Uma reflexão sobre Anderson

Share it

Foto: Luca Atalla

Em Abu Dhabi, o mestre de Jiu-Jitsu e treinador de Anderson Silva Sylvio Behring acompanhou toda a repercussão após a luta entre Silva e Demian Maia. Ao ler a “Carta de Abu Dhabi IV”  , que faz parte de uma série de artigos escritos pelo editor da GRACIEMAG Luca Atalla, Behring enviou seu comentário para ser postado na nota, assim como fazem os milhões de leitores do GRACIEMAG.com.

Entretanto, pela autoridade de Sylvio em falar sobre o assunto, já que trabalhou ao lado de Anderson, é justo dar destaque maior a sua análise: 

“Cabe ressaltar que estamos em Abu Dhabi para o World Pro e o ambiente aqui tem sido espetacular. Tanto na qualidade das lutas e do evento, como no ambiente amistoso e respeitoso entre atletas, organização, técnicos e imprensa.

Mas, quando o assunto converge para MMA, especialmente o UFC… É inevitável comentar sobre a atuação do Anderson contra o Demian. E a maioria que conhece o Spider, mesmo com reprovação, ainda acredita que ele caia em si e seja quem realmente è. Não esse personagem arrogante que representou aqui no fim de semana passado e que fez levantar e sair da arena um grande número de espectadores frustrados, como se arrependessem de estar ali.

Parabéns pela clareza e capacidade de trazer um fato de repercussão internacional, que coloca um dos maiores talentos brasileiros de todos os tempos na maior sinuca, para uma reflexão bem mais ampla.

Com certeza a luta foi uma decepção para quem esperava mais um show do Spider. Quem assiste aos seus treinos e sabe da sua condição, foi uma tortura vê-lo evitar o combate. A gente prepara o atleta para subir lá e dar o seu melhor, e não simplesmente o suficiente. Durante o evento, já que ficamos assistindo, somos meros torcedores. As emoções do torcedor são tendenciosas, beiram e as vezes atingem um grau exagerado que foge a razão.

O Anderson foi: perfeito em alguns momentos, irreverente em outros, arrogante, brilhante, irritante, humilhante, enfim… O que ele fez no ringue não foi reprovável aos olhos de um treinador. Ele é um ser humano e tem seus momentos de alta performance ou não, dependendo de seu estado físico, técnico e, principalmente, psicológico.

Mas, como faixa-preta e campeão, ele precisa melhorar seu discurso. Se não era para pedir desculpas, não pedisse ao final da luta. Se era para dar uma lição, não precisava dizer para ninguém. Lição só se dá quando o outro aprende.

Não creio que o Demian precisasse de lição alguma, era um desafiante como todos os outros. E lutou até o fim, castigado e machucado. Foi um tiro pela culatra, se era para punir. Acabou levantando a bola do Demian.

Que o Anderson é o melhor, não há dúvidas! Sou um dos seus maiores fãs e admiradores. Mas quem levou a lição fomos todos nós.

Com certeza, posso afirmar que o Anderson tem refletido para digerir as consequências do acontecido e voltará com a lição aprendida para mostrar ao mundo o grande campeão e homem que é.

E não tenham dúvida de que ainda veremos o nosso melhor lutador de MMA da atualidade encher os nossos olhos com a sua arte e nos alegrar com suas vitórias.

Obrigado e um abraço, Sylvio Behring”

Ler matéria completa Read more
There are 9 comments for this article
  1. Tiago at 3:30 pm

    Sylvio Behring,foi perfeito em suas palavras queremos ver show,lutas e não injurias,calunias ou xingar o cara de Playboy e etc….
    Até pq o Demian merece respeito e eu como lutador de Jiu Jitsu admiro ele como lutador de Jiu Jitsu,e no MMA ta no caminho certo!
    Sobre o Anderson,acho que o Dana White vem com esse discurso de que se o Anderson fizer de novo vai demiti lo é conversa,colocou essa luta com Sonnen que é um lutador mediano para fraco para o Anderson nocautealo e todo mundo esquecer o que ele fez em Abu Dhabi,mais acho que isso ainda vai demorar para acontecer ele manchou sua imagen ,e vai ter que recupera la com lutas com bons lutadores e não com nocautes em lutadores mediocres e fracos!
    Espero anciosamente pela luta com Belfort,pq ai sim ele vai ter um adversario a altura tanto no jogo em pé quanto no chão que ele correu do Demian!
    O Vitor hoje é o nome para enfrentar o Anderson ,ai quero ver ele fazer o que fez, por que contra o Sonnen vai ser barbada!

  2. Ed Li at 5:30 pm

    Valeu Mestrão, devo imaginar com você deve ter se sentido ao ver um aluno seu se portando feito um moleque no octagon, mas se o Anderson refletir sobre suas palavras, com certeza sairá nocauteado, uma saraivada de “socos” no seu ego !!!

  3. tarcisio at 7:24 pm

    meu ponto de vista, aquela atitude de chamar para luta é uma falta de respeito bater com as mãos no chão é ridiculo. mma um esporte maravilhoso. mas o espírito e respeito de samurai nunca pode ser esquecido anderson silva …..

  4. Little at 9:13 pm

    Tirou as palavras da minha boca. A qualidade de anderson como lutador é inquestionável. Mas ele tem que botar a cabeça no lugar. O Sylvio mandou muito bem.

  5. Luiz Gustavo Abrahão Pacces at 9:48 pm

    O respeito e a honra deve ser a tónica de quem ousa praticar qualquer tipo de arte, quando temos a oportunidade de enfrentar um lutador com a história de Demiam Maia devemos ter uma coisa bem certa na cabeça ,que estamos frente a frente com um dos maiores representantes de Jiu Jitsu do planeta.E não importa o resultado a honra acima de tudo.O spider deixou de fazer o papel de mocinho para assumir um outro papel do qual não tenho capacidade de qualificar.

    Luiz Gustavo A. Pacces
    Produtor de TV

  6. Arroz at 10:11 pm

    Prezado Sr Feijão,
    O que o senhor fez não tem preço !!! 1)Chamar um atleta de Playboy 2) mete a Porrada no Platboy ??? 3) cadê o Jiu Jitsu ? Está desafiando toda uma comunidade do Jiu Jitsu ? de onde você veio , seu mal educado, coitado do Minotauro em abrigar um cara como você !!!!
    Se não um bombado que …. com o … dos outros !!!!

    Prazer , meu nome é Arroz !!!!
    Ahh, mais um recado : o Toquinho vai te pegar !!!!!!!!!

  7. Carlos Moreira at 11:48 am

    A cada dia que passa eu respeito mais o Fedor… O Andersom tá precisando tomar umas aulas com o Minota, o maior de todos os tempos e, antes de tudo, um exemplo de ATLETA.

  8. Realista at 5:33 pm

    Feijão, quem é você meu filho ? …. com o… dos outros !!! Chamar o Demian de Playboy, tu vai tomar um nocaute ou um Final!!!!
    Ahhh, Tem mais o Toquinho vai pegar o andreson sim, pois ele morre de medo de lutar no Chão.
    Dana White, coloque o Toquinho e ele aranca o Pé do fanfarão !!!!!
    Se quiser coloca o Feijão também que ele também arranca !!!!

  9. ricardo pezao at 7:17 pm

    concordo em numero,genero e grau com o mestre silvio!!!!!!mesmo o anderson errando ele foi complexo.a volta dele sera explendida,e os donos das mesmas bocas q vaiaram nosso campeao serao das mesma pessoas q aplaudiram d pe o nosso eterno homem exemplo q defendeu mais vez na historia o cinturao mais desejado do mundo.

    parabens mestre silvio sou aluno da alliance mais pessoas como o senhor sao fudamentais para evolucao desse esporte moderno q ainda vai cientifiamente prova o q ainda noa foi provado.

    ricardo pezao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *