20 anos de Pride: revelado o segredo da guilhotina de Renzo Gracie

Share it

Nesta série exclusiva de vídeos, Renzo Gracie relembra o Pride 1 e explica como foi que ele desenvolveu sua famosa guilhotina.

Tokyo Dome, Japão, 11 de outubro de 1997. Apesar das 40 mil pessoas que assistem, há silêncio na arena. O público respeita os lutadores, que digladiam num jogo de xadrez.

Renzo Gracie arma o estrangulamento em Akira Shoji. Nem o comentarista entende a posição. Renzo faz o que virá a ser chamado de guilhotina com o braço dentro.

Shoji sofre, mas, eventualmente, livra a cabeça da armadilha e sobrevive à luta inteira. É a terceira luta duma das noites mais memoráveis da história do MMA: o evento inaugural do que muitos consideram a melhor organização da história do esporte — o Pride FC.

Vinte anos depois, Renzo recorda detalhes de como a frustração de não concluir o estrangulamento viria a ajudá-lo a refinar um de seus ataques mais letais.

imagem: Luca Attala

Agora sabemos que você quer aprender a técnica. Mas, antes disso, visite gallerr.com/academy e matricule-se em “Renzo Gracie – Dominando o Jiu-Jitsu” com 50% de desconto. Aprenda todos os segredos do Renzo ao longo de 225 vídeos, por apenas 60 reais — mas só até o fim desta sexta-feira, dia 27.

Voltando ao que interessa. Essa é a história por trás do estrangulamento, mas não dá pra finalizar ninguém com aula de história, não é? Veja, a seguir, as mecânicas da guilhotina e todos os conceitos relevantes.

Fechando esta série de vídeos, Renzo dá um passo-a-passo pra que você também tenha uma guilhotina irresistível com o braço dentro.

Pronto pra colecionar pescoços? Vá à caça no seu próximo treino, e diga-nos se você se deu bem.

P.S.: A Gallerr Academy está comemorando 20 anos de Pride. O curso “Renzo Gracie – Dominando o Jiu-Jitsu” está com o preço especial de 60 reais. São mais de 225 vídeos! Matricule-se antes que termine a oferta.

Ler matéria completa Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *