As expectativas de Machida

Share it

Fotos: Josh Hedges

Depois da disputa do cinturão peso médio entre Anderson Silva e Demian Maia, combate que trouxe polêmica, mas que contou com vitória incontestável do Aranha, todas as atenções dos fãs do UFC se voltaram para a próxima decisão de título, a revanche entre Lyoto Machida e Maurício Shogun. O desafio acontece no UFC 113, próximo sábado, no Canadá. Na penúltima edição da revista NOCAUTE (#86), Lyoto falou o que muda num tira-teima tão importante:

“O que muda é que já conheço ele. Posso não conhecê-lo completamente, mas já senti como é. Uma coisa é olhar de fora, outra é estar ali dentro e sentir a distância, o tempo, a estratégia. Então já sei como é o jogo dele, assim como ele sabe sobre o meu. Entretanto, apesar de já nos conhecermos, essa é uma nova luta. Muita coisa pode mudar. Com certeza, a estratégia dele e a minha serão diferentes. O nível do esporte hoje traz essa competitividade e a estratégia e o treinamento contam bastante. Não é aquele MMA de anos atrás, a exigência é muito maior”, analisa Lyoto.

“O fato de nos conhecermos facilita um pouco o treinamento. Lógico que temos que fechar todos os ângulos para não sermos surpreendidos, mas facilita o trabalho”, completa o karateca.

Sobre a apresentação, Lyoto dá pistas de que, apesar de buscar coisas diferentes, não vai estar muito longe das suas principais características.

“Mudar totalmente o estilo é muito difícil. Temos que tentar corrigir os erros que foram cometidos e manter os acertos da luta passada. Acho que essa será a grande chave dessa luta. Todos estão esperando para ver quem terá o melhor plano e quem tomará a iniciativa”, diz.

Já sobre o oponente, não descarta a possibilidade de um Shogun totalmente diferente do que enfrentou.

“Assisto muito a nossa luta, mas também as outras dele. O Shogun que lutou comigo não era o que as pessoas estavam acostumadas. Senti que ele jogou mais na retranca comigo. Como ele é muito versátil, ele pode mudar. Por isso, como na nossa última apresentação, assisto a todas as lutas dele”, fala.

Entretanto, quanto à ação dentro do cercado, pode ser que seja uma luta mais eletrizante.

“Acho que pode mudar tudo. Tanto o Shogun quanto eu temos alguns fundamentos bem definidos, a parte em pé, as quedas e o chão. Com isso, podemos variar da maneira que quisermos. Podemos ser mais ofensivos ou defensivos e trabalhar em todos esses campos. O perfil do lutador atual é ser completo e, por isso, acredito que essa luta possa ser totalmente diferente da última. Também pode ser que não, mas acredito que a gente aprendeu muito com o último confronto e vamos para uma nova batalha.”

Uma coisa é certa: muita expectativa para mais essa disputa!

“É uma luta pelo cinturão e, só por isso, se cria uma expectativa maior. Ele quer ser o campeão e eu quero manter o título. Isso traz uma rivalidade sadia e torna a luta mais esperada. O que virá de novo agora? O que mudou? Isso tudo traz expectativa, muito maior que na primeira”, encerra.

E para continuar por dentro de tudo que acontece no MMA, corra às bancas e compre já a NOCAUTE #87.

Confira o card:

UFC 113

Montreal, Quebec, Canadá

8 de maio de 2010

Lyoto Machida x Mauricio “Shogun” Rua

Paul Daley x Josh Koscheck

Jeremy Stephens x Sam Stout

Alan Belcher x Patrick Cote

Kevin “Kimbo Slice” Ferguson x Matt Mitrione

Tim Credeur x Tom Lawlor

Marcus Davis x Jonathan Goulet

Mike Guymon x Yoshiyuki Yoshida

Joey Beltran x Chad Corvin

T.J. Grant x Johny Hendricks

Nick Catone x John Salter

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. Fã do Anderson at 5:02 pm

    Olá pessoal da Graciemag, tudo certo??!! Me parece que a data da luta está trocada!!! Está escrito 2 de maio quando na verdade seria 8 de maio, Confere!!??

  2. isaias at 8:36 pm

    Torço para Lyoto pela tecnica, pela humildade, pelo exito em esquivas, pela diplomacia de sempre, pela objetividade, porém, se o clima de agressividade for do oponente, Shogun leva na opinião dos juizes ou vai partir para o “tudo ou nada” pois foi o recado do patrão na luta anterior kkk Dana White quer que Shogun vença e convença pois o publico prefere rs e logo vai ter Anderson Silva X Shogun kkk Ninguem vai ter a desculpa de “amizade” rssr e claro que veremos AS dar seu melhor e não vai ter nem segundos para provocar ou brincar rssr Alguem pode dizer que Shogun ja perdeu para uns atletas “cansados” inclusive Forrest Griffin (quem AS deu balé) mas Shogun hoje é outro cara, mais focado, preciso e possivelmente com um cinturão e moral para defender.

  3. CLAUDIO at 4:36 pm

    conserteza vai dar shogum e acho que vai ser por finalização, pois o lyoto em pé é muito perigoso e ja provou que aguenta muita pancada, pois na primeira luta o shogum arrebentou ele, não saiu com o cinturão mais castigou o lyoto, coisa que ninguem antes fez…
    na minha opinião o shogum vai tentar levar a luta pro chão,onde o lyoto ainda não mostrou muita coisa, apesar de ser faixa preta tbm em jiu jitsu.
    ainda não vi os treinos do shogum pra essa luta, mais me disseram que ta animal e pelo jeito vai dar nocaute, vamos ver no que da né.
    acredito que shogum lute mais agarrado, mais vamos ver, luta é luta, nunca se sabe o resultado… boa sorte p/ os dois e que vença o melhor.
    afinal de contas o cinturão continua no brasil isso que importa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *