalhista olímpico Flávio Canto (Bronze/Atenas 2004), que trabalha a inclusão social e o desenvolvimento humano através do esporte e da educação. Atualmente está presente em quatro comunidades do Rio de Janeiro: Rocinha, Tubiacanga, Cidade de Deus e Pequena Cruzada e atende aproximadamente 1000 crianças e jovens. O Instituto Reação possui oito programas: Reação Olímpico, Reação Escola de Judô, Reação Educação, Reação Voluntário, Reação Bolsa de Estudo, Reação no Mercado de Trabalho e Reação Cultural.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *