Renan Borges, a nova pedreira dos penas

Share it

Renan, de azul, no pódio do Europeu de Jiu-Jitsu. Foto: Arquivo Pessoal

Numa categoria de feras como Rafael Mendes, Rubens Charles Cobrinha e Mario Reis, entre tantos outros, Renan Borges é mais um que chega para dar trabalho. O faixa-preta da Brazilian Top Team Boston, nossa GMA, ficou em segundo entre os penas no Europeu de Jiu-Jitsu, batido apenas por Rafa Mendes na final.

Com 23 anos de idade, Renan começou a treinar em 2002, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Seus mestres foram Dr. Manuel João e Taedes Mendonça. Em 2007, se mudou para Boston com a faixa-marrom. Graduado à faixa-preta em 2008 por João Amaral e Daniel Gazone, estará de volta à ação no Pan-Americano e no Mundial. Confira o bate-papo com o lutador:

Como foi a preparação para o Europeu?

Eu treinei focado no Europeu por vários meses. A preparação física foi dedicada, não só no tatame, mas também na academia, para garantir resistência e força. A equipe da BTT Boston esta de parabéns pelo trabalho que esta fazendo. Também executei muitos treinos com faixas pretas de outras academias, como Abmar Barbosa e Brian Caldwell.  Isso foi fundamental nas minhas realizações. Uma semana antes do Europeu, parei de treinar, para dar descanso ao meu corpo e recuperar energia. Lá, lutei também o absoluto, o que foi uma ótima maneira de voltar ao ritmo. No domingo, me concentrei em cada luta e as considerei como se fossem a última. Ganhei a minha primeira luta com um estrangulamento e a segunda por pontos. Me senti bem em todas as lutas.

O que acha de seu oponente na final, o Rafael Mendes? Como analisa sua luta com ele?

Rafael Mendes é um dos grandes desafios no peso pena, mas não devemos subestimar ninguém. Entrei muito focado na final. Foi uma luta dura. Fiz o meu jogo e tentei buscar a raspagem a luta inteira.

Pretende lutar o Mundial de Jiu-Jitsu? O que seria diferente nessa competição?

Sim, vou lutar o Mundial, mas primeiro estou concentrado no Pan-Americano. Eu acho que a grande diferença nessa competição é que ela é mais competitiva e atrai um maior numero de atletas de alto nível.

Como está o trabalho na BTT Boston?

Está muito forte e com ótimos treinos para mim. O trabalho é muito importante para a minha evolução e dos meus companheiros de treino.

Ler matéria completa Read more
There are 7 comments for this article
  1. Bruno Lopes at 3:40 pm

    O Renan foi um cara que se dedicou muito desde que começou a treinar Jiu-Jitsu em Corumbá-MS, e o mais impressionante é que ele abria mão de tudo, TUDO mesmo para a luta. É realmente uma pessoa que tem muita força de vontade, e agarra o Jiu-Jitsu como se fosse sua vida. Todas as conquistas que teve até hj, ele deve agradecer a si mesmo, pois deu uma de aventureiro indo morar nos EUA sem NADA nos bolsos, apenas com a sua persistencia e a vontade de se tornar um vencedor.. Chegando ai foi dando o máximo de si, foi crescendo e conseguindo tudo aquilo que desejava, casou-se com a Nathália que é uma pessoa muito querida, e que concerteza ensinou mta coisa pro muleque do Renan. É isso ai cara, estou muito feliz por suas vitórias, mto orgulhoso de voce velho, fica com Deus 😀

  2. Raphael Medeiros at 10:17 pm

    é isso ai muleque!!
    gostei de ver irmao!!
    ta de parabenss!!

    representando Corumba!! isso ai
    tamo junto!
    abraço que Deus continue abençoando vc!

    vlw rato!

  3. PEDRO at 6:31 pm

    vaeluuuuuuuu
    mulekee
    é isso ae
    cara vou deixar duas frases pra vc
    lembre-se.SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS
    A VANTAGEM DE UM VENCEDOR SOBRE OS OUTROS É NUNCA DESISTIR DO SEU OBJETIVOO…..

  4. Franciele Pereira at 1:31 pm

    oie meu amigoooo…..to até emocionadaaa por vcc, e mtoo orgulhosaaa por vc viu Renan…. tenhuuu sds de vc, da ultima vez que veio aqui em Corumbá nem te vi…Mas msm de longe quero te dar meus Parabéns!! E que vc continue brilhandooo cada diaa mais…. te adorooooo!!! bjussS!! sds!!!

  5. Roberto pantanal!! at 2:36 pm

    qualé rato, vi suas lutas cara,vc falava que eu ñ mechia um palito sem pensar na frente….vc faz isso no jiu-jitsu cada gancho,movimento tem um proposito!
    continua ae nessa idea rato,cuida os buracos pra não cai,se afirma no pai, e Deus abençoe vc e a natalia.
    te amo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *