GMI: O que uma academia de Jiu-Jitsu deve ter para ser perfeita para os alunos?

Share it
A academia Art of Jiu-Jitsu liderada pelos Mendes. Foto: Owen Francis

A academia Art of Jiu-Jitsu liderada pelos Mendes. Foto: Owen Francis Photography/Divulgação.

O que uma escola deve oferecer aos alunos para ser considerada ideal? No Jiu-Jitsu, há muitos aspectos que fazem de uma academia um sucesso de público e de crítica. Por exemplo?

Instrutores competentes. Horários especiais voltados para crianças. Espaço amplo e confortável. Higiene impecável para a saúde dos praticantes. Etc etc. Quando a academia forma então campeões mundiais no esporte, alcança um destaque ainda maior, pois atrai os olhos da mídia.

Para os irmãos Rafael e Guilherme Mendes, que comandam a bem falada Art of Jiu-Jitsu, em Costa Mesa, Califórnia, o segredo do sucesso passa por um mandamento: atenção aos detalhes.

No dojô dos irmãos Mendes, que volta e meia recebe convidados como Kelly Slater e campeões de MMA, a organização recebe um olhar especial, e quem ganha com isso é o novo aluno.

Em edição recente de GRACIEMAG, Rafael Mendes detalhou como funciona sua academia na Califórnia. O pentacampeão mundial se aprofundou em itens como gerenciamento e quais são esses detalhes que eles nnao perdem de vista diariamente.

Confira os aspectos destacados por Rafa:

. Organização da academia de Jiu-Jitsu:

“Somente a organização traz todos os benefícios necessários para uma academia, ou melhor, uma empresa, se destacar no mercado. Procure organizar desde o menor dos detalhes até os mais importantes”.

. Limpeza:

“Temos uma pessoa trabalhando na limpeza e manutenção da academia o dia inteiro, e não apenas no fim ou início de expediente. Com isso, a academia está sempre limpa. Se alguma criança derrama um líquido no chão, imediatamente já tem alguém limpando; assim que a aula acaba, a pessoa responsável pela limpeza entra no tatame e limpa para a próxima turma. E, quando os alunos acabam de tomar banho, esta pessoa organiza e limpa o vestiário. Se algo quebra, é arrumado imediatamente. A academia está sempre nova, tudo está sempre novo, nada fica velho, nada fica quebrado”.

. Segurança dos alunos:

“Contratamos uma pessoa responsável pelo estacionamento, para ajudar as pessoas a encontrar vaga e estacionar. Mas esta pessoa também está lá para ter certeza de que as crianças vão em segurança do estacionamento até a porta da academia”.

. Variedade de serviços na academia:

“Temos duas pessoas trabalhando no setor de vendas. São vendas de produtos, de matrículas, de aulas particulares, de serviços especiais como lavanderia, festas de aniversário na AOJ, camps de treinamento para crianças e adultos e diversos serviços”.

. Jiu-Jitsu e gerência:

“Temos um gerente da academia responsável em controlar e organizar todos os outros funcionários. Sua função é se certificar de que tudo ocorra 100% como programado todos os dias. Se algo dá errado ou aparece um problema, nosso gerente rapidamente busca resolver a situação. Ele não só comanda o time de vendas, como também controla todos os outros funcionários, desde a limpeza, estacionamento até os instrutores e professores”.

. Aulas de Jiu-Jitsu

“Hoje contamos com dez instrutores (coaches) e quatro professores faixas-pretas trabalhando o dia todo, nas 15 aulas que damos diariamente. Destas, oito aulas são para crianças. Entre crianças e adultos, são mais de 80 aulas por semana, começando 5h30 da manhã e terminando às 22h”.

. Marketing da academia:

“Temos três pessoas que se dedicam exclusivamente ao departamento de arte, criando novas campanhas de marketing e desenhando novos produtos. Além disso, trabalham na produção e edição de fotos e vídeos de alta qualidade para as redes sociais, como instagram, facebook, twitter. Os vídeos também abastecem o nosso site, no qual temos um sistema de treinamento online – todos os dias filmamos as aulas e postamos no website, assim pessoas do mundo todo podem fazer parte da AOJ, podem ver o que fazemos aqui e a maneira como ensinamos. A partir dessa ferramenta, alunos e também professores podem seguir nosso método de ensino”.

. Currículo e reuniões:

“Todo mês temos reuniões com instrutores e professores, nas quais atualizamos o currículo de cada aula. Conversamos sobre o que está funcionando em cada aula e também o que não está – tudo o que funciona nós atualizamos, fazemos melhor, adaptamos para o melhor aproveitamento e aprendizado. O que não funciona é cancelado”.

. Protocolos para o ensino de Jiu-Jitsu:

“Cada classe tem seu método e seu sistema – não somente um sistema para coordenar a aula, mas também um protocolo para cada situação inesperada, como uma criança que está chorando ou alguém que não está se sentindo bem etc. Assim estamos sempre preparados para cada situação. Temos um código de conduta, um sistema em que todos os funcionários da academia estão em sintonia”.

 

**** E a sua academia, que novidades e benefícios ela apresenta? Para divulgá-los entre nossos leitores, entre para o time GMI, aqui.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *