UFC 109, um convite aos amantes do Jiu-Jitsu

Share it
O UFC 109 acontece neste sábado. Para alguns dos presentes no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, o combate entre os veteranos Randy Couture e Mark Coleman é realmente a principal atração da noite. Entretanto, especialmente para os amantes da arte suave, o evento será especial. Serão seis respeitados faixas-pretas de Jiu-Jitsu, pelo menos, em ação no clássico Octagon.

Demian quer usar novamente a arte suave para vencer. Foto: Josh Hedges.

Lutador com diversos títulos no Jiu-Jitsu esportivo e em competições como o ADCC (em 2007), Demian Maia encara Dan Miller, que também sabe lutar no chão, já que recebeu recentemente a faixa-preta.

“Está tudo ótimo. Já estou aqui em Vegas e treinei hoje. Estou preparado para a luta e faltam apenas os últimos ajustes. Talvez o Dan Miller seja o cara mais perigoso que já enfrentei no chão”, comenta Demian ao GRACIEMAG.com.

Outro faixa-preta, Paulo Thiago contou com ajuda inestimável para melhorar outro quesito, a trocação. O lutador esteve no Rio de Janeiro e treinou com ninguém menos que Anderson Silva para encarar Mike Swick, o que o GRACIEMAG.com noticiou em primeira mão (ver aqui).

“Ter a oportunidade de treinar com o Anderson foi um privilégio. Na última edição da revista do UFC ele foi considerado o melhor lutador de MMA de todos os tempos. Ele realmente acrescentou muito ao meu aprendizado e eu fiz alguns ajustes no jogo e no treinamento”, diz Paulo no site do UFC.

Rolles defende a supremacia do Jiu-Jitsu Gracie. Foto: Arquivos GRACIEMAG.

Rolles Gracie terá a dura missão de representar a família difurosa do esporte e criadora do Ultimate desde que Royce lutou pela última vez na organização. Para isso, além da preparação com o primo Renzo, buscou para o desafio contra Joey Beltran o apoio de um dos maiores treinadores de MMA da atualidade, Greg Jackson.

“Antes de tudo, ele é um cara legal. Mas eu gosto de ir lá para treinar, porque os caras que eu vou lutar são exclusivamente lutadores de MMA. Em Nova York, tenho um grande treino com o Renzo e todos os meus parceiros, mas eles são muito mais caras do Jiu-Jitsu e aceitam o jogo de chão. Eles não estão preocupados em ir para o chão comigo, e eu não acho que isso vai acontecer quando eu pisar no Octagon. Acho que vão tentar evitar o jogo de chão, e foi ao lado de atletas com esse estilo que pude treinar na academia do Jackson”, explica Rolles.

Outro grande finalizador no evento é Ronys Torres. A fera de Manacapuru, no Amazonas, terá pela frente um inimigo da arte suave: Melvin Guillard.

“A coisa boa sobre caras do Jiu-Jitsu é que eles me dão a chance de conseguir o bônus pelo nocaute da noite. Este é o jeito que entrarei na próxima luta. Serei explosivo e vou descarregar tudo o que tenho sobre esse cara”, adiantou Melvin Guillard.

Ronys prontamente responde: “Treino Jiu-Jitsu desde 1999. Não posso esperar que ele me derrube e use o que aprendeu, assim como ele não pode esperar que eu troque com um excelente muay thai e boxe. É claro que é MMA e estou pronto em pé e no chão, mas não acredito que ele vá lutar comigo no solo. Não dá para aprender Jiu-Jitsu em apenas seis meses. Ele está vindo de derrotas e um novo resultado negativo não é a sua intenção. Por disso, acho que eles casaram essa luta, um novato na organização contra um cara que necessita vencer. Ele vai tentar me nocautear, sei disso, mas fiz o que tinha que ser feito. Agora é hora de esperar pelo momento do show.”

Outro renomado faixa-preta em ação será o ex-campeão do UFC Matt Serra, um dos primeiros a receber a graduação máxima de Renzo Gracie nos EUA.

Para o apaixonado pelo Jiu-Jitsu que também curte MMA, melhor que isso só de kimono, dando um rola!

Confira o card completo:

UFC 109
Las Vegas, Nevada, EUA
6 de fevereiro de 2010

Randy Couture X Mark Coleman

Nate Marquardt X Chael Sonnen

Mike Swick X Paulo Thiago

Demian Maia X Dan Miller

Matt Serra X Frank Trigg

Lutas preliminares (não haverá exibição pela TV)

Mac Danzig X Justin Buchholz

Melvin Guillard X Ronys Torres

Phillipe Nover X Rob Emerson

Brian Stann X Phil Davis

Tim Hague X Chris Tuchscherer

Rolles Gracie X Joey Beltran

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *