“Minotauro é uma lenda, mas não é David Copperfield”

Share it

Evolução: Cain apresenta seu chute a Minotauro, em foto de Josh Hedges.

Enquanto fãs apaixonados tentam entender o que houve com Rodrigo Minotauro, e outros buscam razões na astrologia para o impressionante nocaute sofrido pelo ex-campeão dos pesados, GRACIEMAG.com vai na fonte.

Ex-parceiro de treinos do baiano, hoje comentarista de MMA do canal Combate, o também peso pesado Carlão Barreto tem credenciais de sobra para analisar onde Rodrigo (32v, 6d, 1e) falhou – afinal, foi um especialista em enfrentar grandes wrestlers, acumulando vitórias sobre feras como Kevin Randleman e Ben Rothwell.

Afinal, Rodrigo errou na derrota contra Velasquez?

A gente ouve os comentários de gente dizendo, “Ah, por que ele não levou para o chão, por que não investiu no Jiu-Jitsu?”. Bem, para essas pessoas só posso dizer que o Minotauro é uma lenda, um dos maiores de todos os tempos, mas não é David Copperfield para entrar lá e simplesmente levar para o chão um atleta que foi All-American de wrestling, a seleção dos melhores universitários nos EUA.

Aquela época em que o lutador dava um jab e entrava nas pernas do oponente passou, acabou. Não existe mais, não funciona.

Para mim a estratégia do Rodrigo foi clara, e correta: trocar um pouco, simular um boxe com o Cain, e com isso encontrar uma brecha, um espaço para puxar para a guarda. Aí sim, enquanto ele estivesse sofrendo golpes da guarda, investiria na raspagem e na ida às costas – que aí sim ele teria plenas condições, pois já raspou wrestlers melhores, como Randy Couture e tantos outros. A tática era essa, mas entrou um petardo e aí não tem jeito. Numa próxima luta tudo poderia sair diferente.

A juventude de Cain (8v, 0d) pesou?

Era um duelo de gerações interessnte, mas a diferença de idade nem é tão grande assim (seis anos). Quem conhece o Minotauro bem sabe que ele é um atleta que vai crescendo na luta, não começa de forma explosiva, ele vai entrando na luta e encontrando o caminho no ringue. Agora, o que impressiona, e que contou no resultado, foi a evolução absurda que o Cain mostrou no Octagon. Chutou bem, mostrou mãos ainda mais velozes, rápido e muito forte. Mal comparando, me fez lembrar o Mike Tyson – atarracado, expressão séria, tem tudo para arrebentar.

Velasquez será o futuro campeão dos pesados do UFC, na sua análise?

Se mostrar o grau evolutivo que mostrou de sua última luta para esta contra o Minotauro, é um grande postulante ao cinturão do Lesnar, sim. E ainda é jovem, ele vai longe.

Ler matéria completa Read more
There are 8 comments for this article
  1. marcus vinícius at 10:17 pm

    assisti todas as 40 lutas do LENDÁRIO MINOTAURO, maior lutador de vale tudo de todos os tempos. ele perdeu 2 na decisão pro também LENDÁRIO FEDOR, 1 pro frank mir e 1 agora pro cain velasquez….. tudo bem… luta é luta….
    acho o seguinte: o MINOTAURO vai recuperar esse cinturão do UFC…. podem esperar, eu CONFIO 100% nele como atleta!!!!!!!!!

    PARABÉNS NOGUEIRA!!!! VOCÊ É UM EXEMPLO!!!!! MOSTRE QUE VOCÊ PODE RECONQUISTAR ESSE CINTURÃO!!!!!!!

    marcus vinícus Teresina PI

  2. José Neto at 2:56 pm

    Bom, que o minota é uma lenda e que merece todas as condecorações por todos os seus feitos no MMA, todos temos que concordar.
    Agora que ele vai recuperar o cinturão do UFC…tá meio dificil hein!
    Sempre fui muito fã do minota, mas está ficando cada vez mais distante a possibilidade de vê-lo campeão novamente.
    Quanto ao Cain…parabéns é pouco. Muito raçudo, decidido e técnico, mas não acredito que consiga vencer o Lesnar nem o Mir.
    A longo prazo meu voto é pro Junior dos Santos. Esse é bom e tem coração de guerreiro! Vai longe!

  3. Yuri Limeres at 11:47 am

    Assisti a luta, e pelos comentários envolvendo a preparação do Baiano, o que ocorreu no combate foi uma fatalidade,o que poderia ter ocorrido com qualquer outro lutador, mas naquela noite infelizmente foi o nogueira.
    Sou fã do minotauro e espero que ele continue com a mesma garra para dar volta por cima. Tenho lido alguns comentários maldosos a respeito desta derrota ( Aposentadoria, Reflexos Lentos, etc. ) espero que todos que estejam pensando assim reflitem muito, pois o baiano é casca grossa, não é a toá que ele é um mito.
    Baiano boa sorte na próxima luta e pelo amor de deus, vença!!

    Yuri Limeres – Santos/SP

  4. Robson Rodrigues at 2:01 pm

    Talvez a estratégia utilizada pelo Minotauro estivesse certa, como disse o grande Carlão Barreto. Mas e se estivesse errada, então? O que aconteceria? Não podemos justificar com o argumento de FATALIDADE, como disse o Yuri. Fatalidade é algo imprevisível, inevitável, como a quebra de um braço, uma perna, uma clavícula. Velasquez declarou que não lutaria no chão. Seus treinadores sabiam o risco. Minotauro também não deveria aceitar a luta em pé. A melhor estratégia, a meu ver, seria encurtar a distância e buscar o clinche. E aguardar a evolução da luta a partir daí, sempre colado ao Caim Velasquez,fosse tentando colocá-lo para baixo ou puchando-o para a guarda. O risco de um nocaute, certamente, seria bem menor.
    Que ele está lento para “trocar” nessa categoria parece indiscutível. Só não vê quem não quer. Estava lento na estréia contra Heath Herring. Também contra Tim Sylvia. Nas duas primeiras lutas no UFC não foi nocauteado por pouco. Só não esteve lento com o Couture, que é treze anos mais velho que ele.
    Torcemos pelo Minota, que é uma verdadeira lenda. Mas não podemos continuar incentivando-o a continuar trocando, levantar mais a guarda, etc., pois se foi um desastre contra MIr e Velasquez, o que não seria contra Lesnar e Shane Carwin?

  5. julio at 10:51 am

    SE MINOTAURO TREINAR wrestling, SEU JOGO VAI MELHOR MUITO, DEVERIA ESTA DANDO MAIS ESPAÇO PARA O WRESTLING, E MENOS PARA O BOXE, COM O JOGO DE WRESTLING ELE PODERA USAR SUA GRANDE ARMA QUE É O SEU MARAVILHO JIU-JITSU,VEJO NOSSOS ATLETAS DE JIU-JITSU TODOS ESQUECENDO O JIJU-JITSU E TREINANDO BOXE, O PROBLEMA NAO E TREINAR BOXE E SIM ACHAR QUE PODE NOCAUTEAR TODO MUNDO, ISSO E UM AVISO PARA O DEMIAN TAMBEM, ABRAÇO. BRAZILIAN JIU-JITSU.

  6. Eder Soares at 8:01 pm

    O Cain usou a mesma estratégia do Frank Mir, chutar para tirar o prumo do Minotauro e depois a mão entrava, Minota tem que ter uma guarda de boxer mais alta. Na torcida pelo seu retorno. War Minota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *