Helio Gracie vive

Share it

Foi no dia 29 de janeiro de 2009, há exatamente um ano portanto, que grande mestre Helio Gracie nos deixou. Mas enquanto houver uma academia de Jiu-Jitsu, com fracos, crianças e mulheres se fortalecendo com a arte, seu legado permanece cada vez mais aceso.

Não é preciso uma data certa para relembrar o professor, e qualquer homenagem ainda é pouca. Separamos, assim, um vídeo em que Helio aparece fazendo o que mais gostava.

Esta luta, em que ficou por baixo e apagou o oponente 15kg mais pesado e ainda avisou ao juiz distraído, foi um marco na carreira do grande mestre. “Foi a maior emoção da minha vida”, declarou nos jornais da época. E confirmou em GRACIEMAG 50 anos depois: “É verdade, porque constatei que meu Jiu-Jitsu era superior ao dele”.

Assista ao vídeo e depois leia a explicação técnica do golpe, abaixo:

Helio narrou o desfecho da luta: “Ele não percebeu que minha outra mão entrava-lhe diretamente na aba do kimono. Estávamos, portanto, tentando o estrangulamento, ambos com os golpes armados, mas acontece que Kato não conseguiu passar pela minha barragem de pernas, tornando o meu golpe mais eficiente e entrando então na fase decisiva da luta”.

“Notei que o japonês largou para defender o seu pescoço, consumando a minha supremacia no golpe. Apertei mais o golpe e Kato começou a desfalecer, diminuindo a pressão nos meus pulsos. Por isso continuei fechando o estrangulamento, chamando a atenção do juiz: ‘O japonês vai dormir’. O juiz não me ouviu ou não me entendeu, mas, afinal, o larguei para o lado, caindo Kato pesadamente como um fardo”, contou o professor, em “O Globo”.

Ê, saudade.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. rubens caponi garcia at 6:12 pm

    Gostaria de parabenizalos pela foto escolhida do Sr:Helio Gracie para esta matéria.
    Nesta foto,ele nos brinda com um perfil maravilhoso,sereno,calmo,alegre,e acima de tudo um exemplo de homem, com sua paz e sabedoria exemplar.
    Parabéns a toda família Gracie por ter como alicerce este senhor.

  2. marcelo at 12:07 pm

    mestre helio nao morreu …. evoluiu
    passado 1 ano q o mestre e cientista partiu para outra dimençao
    o que eu posso dizer e q ele estara sempre presente nos meus pensamentos e tambem no meu espirito , nao poderei jamais velo novamente porem sentir sua presença e claramente uma real , o velhinho ta por ai a sintonia e uma real

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *