O Jiu-Jitsu no Oscar

Share it

A cerimônia do Oscar, garantem os especialistas, está polarizada entre duas superproduções: “Avatar” e “The hurt locker” (“Guerra ao terror” no Brasil), ambas com nove indicações, um número recorde.

O curioso é que nos dois filmes os personagens principais usam posições do Jiu-Jitsu em situações de confronto. Em “Avatar”, o bichão azul encaixa um triângulo perfeito para dominar uma das aves gigantescas que lhe serve de meio de transporte.

Já em “The hurt locker”, o sargento especial e ex-Rangers William James (Jeremy Renner) monta no colega de unidade para imobilizá-lo. A montada, no entanto, é feita de forma pouco usual, apoiando os dois joelhos nos bíceps do sargento Sanborn (Anthony Mackie), permitindo que James largue uns tapas na cara do amigo.

GRACIEMAG.com pediu e o mestre de Jiu-Jitsu e aficionado por cinema Carlos Gracie Jr. avaliou a eficácia da montada do desarmador de bombas:

“Aquela montada ali funciona entre leigos ou numa brincadeira, como no filme, quando o cara não sabe o que fazer. Se você a usa numa situação real ou bota os dois joelhos em cima do braço de um lutador experiente, fica fácil para o cara embaixo empurrar o oponente para onde o topo da cabeça aponta, escorregar por baixo e sair da montada pelo outro lado”, ensina o fundador da Gracie Barra.

Carlos Gracie Jr. preferiu “Avatar”.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. ANDRE FARIAS at 11:38 am

    O JIU JITSU É SIMPLESMENTE A MAIOR ARTE DE COMBATE DO MUNDO, POR ISSO TODOS SE RENDEM. NA HORA QUE O PAU CANTA NÃO TEM OUTRAS NÃO, É O JIU JITSU QUE VAI TE SALVAR DE MOMENTOS DIFÍCEIS DA VIDA.

  2. TIGRE at 1:22 pm

    O interessante é que o avatar tenta primeiro um triângulo de braço como não consegue tenta um triângulo de perna e consegue imobiliza-lo, e mais importante de tudo, sem agredir o animal com socos ou pontapés.

    No filme Hulk II além da participação do Rickson Gracie no inicio do filme, Hulk imobiliza um grande mostro com um ataque no pescoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *