A mensagem do Jiu-Jitsu para o mundo em tempos de guerra

Share it

Faixa-preta Gabriel Marinho, nosso GMI na academia ProCombat, abraça seu adversário após a luta em sinal de respeito. Foto: Flashsport

Num mundo tão complicado, cheio de hostilidades, uma das grandes magias do Jiu-Jitsu é fomentar o respeito entre as pessoas, mesmo que elas estejam competindo pelo mesmo objetivo.

É o que ensina o professor GMI Gabriel Marinho, da academia ProCombat, em Campo Grande, no Rio de Janeiro.

“Respeito é a base de toda a existência humana”, diz Gabriel. “Respeito aos mais novos, aos mais velhos, aos vencedores e aos que foram vencidos. Do mais importante campeão ao mais novo faixa-branca. O respeito é e sempre será nossa maior vitória.”

A lição de Gabriel é vista todo os finais de semana nos campeonatos de Jiu-Jitsu em todas as partes do mundo, nos quais depois de batalhas duras por posições, os competidores sempre terminam num abraço. Não limitado à arte suave, o cordial abraço é também visto em outros esportes de luta, como o boxe e o MMA. É preciso buscar este respeito sempre, pois o adversário sempre estará pronto para te ajudar a crescer e evoluir como atleta.

Roger Gracie e Marcus Buchecha se abraçaram após o duelo histórico no Gracie Pro. Foto: Carlos Arthur Jr.

Qual a melhor lição que o Jiu-Jitsu trouxe para a sua vida, amigo leitor? Deixe nos comentários e espalhe a mensagem da arte suave!

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Rafael Castilho at 3:36 pm

    Sou aluno desse fera chamado Gabriel Marinho. Me sinto muito honrado em fazer parte da família que ele montou, e que mantém unida todos os dias.
    O respeito ao adversário vem dos ensinamentos diários, com muita disciplina , e treinos pesados. Na GFTeam procombat, somos todos um só.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *