Comprido, Renatinho e Ailton vencem no Grappling

Share it

No último final de semana, ocorreu o 2º Campeonato Mundial de Grappling na cidade de Fort Lauderdale, Flórida. Modalidade reconhecida pela Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) em 2007, o Grappling reúne lutadores de Jiu-Jitsu, judô, sambo e luta olímpica, dividido em competições de kimono e sem kimono.

No sábado, as disputas foram sem kimono, e o Brasil foi representado na categoria até 84kg por Jonatas Novaes e Gabriel Kitober, e na até 96kg por Rodrigo “Comprido” Medeiros.

Jonatas venceu um oponente espanhol por 1 a 0 na primeira luta e acabou superado por um americano no tempo extra por 1 a 0 (1 a 1 no tempo regulamentar), enquanto Gabriel, seu companheiro de categoria, encarou o americano Ben Askren, wrestler do time olímpico de 2008 e competidor do ADCC 2009.

Ailton no topo do pódio absoluto. Foto: Divulgação.

Ailton no topo do pódio absoluto. Foto: Divulgação.

Gabriel fez uma luta duríssima e mesmo sendo superior perdeu na regra por 1 a 0 na prorrogação. Ben foi o campeão, e com isso repescou Gabriel Kitober.

Com muita vontade, Gabriel entrou com tudo e finalizou seus dois compromissos (ITA e EUA) ficando com a terceira colocação. Ainda no sábado, o líder do time Brasa e treinador do campeão do UFC Brock Lesnar, Rodrigo Medeiros “Comprido” finalizou sua primeira luta com facilidade, mas foi surpreendido na segunda luta por um fortíssimo e bem preparado lutador canadense.
No domingo as disputas foram de kimono e o Brasil entrou em praticamente todos os pesos (60, 66, 84, 96, 120kg), com nove atletas no total. Na categoria 60kg, Bruno Bastos (ATT) começou bem mas foi surpreendido pela regra e por um talentoso lutador dos EUA, perdendo por pontos. Na repescagem, Bruno acabou sendo superado após machucar o polegar.

Na 66kg, o atleta mais experiente da equipe e aluno de Carlson Gracie, Renato Tavares, venceu um francês (5-1), e dois americanos, na semi (5-1) e na final (1-0), sagrando-se como o primeiro campeão do dia.

Pela categoria 84kg, Ailton Azevedo finalizou na primeira e perdeu na segunda por pontos. Na repescagem marcou 5 a 0 e finalizou um italiano, garantindo o bronze. O grande nome da categoria, porém, foi Gabriel Kitober, que venceu quatro lutas, finalizando o atleta da França na final.

Na categoria 96kg, Rodrigo Medeiros “Comprido” não deu chances a seus adversários e faturou o título. Entre os pesados (120kg), Marcão Oliveira  finalizou um americano, ganhou de 3 a 0 de um canadense e na final venceu outro americano para ser o campeão.

Já no absoluto, Ailton Azevedo foi o único a representar o Brasil, e após vencer três oponentes, sagrou-se o primeiro campeão mundial absoluto de grappling da FILA. “Nossos atletas sentiram um pouco de dificuldades por causa das regras e acabaram surpreendidos, mas todos estão de parabéns, foi um excelente campeonato”, disse Pedro Gama Filho, presidente da CBLA.

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Larissa at 6:49 pm

    Gostaria saber por que vocês no título da notícia sobre o Campeonato Mundial de Grappling,não citaram o nome de Gabriel Kitober que foi o vencedor da categoria. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *