UFC terá comentarista árabe pela 1ª vez

Share it

Todo grande esporte atrai mídia. Toda mídia necessita de uma equipe que se especialize na cobertura de um grande esporte. Não poderia ser diferente com o Jiu-Jitsu e seu filho pródigo, o MMA.

Quando Carlos e Helio Gracie dasafiavam lutadores no Rio de Janeiro, na primeira metade do século 20, suas lutas eram meticulosamente narradas nos maiores jornais do Brasil no dia seguinte. Muitos anos se passaram e para o esporte ganhar a grande mídia eletrônica, até sua denominação “vale-tudo” teve de sofrer alteração, para MMA.

Em Abu Dhabi, onde o esporte tem apoio oficial, a mídia articulou-se rapidamente para fazer uma boa cobertura e informar ao máximo os telespectadores. Há mais de um ano, a Abu Dhabi TV tem utilizado, como comentarista, quem provavelmente seja o maior expert de lutas dos Emirados Árabes: Mohamad Al Housani.

Mohamad Al Housani (de turbante branco) comentando Jiu-Jitsu sem kimono nos Ramadan Games. Foto: Maiky Reiter.

Housani, de 25 anos, filho de um diplomata e de uma professora, é sócio fundador do seleto UFC Fight Club, pratica Jiu-Jitsu e mantém um acervo de vídeos e fotos de todas as edições do ADCC. Comentou todas as lutas do primeiro World Pro Jiu-Jitsu Cup, do Asian Cup e do Ramadan Games. Todos estes torneios alcançaram espectadores em mais de 40 países.

Não foi à toa que a organização do UFC o escolheu para ser comentarista da primeira edição do evento em Abu Dhabi.

E está aí a grande novidade. Todos os comentários dele serão feitos em lingua árabe, e pela primeira vez na história o UFC será transmitido simultaneamente em dois canais de TV, sendo um em inglês e outro em árabe.  O entendimento no nosso mundo as vezes pode tornar-se meio travado pela disparidade das línguas faladas, mas no quesito entretenimento, nosso esporte, definitivamente, une povos.

UFC 112
Ferrari World, Yas Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes
Sábado, 10 de abril de 2010

Anderson Silva x Demian Maia

B.J. Penn x Frankie Edgar

Matt Hughes x Renzo Gracie

Rafael dos Anjos x Terry Etim

Kendall Grove x Mark Munoz

Phil Davis x Alexander Gustafsson

John Gunderson x Paul Taylor

Nick Osipczak x Rick Story

Paul Kelly x Matt Veach

Mostapha Al Turk x Jon Madsen

Brad Blackburn x DaMarques Johnson

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Botelho Pinto at 10:09 pm

    Para que o sucesso do evento seja garantido, sugiro que seja contratado como comentarista da Língua Inglesa o estudioso Joel Santana.

    Joel no Inglês é mais show do que Wand no ring.

  2. VANDI VAZ at 1:11 pm

    Naum concordo com Botelho Pinto , sou professora de jiu-jitsu nos emirados arabes e acompanho o trabalho do Mohamad Al Housani todos os dias , que sem duvida eh otimo, alem disso esse eh o mundo deles nada mais justo que ser trasmitido por um comentarista arabe.

  3. Onofre at 1:40 pm

    Vandi Vaz é extremamente inteligente. Captou direitinho o espírito da mensagem do Botelho. Sua sugestão foi um primor do raciocínio lógico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *