Ataques da guarda De la Riva, na Renzo Gracie Online Academy

Share it

Uma das opções de guarda aberta mais populares da cartilha do Jiu-Jitsu, a De la Riva foi desenvolvida por um aluno do grande mestre Carlson Gracie, na década de 1980. Ele se chamava Ricardo de la Riva e percebeu que, se usasse uma das pernas como gancho, envolvendo parcialmente a perna do adversário na altura do joelho, seria capaz de neutralizar a movimentação dos renomados passadores de guarda de sua escuderia, quase todos muito maiores e mais pesados do que o franzino Ricardo.

A técnica deu certo, ganhou fama nos campeonatos da arte suave e até hoje vem sendo estudada por diversos praticantes de Jiu-Jitsu ao redor do mundo. É o caso de Renzo Gracie e Christian Xaropinho, dois especialistas em atacar com a guarda De la Riva, como você pode notar nos dois vídeos a seguir.

Repare como mestre Renzo utiliza a engrenagem da De la Riva para surpreender o passador com uma raspagem balão, terminando o movimento na montada.

Xaropinho raspa utilizando-se do peso do próprio passador, no momento em que o oponente tenta chegar ao cem-quilos, cruzando o joelho na diagonal.

Na aula sobre qualidade de vida, Wellington Megaton fala sobre a “arte de levantar e seguir em frente” após sofrermos algum tipo de revés.

Não perca mais tempo!

Vá ao site www.gallerr.com/rgoa e tenha acesso ao conteúdo completo do curso de Jiu-Jitsu mais sofisticado da Internet. Seja aluno da Renzo Gracie Online Academy (RGOA).

Oss!

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *