Judocas fazem seletiva. Honorato e João Gabriel estão fora

Share it

O Rio de Janeiro recebe neste sábado (5 de dezembro) 53 judocas com o mesmo objetivo: conquistar vagas da seleção brasileira na última chance de entrar para a equipe, a Seletiva Nacional. O evento faz parte do Projeto Londres 2012, que vai apurar os atletas que disputarão torneios que fazem parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. A Seletiva acontecerá no Ginásio Leite de Castro da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, às 10h.

Grandes nomes do judô nacional disputam o evento, como o bicampeão mundial João Derly, que tenta a vaga numa nova categoria, a leve (-73kg). Outro que também luta a competição com novos objetivos é o medalhista olímpico Leandro Guilheiro, que buscará a vaga no meio-médio (-81kg). Assim como João Derly, Leandro Guilheiro anunciou que mudaria de peso há algumas semanas. No feminino, Ketleyn Quadros (-57kg), primeira medalhista olímpica individual do Brasil em olimpíadas, tenta se manter na equipe após um ano em que a judoca considerou difícil.

“O ano foi bem intenso, com muitos momentos difíceis, mas pude contar com a ajuda da minha família, amigos e do Minas Tênis Clube para não me abater. Estou tranquila para a seletiva e, como sempre, minha expectativa é positiva”, diz Ketleyn Quadros.

Ketleyn Quadros será uma das judocas em ação / Foto: CBJ

Ketleyn Quadros será uma das judocas em ação / Foto: CBJ

A judoca acredita que a medalha olímpica fez com que ela se torna-se uma atleta visada por todos.

“Tinha consciência que após a medalha em Pequim nunca mais teria uma luta fácil. Todas querem me vencer e acaba que a responsabilidade da vitória fica sempre sobre meus ombros. Faço judô porque amo e eu sei que existe a cobrança pela medalha olímpica, mas o resultado só aparece com treino e dedicação. Mais do que nunca eu quero voltar à tona”, afirma.

Os vencedores da Seletiva Nacional Projeto Londres 2012 se juntam aos judocas pré-classificados que fizeram parte da seleção em 2009. Os atletas que estiverem na 22a colocação (masculino) e 14a (feminino) já estão garantidos na próxima temporada. Entre eles estão Leandro Cunha, Nacif Elias, Flávio Canto, Tiago Camilo, Hugo Pessanha, Eduardo Santos, Luciano Corrêa, Leonardo Leite, Daniel Hernandes, Walter Santos, Sarah Menezes, Erika Miranda e Rafaela Silva. 

Desfalques 

Carlos Honorato (-100kg), prata nas Olimpíadas de Sydney 2000, e João Gabriel Schlittler, bronze no Campeonato Mundial 2007, não disputarão a Seletiva Nacional. Os dois atletas estão lesionados e, com isso, disputarão a quarta vaga na seleção brasileira numa outra seletiva, prevista para o segundo bimestre de 2010.

“Não consegui me recuperar da lesão que sofri no Grand Prix no início do mês de novembro e, infelizmente, vou ficar de fora. Meu objetivo é lutar pela quarta vaga e, pelo menos, representar o país nas etapas brasileiras do Grand Slam e Copa do Mundo”, diz Honorato, que além da prata em Sydney tem um bronze no Mundial de 2003.

Além de Carlos Honorato e João Gabriel, os judocas Rodrigo Luna (-81kg) e Natália Bordignon (-70kg) também estão lesionados e não disputam o evento.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *