Evento de Abu Dhabi promete revolucionar modalidade sem kimono

Share it

Leo Viera, André Galvão, Julio Cesar Pereira, Mackenzie Dern e Braulio Estima durante a coletiva de imprensa. Foto: Divulgação/ADXC

Um anúncio bombástico sacudiu a comunidade do Jiu-Jitsu com notícias vindas diretamente da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Trata-se da criação de um novo evento de Jiu-Jitsu que reúne talentos da nova geração e nomes consagrados, além de uma nova combinação de conjunto de regras e formato de luta. O Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC) surge com o ambicioso propósito de revolucionar os campeonatos sem kimono.

A notícia veio em uma coletiva de imprensa, realizada no luxuoso hotel Anantara Eastern Mangroves para seus ilustres convidados e transmitida mundialmente para todos os fãs e para a mídia. Nomes conhecidos da comunidade do Jiu-Jitsu, como André Galvão, ao lado de sua esposa Angelica Galvão; Braulio Estima, Leo Vieira, Mackenzie Dern e mestre Julio Cesar Pereira foram alguns dos convidados, palestrantes e conselheiros para os primeiros passos do ADXC. Eles foram convidados pela organização capitaneada por H. E. Abdulmunan Al. E. Abdulmunan Al Hashemi, presidente da UAEJJ Federation e da International Vision Investments (IVI), ao lado do Sr. Tariq Al Bahri, gerente geral da International Vision Sport Management (IVSM), e do Sr. Rodrigo Valerio, diretor de operações da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP).

As informações foram divulgadas na coletiva de imprensa e trouxeram alguns detalhes sobre o ADXC. As lutas serão disputadas num cage e terão duração de três rounds de três minutos. A primeira edição do evento está prevista para outubro de 2023. Os participantes virão de um ranking tecnológico da federação para adquirir os melhores lutadores no palco. Rodrigo Valerio falou sobre o sistema de ranking.

“O ADXC atrairá um grupo diversificado de atletas para mostrar suas habilidades dentro do cage”, disse Rodrigo. “Adotamos eliminatórias e categorias de peso abrangentes, escolhendo cuidadosamente as datas para garantir a participação das mais distintas estrelas.”

Sobre o formato da luta, André Galvão falou mais sobre o estilo de três rounds, sem pontos no placar, e a estratégia que vem com os rounds.

Leo Vieira, Julio Cesar Pereira, Mackenzie Dern, Angelica Galvão, André Galvão e Braulio Estima compareceram à coletiva de imprensa do ADXC. Foto: Divulgação/ADXC

“Cada rodada terá um placar de 10-9 ou 10-8 por pontos, assim como no MMA, e pode ocorrer um empate. Mas os rounds com um minuto de descanso são suficientes para mudar as coisas, como refletir sobre a estratégia com a luta em andamento e entender se você está ganhando ou perdendo a luta. Estamos discutindo se vamos ter um round extra se houver empate, evitando a decisão do árbitro. A luta continuará, sem paradas por saída dos tapetes, pois as lutas serão realizadas no octógono. O objetivo portanto é fazer com que os combates sejam divertidos e emocionantes.”

Sr. Tariq Al Bahri falou sobre como o ADXC está trazendo inspiração para as gerações jovens dos Emirados Árabes Unidos, já que o país tem o Jiu-Jitsu como um de seus principais esportes e a filosofia do Jiu-Jitsu mantém as próximas gerações motivadas a dar o melhor de si.

“Estamos dando início a uma nova era de esportes de combate em Abu Dhabi. O ADXC serve como uma plataforma abrangente para o Jiu-Jitsu e o grappling, ultrapassando os limites dos esportes de combate. Sem dúvida, o campeonato aumenta o status de Abu Dhabi como um destino global para esportes de combate profissionais, o que proporciona um grande caminho para a integração dos jovens de Abu Dhabi. Por meio de plataformas como essa, nós não apenas inspiramos os jovens, mas também construímos um futuro brilhante para esse esporte.”

 

Ler matéria completa Read more