Guto Campos: “Se eu não confiasse em mim, não lutaria o absoluto”

Share it

Guto Campos foi uma grata surpresa no Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu. Não por vencer na categoria de peso, onde tradicionalmente é uma das pedreiras na disputa. Mas por vencer pela primeira vez num evento da IBJJF o absoluto, ainda por cima com um Jiu-Jitsu para a frente e que respeita o objetivo maior da arte suave: a finalização. Guto bateu um papo com o GRACIEMAG.com. Confira:

Guto finaliza Cavaca na final do absoluto. Foto: Ivan Trindade.

Você nem participaria do absoluto. Qual foi a sensação de vencer?

A galera me incentivou a lutar o absoluto porque treinamos muito e estávamos bem preparados e focados nessa competição. A sensação de vencer o absoluto na faixa-preta, no campeonato Europeu, é inexplicável.

Por que você não ia participar? Não confiava que realmente poderia vencer no absoluto por ser de uma categoria de peso intermediária?

Não gosto de lutar o absoluto pelo fato de ser antes da categoria. No peso médio tem muitos caras duros, então prefiro me preservar. Mas no Europeu fomos com três lutadores na categoria: eu, Durinho e o Rodrigo Caporal. Então, se desse tudo certo, e graças a Deus deu, eu só faria duas lutas no peso. Se eu não confiasse em mim, com certeza não me inscreveria no aberto, porque não entro para perder. Quando me inscrevi no aberto não entrei pra ser mais um, entrei pra ser campeão, pois meus companheiros depositaram muita confiança em mim e fomos abençoados com essa vitória.

A confiança aumentou a cada luta? Quando chegou à final com Rodrigo Cavaca tinha fé que poderia vencer?

Com certeza a confiança e o lado psicológico foram melhorando a cada combate. Até a final foram três lutas e não finalizei apenas a semifinal contra o Tarsis Humphreys. Fui sempre buscando a finalização. Entrei muito focado na final e sabia das dificuldades que teria pela frente, porque não foi à toa que o Cavaca foi campeão do pesadíssimo. Mas elaborei junto com a minha equipe uma estratégia de acordo com as minhas características, acelerando o ritmo da luta e, graças e Deus, o resultado foi positivo.

Guto dominou o médio ao lado do companheiro Caporal (foto) e Gilbert Durinho. Foto: Ivan Trindade

E no Mundial, também vai se arriscar no absoluto?

Isso é algo a se pensar ainda, porque o meu objetivo e de toda a equipe é vencer o Mundial na categoria de peso.

Como vê a evolução da Atos, que chegou ao pódio em várias categorias da faixa-preta neste Europeu?

Isso foi o resultado de um treinamento muito profissional que a gente vem tendo em Rio Claro com o Ramon nos exigindo ao máximo a cada treino. O nosso preparador físico, Thiago Mendes, deixou a galera em ponto de bala para lutar. Isso que ainda estávamos em janeiro e teremos muito tempo para trabalhar a parte técnica e física para o Mundial, que é o campeonato mais importante do o ano e o foco principal.

O que fará agora?

Agora é voltar pra casa, manter o foco, a disciplina e continuar o trabalho que vem sendo realizado. Queria fazer um agradecimento a toda equipe Atos e aos meus alunos do Guetho. Também a toda minha família, a minha farmacêutica e psicóloga Camila Dick e aos patrocinadores Remaco Botões, Lojas Octagon, SNC, Dermogral e Keiko, que deram a oportunidade de lutar o meu primeiro Europeu. E quero ver se a galera da GRACIEMAG vai me dar uma moral na revista! Quero aparecer na capa, será que rola? Nem que seja uma foto pequena no canto! (Risos).

Ler matéria completa Read more
There are 88 comments for this article
  1. Clarissa Ribeiro at 3:39 pm

    Queremos o Guto na capa, demorouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

    Guto Campos na proxima capa da GracieMag, nada mais merecido para o grande nome do Europeu!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Natália Raposo at 3:43 pm

    De certo queremos o Guto na capa!

    Ele não é o grande nome do Europeu a toa, ele merece.

    Queremos uma capa bem decente. OSSS

  3. Claudio at 4:01 pm

    O jiujitsu do Guto é muito bom, e muito bom de se assistir também, como disseram ai, poderiam botar ele na capa da graciemag e ainda botar algumas posições de guarda passadas por ele.

    • Marcelo Dunlop at 4:37 pm

      Aí Claudio, uma boa ideia!

      Guto, vamos preparar um Plano de Aula caprichado pros seus fãs aí em cima?
      Abraços para a turma do Guetho.

  4. Guilherme Ramos at 4:13 pm

    Ai Pessoal, O Guto merece a capa da revista pelo Duplo titulo no Europeu… Alem da capa depois queremos aulas ou posiçoes na revista tambem com dicas do Campeão…

    OOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  5. tama at 5:17 pm

    pow demoro irmao tem q por u GUTO na capa…..bora la tiuzin coloca u xapa quente na capaaaaaaaaa ai powwwww…….DALHE GUTOOOOOO OSSSSSS

  6. chico borgese at 6:10 pm

    O melhor peso medio da atualidade,com certeza merece uma capa na revista!!!!!!!!Arrebentou no absoluto tambem!!!!!
    osssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. rafael paraiba brasil at 6:27 pm

    Tem q colocar o guto na capa, mais que merecido o cara veio de baixo e ta colocando o nome do rio grande no topo… valeu guto continua assim ..

  8. Ricardinho Sabor at 12:31 am

    Demorou né, Guto Campos na capa da GRACIEMAG, a melhor revista de lutas do mundo, e de brinde algumas posições do Campeão Europeu no plano de aula.
    Valeu Mestre,OOOOOOOssssssss

  9. Menudo at 12:49 pm

    QUEREMOS O GUTO NA CAPA DA GRACIEMAG!!!!
    NADA MAIS JUSTO E MERECIDO DO QUE POR O CAMPEÃO EUROPEU…

    PARABÉNS MESTRE!!!

    OSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  10. Mauricio Peixoto at 5:02 pm

    Queremos Gustavo Campos na Capa da GRACIEMAG não é por pedidos é por merecimento! Valeu Guto Merece muito sair na capa da graciemag… tu és minha inspiração e um dia se DEUS quiser irei sair tambem valeu meu mestre GUSTAVO CAMPOS…
    OSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  11. Marcelo Beltrao idiart at 9:35 pm

    Nós Gaúchos, leitores assíduos da revista GRACIEMAG, temos a certeza que nosso mestre Guto Campos é merecedor de sair na capa desta grande revista. Além de ser campeão Europeu já conquistou o Mundial em todas as faixas e grande formador de alunos que conquistaram Mundiais.Estamos certos de que nossa solicitação será aceita. Grato pela atenção.

  12. Pablo Recruta at 10:16 pm

    O Guto é merecedor dessa capa, deu show no europeu, lutou muito e além de um grande lutador é uma grande pessoa, quem o conhece sabe do que estou falando!! Ossssss

  13. Ismael Pacheco at 11:43 am

    O ENRIQUECIMENTO DO JIU-JITSU E DA PROPRIA REVISTA SÓ SE DARÁ COM O GUTO CAMPOS NA CAPA DA GRACIEMAG!!!
    SE ALGUÉM TEM ALGO A DIZER É ELE, POR FAVOR COLOQUEM ELE NA CAPA DA REVISTA E DISPONIBILIZEM UMA MATÉRIA COM AS POSIÇÕES DELE!!!
    SIMPLESMENTE IMPECÁVEL!!!
    O LEGÍTIMO JIU-JITSU ARTE!!!

    ABRAXXXXX

  14. Marquinho at 11:51 am

    Valeu mestre pela conquista vc é um grande lutador !!! Temos a certeza de q vamos ver vc na capa da GracieMag … Abraço Mestre

  15. BRUNÃO at 11:55 am

    AEEEE GUTÃO, DOIS OUROS E UM BRAÇO NÃO É MOLE…
    AGORA A GRACIEMAG. BEM QUE PODIA COLOCAR O GUTO NA CAPA NÉ?!
    É O PRIMEIRO DA FILA… CHEGOH A VEZ DO GUTO CAMPOS!!!
    OSSSSSSS
    PARABÉNS
    DÁ-LHE GUETHO

  16. vinicius at 11:56 am

    poo revelaçao ai no campeonato mostrando a arte suave um jiu jitsu de invejar qualquer um.
    nada amis justo que colocar guto campos na capa da graciemag.

  17. rafael at 12:06 pm

    po galera vamo por o guto na capa da revista o cara é uma das maiores pedreiras de uma das categorias mais casca grossa e nã é de hoje que vem mostrando que é um dos melhores do mundo provou ao longo de toda sua carreira se destacando nos maiores torneios (mundia,copa do mundo, panamericano, europeu, sul americano, brasileiro, abu dhabi) sempre campeão ou entre os primeiros, po o cara é capa esse merece, e nesse europeu tirou onda título duplo, vamo por o Guto na capa.

  18. pedrão at 3:07 pm

    mestre camps, não é uma surpresa para quem ja o assiste lutar a mais de 15 anos…isso é resultado de uma excelente trabalho que vem realizando e com certeza vai continuar na parte alta do podio.ossssssssssss

    Mestre CAMPS MERECE TA NA CAPA!!!!!

  19. PEDRERO71 at 3:21 pm

    NADA MAIS JUSTO DO QUE GUTO CAMPOS NA CAPA DA GRACIEMAG

    GANHAR DE ADVERSÁRIOS COM MAIS DE 30Kg POR FINALIZAÇÃO EM QUASE TODAS LUTAS NÃO É PRA QUALQUER UM.

    O GUSTAVO CAMPOS FOI O NOME DO EUROPEU 2010.

    AE GRACIEMAG, SE LIGA!!! O CARA JÁ GANHOU A SELETIVA PRA ABU DHABI 2 VEZES E PODE TER CERTEZA QUE VAI DAR MUITO TRABALHO EM MARÇO EM GRAMADO.

  20. Rafael Freitas at 3:42 pm

    Demoro colocar o Guto na capa!
    Esse é o momento dele, tá no topo e merece esse reconhecimento por parte da melhor revista de jiu jitsu!

    Guto parabens pelos titulos, provou mais uma vez que tu veio para ficar, o EUROPEU FOI TEU!

    abrax

  21. Camila at 4:08 pm

    Não entenderia o mestre Guto Campos, tetra campeão mundial… e agora campeão europeu no peso e no absoluto nao ir para a capa da revista gracie! Estamos na espera!!!

  22. Marco at 10:43 pm

    O campeao do abosluto e sempre o maior campeão de qualquer campeonato, assim merece a capa de qualquer revista que pretenda cobrir o evento.
    Ossss

  23. angelo roman at 10:47 pm

    DAAAALEE GUTO CAMPEÃO EUROPEU! PARABÉNS MESTRE! JUSTIÇA AO CAMPEÃO QUEREMOS GUTO CAMPOS, GRANDE NOME DO EUROPEU, NA CAPA DA GRACIEMAG! OOSSSSSSSSSS

  24. matheus martins at 10:57 pm

    Demoro!!!guto campos na capa da graciemag!!!grande nome do europeu levando peso e absoluto buscando sempre a finalizaçao!!ossss

  25. pablo at 1:22 am

    o professor gustavo campos é o maior de todos os lutadores e ele pode provar pra qualquer um ganhando inumeros campeonatos, estadual é so pra brincar, abu dabhi é pra se preparar, e europeu pra mostrar que é o melhor……………

  26. Henrique Araujo at 8:53 am

    GUSTAVO CAMPOS o nome do europeu 2010
    Nada mais justo do que colocar ele na capa da GracieMag!!

    CUIDADO, esse é o ano do GUTO
    OSSSSS

  27. BOLÃO at 9:33 am

    vamooooooooooo ferozzzzzzzzzzz…sabe muito esse cara, parabéns por tudo isso, quem te conhece sabe o quanto tu merece isso, po e essa capa na revista,po é o minimo q tem q acontecer…FORTE ABRAXXXXXXXXXXX CAMPEÃO…OOSSSSSSSSS…

  28. Paulo Roberto Lins e Castro at 5:29 pm

    essa capa é do GUTO!!!! uns dos melhores atletas do mundo e o disparado o melhor do estado, além de ser o grande líder da academia mais voltada a formar atletas campeões no sul do brasil, GUETHO JIU JITSU, fábrica de campeões

    GUTO NA CAPA DA GRACIE

    MANDOU NO EUROPEU

    OSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  29. Andre Tannus at 8:30 pm

    o guto ja ta nas cabeça a um tempo e agora com esse absoluto esta merecendo a capa da GRACIEMAG…osssssssssssss

    nao tem desculpa pra nao colocar o campeao absoluto na capa alem de uma grande pessoa um grande campeao dos tatames e da vida!!

  30. Marco silva at 1:54 am

    Não vejo ninguém mais além do Guto para ser a capa da Revista Gracie!!! Seria a maior injustiça ele não ser a capa ,foi Campeão Mundial em todas as faixas e treinou muito para esta Última conquista!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *