Mestre Inoki falece e recebe homenagem no Rio de Janeiro

Share it
Mestre Inoki: referência do karatê tradicional japonês. Foto: Gustavo Aragão

Mestre Hiroyasu Inoki: referência do karatê tradicional japonês. Foto: Gustavo Aragão/2003

Um dos professores de karatê tradicional mais queridos da zona sul carioca, grande mestre Hiroyasu Inoki faleceu no último dia 6 de fevereiro, aos 76 anos de idade. Inoki, irmão do famoso senador Antonio Inoki, conversava com amigos e alunos na sua academia Shotokan quando teve uma crise hipoglicêmica que levou a um enfarte. Foi socorrido mas não resistiu, e morreu onde ensinava. Inoki gostava de repetir uma frase: “O salmão sempre morre no lugar onde nasce”.

Natural de Yokohama, onde nascera em 18 de setembro de 1940, sensei Inoki chegou ao Brasil há 60 anos, em 1956. Ele foi aluno dos mestres japoneses Sakagami, Nakayama, Nishiyama e Asai, e no Brasil formou faixas-pretas como Muniz Sodré e Paulão Góes.

Alunos e amigos convidam para uma noite de homenagens a Inoki, no próximo dia 14 de março em Copacabana, na academia Honno, liderada pelo mestre de karatê e Jiu-Jitsu Sohaku. Arigatô, sensei Inoki!

Ler matéria completa Read more
There are 2 comments for this article
  1. Paulo LA at 3:32 pm

    Boa tarde. Paulo Góes não lutou com Rolls. O evento Karate versus JJ nos anos 70, foi com um time de Karate de segunda. Essas informações também podem ser verificadas no livro “Filho teu não foge a luta”. Como aluno do falecido Paulo Góes e praticante de JJ, peço a gentileza de corrigir a matéria. Obrigado. RIP Inoki Sensei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *