Rafa Mendes e a variação das posições

Share it

Nas fotos a seguir, perceba como o lutador variou as finalizações. Foto: Carlos Ozório

Rafael Mendes se destacou nas duas seletivas para o Abu Dhabi World Pro. Em Gramado, fechou a categoria com o irmão Guilherme, que ficou com a passagem para o evento principal, no dia 17 de abril, em Abu Dhabi. Para garantir a viagem, o faixa-preta também lutou no Rio, onde finalizou os seis combates que fez. 

“Estava confiante, porque o meu treinamento está muito forte em Rio Claro, estou focado e acreditei que seria campeão. Agora vou para Abu Dhabi defender o meu título para conquistar o bi-campeonato”, fala ao GRACIEMAG.com. 

Além do estrangulamento acima, Rafa usou o armlock. Foto: Carlos Ozório

Na seletiva do Rio, Rafa mostrou um jogo muito variado. Finalizou de guarda aberta, fechada, por baixo, por cima… 

“Acredito que a gente tem que sempre procurar inovar no Jiu-Jitsu, buscar sempre posições novas. E é isso o que faço. Procuro sempre treinar posições novas para não ficar na mesmice e evoluir. As coisas estão dando certo no meu Jiu-Jitsu e, quando estamos confiantes, ninguém nos bate. Foi isso o que eu fiz. Treinei para estar confiante e consegui desenvolver aqui tudo o que treino na academia.” 

Nesta a finalização veio com um estrangulamento na guarda. Foto: Carlos Ozório

Defensor da polêmica guarda fiftyfifty, Rafael provou mais uma vez que seu jogo não se restringe apenas a esta posição. 

Não fico pensando nisso. As pessoas falavam muito disso, mas, como eu disse, o importante é tentar evoluir e buscar posições novas e diferentes. Foi isso o que eu fiz. Criei uma posição que ninguém conhecia e houve toda essa polêmica. Mas eu mostro que não é só isso o que faço. Muita gente dizia que eu só fazia isso, mas é apenas mais um ataque. Luto com variedade e não me prendo a apenas uma posição. Tento fazer de tudo para conseguir uma boa luta e finalizar. Graças a Deus, está dando certo” comenta. 

Rafael Mendes também conversou com o nosso colaborador Diego Marcello. Confira no vídeo abaixo:

Ler matéria completa Read more
There are 4 comments for this article
  1. Carlos at 1:48 am

    Criou a 50 – 50??? de onde tirou isso? reconheço o grande lutador q o mendes eh, mas antes dele aparecer fazendo essa guarda ela jah existia , inclusive tem uma posição no segundo dvd do cobrinha q ele raspa dessa posição!!

    • Marcelo Dunlop at 5:03 pm

      Acho que dá para lembrar Santos Dumont, nesse caso, com alguma boa vontade (e bom humor).

      Inventar o desejo de voar, não inventou. Nem foi o primeiro a projetar uma máquina alada. Mas foi o brasileiro que fez o negócio funcionar.

      Rafael é o verdadeiro “Pai da 50/50”.

  2. Ricardo Henrique at 8:04 pm

    Parabens Rafa pelas suas conquitas,voce e um emxemplo pra mim,me inspiro muito em voce,no Gui e no Terere que infelizmente naum a vejo mais nas competições mais com Fé em Deus ele vai voltar,peço a Deus todos os dias que abençoe muito a tua equipe,Fernando “Terere” e a Galera da GracieMag.Sou de Caldas Novas GO, sou uma pessoa muito dedicada e meu foco e ser um Campeão mundial,deposito minha Fé em Deus sei que um dia Eu chego la não importa o tempo que Eu vou ter que espera mais em breve.Por que faço todo com muito AMOR e muita FE em Deus,so que aonde EU mora e complicado arrumar Patrocionío por ser uma cidade turisticas,mais EU não descitu de luta,aqui vai um abração a todos voces e fica com Deus!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *