Seletivas para Abu Dhabi atentas à boa arbitragem

Share it

Acontece nos dias 13 e 14 de março a seletiva de Gramado para o Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Cup e, nesta quarta-feira, abriram as inscrições para a seletiva do Rio de Janeiro. Um cuidado especial de Fernando Paradeda para a realização de um bom evento é com a arbitragem. Para os mais leigos, pode até ser um quesito que passe batido, mas a organização acredita ser uma função fundamental para a qualidade do evento. Quem fala sobre o assunto é o diretor de arbitragem das Seletivas Sul-Americanas Muzio De Angelis.     

“É um cuidado essencial para a competição. Numa luta muito parelha, errar uma punição, por exemplo, faz um cara ser campeão ou não. Uma pessoa que não tem experiência com isso pode se complicar e atrapalhar a vida do atleta”, declara. 

Muzio arbitrando em mais uma final. Foto: Ivan Trindade

Sendo assim, com a liberação da IBJJF, as seletivas contarão com um time de ponta para conduzir os combates. 

“O Fernando Paradeda teve essa preocupação com a arbitragem desde o ano passado. Vamos para Gramado eu e o Augusto Tanquinho e lá dirigiremos a arbitragem. Utilizaremos os melhores árbitros da região Sul. Ano passado fizemos isso e deu tudo certo, mas sempre haverá lutas polêmicas, não tem jeito. No Rio, provavelmente nem arbitrarei, porque estaremos com o time de juízes mais experiente da IBJJF, com o Tanquinho novamente, o Alvaro Bobadilla, Kabelinho, Russo, Serginho da GFTeam, Luciano Pirulito e Arthur Gogó, entre outros. Ou seja, árbitros de muita experiência”, conta Muzio. 

Há algumas diferenças nas regras das seletivas e do Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Cup. Muzio comenta o que isso acarreta na arbitragem.  

“Muda sim, é uma outra luta. Primeiro porque lutam juntos atletas da faixa-roxa, marrom e preta. Além disso, o tempo é de 6 minutos. O combate fica muito dinâmico, o jogo tem que ser acelerado e não pode parar. Se o cara parar, temos que punir logo para o combate correr. É uma luta diferente”, finaliza. 

Para maiores informações sobre o evento, acesse www.abudhabipro.com.br

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *