Faixa-branca com pulmão de faixa-preta

Share it

Jared, Pedro, Martin Stepanek, Gui e Brett.

Martin Stepanek, um dos maiores mergulhadores do mundo em todos os tempos, começou a treinar Jiu-Jitsu em North Miami Beach, na aula básica ministrada pelo professor Pedro Valente, da Gracie Miami.

Convidado por dois faixas-azuis dos irmãos Valente, os experientes mergulhadores Brett Scaglione e Jared Schmelzer, Martin ficou bastante impressionado com a simplicidade e eficiência do Jiu-Jitsu. Após a aula, os três craques até debaixo d’água conversaram sobre as semelhanças da arte marcial com o mergulho.

De acordo com eles, ambas atividades se baseiam num nível extremo de paciência e de habilidade em relaxar sob pressão. Muita pressão, por vezes.

Entre os maiores feitos de Martin Stepanek, está a sucessiva quebra de recordes mundiais de apneia estática, obtidos entre 2001 e 2009. Foram 11 recordes quebrados, entre eles ficar embaixo d’água por 8min06s sem respirar, em 2001; e mergulhar a 136m (446 pés) de profundidade, em 2005.

“É incrível o que ele já fez. Realmente tem uma conexão interessante com o Jiu-Jitsu. Recomendo ao leitor assistir ao vídeo a seguir, e se lembrar: na próxima vez em que estiver com alguém montado em você, procure relaxar e espere a hora certa de escapar”, diz Gui Valente.

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
    • Marcelo Dunlop at 9:40 pm

      Comentário de um faixa-marrom de Jiu-Jitsu e “faixa-preta” em mergulho, amigo do GRACIEMAG.com:

      “Bisonho o vídeo. Nunca vi isso, o cara não usa o lastro móvel pra descer, não usa o balão pra subir… Pra piorar ele não usou nadadeira e nem se puxa pela corda… Tenso, esse é Gracie!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *