5 dicas para você escolher e comprar o primeiro kimono de Jiu-Jitsu

Share it
Kimono de algodão trançado, próprio para o Jiu-Jitsu, visto de perto. Foto: Divulgação.

Kimono de algodão trançado, próprio para o Jiu-Jitsu, visto de perto. Foto: Divulgação.

A hora da compra do primeiro kimono gera muitas dúvidas não apenas para os praticantes de Jiu-Jitsu, como para atleta de todas as outras artes marciais. Isso porque a escolha errada do traje pode causar transtornos posteriores, durante a utilização.

Problemas que podem variar desde o tamanho incorreto, desgaste precoce ou modelo inadequado à atividade escolhida. Para ajudar os atletas que estão iniciando no Jiu-Jitsu, e judô, karatê etc, Miguel Malak, presidente da Torah Kimonos, ensina algumas dicas importantes para não se cometer erros na escolha do uniforme de luta.

1. Kimono de Jiu-Jitsu é para o Jiu-Jitsu! Não improvise

“A primeira coisa que precisa ser lembrada é que o kimono atende a sua modalidade específica de acordo com as regras de cada esporte (Jiu-Jitsu, judô, karatê etc). Assim, opte por um que seja compatível com a sua prática”, diz Miguel.

2. O tamanho certo do kimono

“Procure um tamanho que se adequa perfeitamente à sua altura e proporções volumétricas. Kimonos pequenos ou grandes demais vão prejudicar o seu desempenho”, ensina. Veja a sugestão de tamanho, baseado em idade e altura:

M00: até 3 anos
M0: até 5 anos
M1: até 7 anos
M2: até 9 anos
M3: até 11 anos
JR: até 13 anos

A1: até 1,70m
A2: até 1,80m
A3: até 1,90m
A4: até 2,0m
A5: acima de 2m

3. O tecido adequado

“Existem kimonos de diferentes tecidos e, desse modo, a sua escolha em cada modalidade garante a maior ou menor durabilidade. Os confeccionados com 100% de algodão são mais resistentes e não alérgicos. Kimonos fabricados com tecidos não tingidos (ou seja, aqueles do tipo cru) sofrem encolhimento prematuro e acentuado por não terem sido submetidos a nenhum processo químico”, ensina o fabricante.

4. Kimonos reforçados no lugar certo

“Algumas modalidades necessitam de reforços estratégicos em locais de maior desgaste (peito, costas, axilas, joelhos, aberturas laterais etc). A gola deve proporcionar resistência e durabilidade, porém também deve oferecer conforto ao atleta. As calças necessitam de aberturas suficientes para proporcionar o máximo de mobilidade. As linhas utilizadas devem ser grossas e compatíveis com a gramatura do tecido, porém não interferem na resistência do mesmo”, reforça ele.

5. Faixas e acabamentos no kimono

“As faixas infantis não devem ser muito grossas, pois o atleta não terá força suficiente para apertar o nó”, lembra Miguel. “Não esqueça que etiquetas, bordados e impressões em silk proporcionam beleza e acabamento ao produto, mas devem ser produzidas e localizadas conforme a regra de cada modalidade esportiva.”

E para você, leitor? O que conta principalmente na hora de comprar o kimono?

Assine GRACIEMAG ou garanta sua revista nas bancas e saiba mais, sobre kimonos, técnicas e a história do Jiu-Jitsu. Clique aqui para assinar a revista.

Ler matéria completa Read more
There are 127 comments for this article
  1. Rodrigo Montini at 4:45 pm

    O kimono da torah que eu comprei( A2) encolheu demais e acho que encolhe até hj, nunca mais compro torah. está quase no meu cotovelo! tenho 1,79 e 76 kilos.

    • Roberta Giz at 2:12 pm

      Os kimonos são produzidos com tecido 100% algodão, portanto é normal encolher durante as primeiras lavagens, porém dentro do percentual máximo indicado na etiqueta. Valeuu!

      • Rodrigo Montini at 10:11 pm

        Roberta, se quiser te envio a foto! Algumas pessoas na ” minha academia” ficam igual a sacos de batata porque compram o A3. pessoas com perfil de A2, que, influenciadas por vendedores compram este tamanho. tenho 1,79 e 76 kilos. como pode ficar curto me explica?

  2. Sauljj85 at 6:28 pm

    Melhores Kimonos.

    1. Koral MKM
    2. Atama mundial
    3. Keiko Raça
    4. Red Nose

    Podem comprar esses quatro que são excelentes!
    conforto durabilidade e estilosos!
    osss

  3. Jack at 12:38 am

    o meu azul eh bem quente, mod. standart da Shiroi (do Parana, com tradiçao e bom preço) encolheu quase nada soh na primeira lavagem, me recomendaram com um Keiko light , pagar em varias vzs na Centauro. È resistente? grato!!!

  4. boidepiranha at 8:58 pm

    qdo comecei a treinar vestia A2….agora visto A1…..consequencia dessa nova geracao danoninho, criada no leite com pera e ovo maltino!

  5. Pingback: Links da semana #33 : MMA by Neko
  6. Tiago Rodrigues at 3:31 pm

    Treino de 3 a 4 vezes por semana, tenho 2 Koral Classic, um branco e outro azul (3 anos de uso), 1 Dragão Drago branco (1 ano de uso) e 1 Vulkan (5 anos de uso). Faço rodízio com estes 4 kimonos, resumindo, o Vulkan ta o mais surrado, o restante ta zerado, o segredo é lavar após o treino e nunca usar cândida ou alvejante.

    * Anteriormente usava um Dragão Arm-Lock que presentei meu irmão, outro excelente kimono.

    Na minha opinião:

    1º Koral Classic;
    2º Vulkan Tradicional (se não me engano não fabrica mais, só light)
    3º Dragão Arm-Lock

    Oss

  7. renato at 4:02 pm

    treino ha treze anos e ja tive dragao, torah, krugans, gameness, bull terrier, bad boy, em se tratando de durabilidade, dragao ganha dos demais, como uma pequena margem ja que krugans e gameness sao bem duraveis tb, eu particularmente me adaptei mais ao krugans, veste melhor no meu corpo, apesar de a marca nao ter nenhuma repaginada tanto nos produtos quanto em seu site a pelo menos uns dez anos!!!!!!!

  8. renato at 6:49 pm

    dicas de kimonos importados com layout diferente qualidade durabilidade beleza, mas sem preço competitivo e difícil de conseguir importá-los, Bull terrier, Albino e Preto, shoyoroll e hayabusa…….ah tem tb o luck gi!!!!!!!!

  9. Samuel Ferreira Mafra at 9:28 am

    Eu tenho 1,88 e 67kl qual seria um numero bom pra mim, um A2 ou um A3, to querendo comprar um kimono da keiro raça serie limitada e sou novo no esporte. Me ajudem por favor, obrigado =D

    • josé at 3:47 pm

      Lembrem se cada marca tem sua modelagem e todas elas tem suas medidas em cm ou peso x altura em seus sites.

      O que vale para uma pode não valer para outro.

      Kimonos devem ser de trançado pesado tem o melhor custo x benefício, duram mais e são mais resistentes foram criados para o jiu jitsu.
      Quando você compra um kimono leve vai gastar duas vzs, uma porque a durabilidade é bem menor e outra pq o jiu jitsu se treina pesado, usamos o kimono para tudo, puxar, estrangular, arrebentar pegadas, aquecimento etc etc.

  10. Alessandro Zanatta at 2:31 pm

    Oi Diogo, eu tinha um Kimono de judô a1, claro sou mais baixinho q vc, mas acredito q um a3 deve servir bem, pq ele nao deve cobrir suas pernas inteiramente, devem parar na canela logo acima do tornozelo

  11. Jpa Tec Magda at 11:39 am

    Concordo com o Adriano, lembrando que dentro de determinada marca existem os diversos modelos que mudam mto !!! E… vamos lah… pras criancas eh ate melhor um com maior maleabilidade do q uma armadura samurai… !

  12. Vithor Cavalieri at 2:29 am

    NAO É POSSIVEL QUE VOCES N LERAM ESSA MERDA ANTES DE VIR PERGUNTAR…. PQP
    M00: até 3 anos
    M0: até 5 anos
    M1: até 7 anos
    M2: até 9 anos
    M3: até 11 anos
    JR: até 13 anos

    A1: até 1,70m
    A2: até 1,80m
    A3: até 1,90m
    A4: até 2,0m
    A5: acima de 2m

  13. Fernando at 11:30 am

    Qro sair do sedentarismo e começar a treinar mas não acho kimono pra mim tenho 1,85 175k
    Onde encontro e qual tamanho seria

  14. Luciano Souza at 12:47 pm

    pessoal fica perguntando qual o tamanho.. lê o artigo antes de ficar enchendo o saco.. Não foi o suficiente? vai em uma loja e experimenta! Bando de preguiçoso, quer tudo na mão. Já vi que não vão dar certo no Jiu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *