Dieta Gracie: o cardápio de Rickson para você ter mais energia no Jiu-Jitsu

Share it
Rickson Gracie ensina sua regrada rotina alimentar. Foto: Divulgação

Rickson Gracie ensina sua regrada rotina alimentar. Foto: Divulgação

Moldado como um guerreiro desde muito jovem, Rickson Gracie é um exemplo de boa saúde, fazendo do seu corpo uma estrutura bem ajustada com a prática do Jiu-Jitsu. Aliado ao poder da arte, mestre Rickson mantém a máquina corporal sempre em alta octanagem, alimentando suas engrenagens com um combustível de melhor qualidade: a Dieta Gracie, com algumas adaptações feitas por ele. Como, por exemplo, no intervalo entre as refeições.

Em entrevista a repórter Ana Luiza Leal, da revista “Alfa”, o faixa-coral da família Gracie revelou uma de suas rotinas alimentares. Aprenda com o professor, melhore sua alimentação e consiga melhor rendimento nos seus treinos!

Desjejum

• 1 xícara de café • 2 fatias de pão de forma rico em fibras • 2 fatias grossas de queijo branco

Lanche da manhã

• 1 copo de 500 ml de vitamina batida com três frutas e 1 colher de proteína em pó

Almoço

• 1 prato de mesa de folhas verdes com 3 colheres de sopa de castanha de caju

• 1/2 prato de sobremesa de legumes cozidos • 3 colheres de sopa de arroz integral • 1/2 peito de frango assado no forno

Lanche da tarde

• 300 g de polpa de açaí congelada batida com: – 1 mamão papaia, 3 tâmaras  secas, 3 colheres de sopa de granola

Lanche da noite

• 1 pastel integral assado recheado com ricota • 1 copo de 500 ml de suco de beterraba

Jantar

• 1 omelete feito com 5 claras e 2 gemas • 1 batata-doce grande cozida

Ceia

• 2 fatias de pão integral • 2 fatias grossas de queijo branco • 10 laranjas-lima picadas

Além das receitas, o faixa-coral também ressalta a importância de não abusar da carne vermelha, trocar os pães e cereais comuns por integrais, mais completos em fibras, a total abolição de açúcar, substituído por frutas secas como tâmaras, e nada de embutidos, como presunto e salsichas, que são recheados de sódio.

Outra dica é com os legumes. No cozimento tradicional, boa parte dos nutrientes ficam na água. Prefira prepará-los no vapor.

Ler matéria completa Read more
There are 70 comments for this article
  1. Fernando Barreiros Martins at 6:26 pm

    Acredito não ter compreendido bem o livro então, pois um dos pontos principais é se alimentar com intervalos de 4h30min e com isso ele mal dormiria direito com esse tanto de refeições.
    Ele deve se alimentar com intervalor de 3h, alguém sabe?!

  2. Fernando Barreiros Martins at 6:33 pm

    Luis Augusto Guazzelli, inclusive estou seguindo certinho mas se puder ser de 3 em 3 horas é melhor. ainda não me habituei a fome no finalzinho de cada intervalo.. estava acostumado a comer de 3 em 3 horas, as vezes até duas

  3. Diego Pilau de Abreu at 6:47 pm

    Isto não é a Dieta Gracie do livro. Pode ser uma adaptação pessoal do mestre Rickson mas não é a original. E quem escreveu este texto deveria saber e expor isto.

  4. Diego Pilau de Abreu at 6:47 pm

    Isto não é a Dieta Gracie do livro. Pode ser uma adaptação pessoal do mestre Rickson mas não é a original. E quem escreveu este texto deveria saber e expor isto.

  5. Romano Tocci at 6:53 pm

    tenho lido sobre isso e vejo as pessoas se alimentando em 3 em 3 e hras , outros em 2 em 2 hrs, pra mim a 1ª opção é a melhor , fazendo 6 refeições por dia, acelera o metabolismo e não fica comendo o tempo todo né! No caso dele eu tiraria esse lanche da noite e na ceia tomaria uma caseína com uma fruta! abs

  6. Fernando Barreiros Martins at 7:02 pm

    Romano Tocci mas conforme o livro esse periodo de 4h30min seria dado para a digestão do alimento anterior ter sido realizada por completa e o estômago estar vazio e pronto para receber a nova refeição não misturando as classes de alimentos. Por isso minha dúvida, mas já é a segunda pessoa que leio a alimentação da família gracie e vejo MUITAS refeições para serem realizadas com esse intervalo. Confundiu a cabeça agora hehehe

  7. Leonardo Nascimento at 7:05 pm

    Que pão integral é esse? Pois, o do mercado não é integral de verdade, podemos ler no rótulo que contém farinha branca em grande quantidade.
    E ainda, a alimentação deve ser realizada segundo o livro da dieta Gracie de 4 em 4h, o que não acontece com o exemplo acima.
    Acho que a informação está errada, só pra vender revista e gerar acessos no site!

  8. Tommy Escorcio Williames at 7:11 pm

    Temos que levar em consideração a quantidade que Rickson come por refeição que é pouca. Outro ponto é a rotina dele, Pesada, com certeza deve acelerar o metabolismo, mas me sinto excelente com o intervalo de 4h 30min e faço 4 refeições diárias seguindo a risca a dieta Gracie

  9. Paulo Amf at 7:18 pm

    A base da dieta gracie é muito simples: Combinar alimentos e espacamento entre as refeições para não gerar fermentação. Cada organismo se adapta a certos alimentos e intervalos. .. É preciso experimentar

  10. Romano Tocci at 7:24 pm

    Fernando Barreiros Martins , 7 refeições com intervalo de 4h30min, seria impossível dormir rsrsrs, vejo q essa informação do livro não está precisa e olha que a dieta Gracie é bem conceituada!
    As informações que eu leio , vêm de relatos na internet ,de especialistas, de atletas como do jiu jitsu, fitness e do crosfit (esse exige mto do condicionamento físico).Creio que a de 3 em 3 hrs seria a melhor mesmo!

  11. Rodrigo Schapke at 7:37 pm

    hahahhaha que piada essa matéria! essa dieta pode ser tudo menos Dieta Gracie, só faltou falar que ele toma refrigerante nas refeições e chocolate de sobremesa! hahahahah
    "Repórter Ana Luiza Leal, da Revista Alfa", leia o primeiro capitulo do livro e saberá que isso nao é a dieta!

  12. Romano Tocci at 7:40 pm

    Luis Souza acabei de solicitar a participação no grupo, isso mto me interessa, faz um ano que machuquei seriamente meu ombro, parei com os esporte, deixei a dieta de lado e engordei mais de 15 kg. Valeu pelo convite. Abs

  13. Diego Avedissian at 7:44 pm

    Então, mas você JA comeu. Ele come antes de dormir isso. É comida demais. Eu normalmente como 2 ou 3 no máximo. 5 antes de dormir é muita coisa. E ele faz 7 refeições num dia! Tem que ter um sistema digestivo ultra rápido pra comer tudo isso durante um dia e ainda treinar pesado sem estômago cheio.

  14. Felipe Dsd at 9:12 pm

    Eu vi uma entrevista do Kron, dizendo que eles comem várias vezes mesmo. Não seguem a dieta gracie original. O Mestre Royce segue, e come 3 porções de frutas por dia apenas.

  15. Rob Son at 10:15 pm

    EU SINCERAMENTE NÃO SEI QUAL É A DA GRACIE MAG… Cada abobrinha que leio nesse site que dá até nojo! Como uns caras que usam o nome dessa família contradizem tanto o que os próprios dizem EM VÍDEOS???

  16. Gustavo Henrique at 2:25 am

    Denilson Zóia ae se é um fila da puta msm mn seu cuzão seu merda se deve se um bosta de um tozi pau no cú , bunda mole é vc seu pulicinha do carai , se morasse na favela não ia dura 1 dia , vc é um A.D.A do carai seu pilantra , manda sua mãe i da o cú seu viado _!_

  17. Diego Pilau de Abreu at 10:04 am

    Acho que foi você que não leu. A reportagem foi alterada depois das críticas e agora fala em "adaptação da Dieta Gracie".

  18. Thiago Neri at 1:27 pm

    juan macedo uma vez coloquei umas bananas no suco mas ficou muito ruim mesmo,acho que as bananas estavam meio verdes ainda ,kkkkk ,mas vou tentar de novo da maneira que vc falou,abç

  19. Tacio Carneiro at 1:57 pm

    Duvido muito Dessa Dieta Pois A dieta Gracie vc pode comer só 4 vezes ao dia…CAFE DA MANHA,ALMOÇO,LANCHE DA TARDE E JANTAR SÓ….

  20. henrique at 1:48 pm

    um cardápio muito bem elaborado …..dá resistencia e energia para um dia de treino …. jiu jitsu puro em sua filosofia ….

  21. rubens at 1:49 pm

    bando de faixa branca ….quando for treinar lembre se das gordisse que vc come
    jiu jitsu não é pra qualquer um não kkkkkkkkkkkkkk

    black belt 5 grau

  22. Renata Janine at 11:59 pm

    Se isso daí é dieta Gracie que horas ele acorda para iniciar a alimentação ? meia noite/! sim porque os intervalos são de pelo menos 4 horas e meia. Outra coisa é muita comida mesmo para um Faixa coral Gracie. Se alguém quiser seguir a dieta meu conselho é ou compre ou baixe o livro, leia-o e vai ver a verdadeira Dieta Gracie!!!

  23. Pingback: Como grande mestre Carlos desenvolveu o método alimentar de sucesso. | GRACIE GYM ORG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *