Está na faixa-branca? Veja 5 posições que você deve dominar

Share it
5 dicas para os iniciantes no Jiu-Jitsu. Foto: Divulgação.

Veja cinco dicas para os iniciantes no Jiu-Jitsu. Foto: Divulgação

Se você é iniciante na arte suave e pretende um dia ser faixa-preta, competidor ou não, deve investir nos fundamentos.

Para aprender um leque de posições mirabolantes, é preciso primeiro saber se proteger e atacar com eficácia.

Hoje, o GRACIEMAG.com lista cinco posições que o faixa-branca precisa saber para construir uma boa base no Jiu-Jitsu.

1 . Defenda a montada com o upa, como mostra o professor Guigo

2 . Aprenda a defender o triângulo com Kurt Osiander

3 .  Raspe na guarda fechada com Renato Cardoso

4 . Aprenda a se defender dos socos com Herval Carlos

5 . Finalize na kimura com Scott Lewis

E aí, alguma outra posição básica que você acha que todo faixa-branca precisa saber? Mande o link e ajude nossas categorias de base a treinarem com inteligência.

Ler matéria completa Read more
There are 33 comments for this article
  1. Fernando Leite at 5:49 pm

    São técnicas exclusivas para serem executadas em competição de jiu jitsu. Hoje no brasil o que se pratica não é o mesmo jiu jitsu de Helio Gracie, que era voltado para defesa pessoal. Hoje o que se pratica é um jiu jitsu esportivo voltado para campeonatos apenas, e as técnicas que são passadas não funcionam em uma situação real de combate, devido à dependência do kimono para executar tais técnicas e tambem devido ao fato de tais técnicas serem ensinadas sem levar em consideração que o oponente vai estar socando ou chutando.

  2. Fernando Leite at 10:01 pm

    São técnicas exclusivas para serem executadas em competição de jiu jitsu. Hoje no brasil o que se pratica não é o mesmo jiu jitsu de Helio Gracie, que era voltado para defesa pessoal. Hoje o que se pratica é um jiu jitsu esportivo voltado para campeonatos apenas, e as técnicas que são passadas não funcionam em uma situação real de combate, devido à dependência do kimono para executar tais técnicas e também devido ao fato de tais técnicas serem ensinadas sem levar em consideração que o oponente vai estar socando ou chutando.

    • Juniao Rga at 3:16 pm

      Me desculpe Sr. Fernando Leite, mais creio que voce esta errado em seu comentario…1 – tem defesa pessoa entre as tecnicas apresentadas assim como o "jiu jitsu de Helio Gracie" que voce escreveu. 2 – todas essas tecnicas sao 100% aplicaveis em uma acao de luta. talvez o detalhe de uma pegada mude algo na posicao… mais isso vai do momento da luta. Se essas posicoes ao seu ver nao funcionam …putz….tu tens que passar mais tempo no tatame em vez de ficar na net vendo renner g fazendo marketing brother…

    • Fernando Leite at 4:43 pm

      Ok. Eu não fico na net vendo o renner g. Segundo: É difícil achar hoje em dia uma academia que ensina defesa pessoal. E algumas que ensinam, da pra perceber que passam algumas tecnicas de defesa pessoal que são repetidas algumas poucas vezes e depois o treino volta para parte esportiva. Querendo ou não,o treino acaba sendo voltado para competição. Podem até passar uma defesa P ou outra, mas o foco mesmo acaba sendo esporte. Outra coisa, alem de o vicio que o praticante adquire em pegar no kimono, existe o problema de não existir treinos em que um praticante ataca o outro com socos e chutes, sendo que essas tecnicas e posições deveriam ser treinadas levando em consideração que tem alguem te batendo. Note como o Royce Gracie nos primeiros UFCs tinha boa noção de distancia e estava acostumado em ser atacado com socos e chutes. Vc acha que um lutador de JJ esportivo teria condições de fazer o que o Royce fez? Acredito que não.

    • Juniao Rga at 5:29 pm

      Acho que vou perguntar para Demian Maia, Ronaldo Jacare, Roger Gracie eles sao bons representantes do "jiujitsu esportivo"… jah que estamos falando de UFC, e olha que hj em dia todos jah sabem jiu, coisa que na epoca do Royce nao era bem assim nao (ps. Royce eh um mestre tem todo meu respeito) e esses caras do "jiujitsu esportivo" lutam contra oponentes que jah sabem o jiu ou ateh mesmo o ant-jiu-jistu 😉 … precisa de mais algum hehehehe 🙂

    • Diego Almeida at 8:50 pm

      Eu nao treino jiu-jitsu por defesa pessoal, sim pq gosto do jiu-jitsu, quer treinar defesa pessoal, treina krav-maga acho q é assim q escreve "rsrs", outra coisa entre treinar e reagir a um assalto há uma grande distância.. vc tem q estar bem preparado, eu prefiro não reagir!!!

    • Isaias Moraes at 2:56 am

      Fernando Leite Infelizmente, como vemos na TV, em especial SP, os covardes não agem sozinhos, mas em bando ou armados. A defesa pessoal eh importante , mas a violencia urbana recomenda prudencia acima de tudo.Nos tempos de Carlos e Helio Gracie, o crime diario" era " roubar galinhas".
      Enquanto um conhecedor da BJJ leva um para o chão, outra o esfaqueia por tras =( Bem disse S Segal (ator canastrao) "não se pode ir para o chão, no vida real, no chão vão te chutar ate morrer, no ringue, é tudo lindo" Infelizmente, temos que concordar com ele.

    • Isaias Moraes at 3:06 am

      Juniao Rga muito boa essa rss Rener G…vende a teoria sem a pratica…fica facil Ah sim, o Metamoris " my grampa said, may grampa this, may grampa that …" rsss com todo respeito, na rua, ficar de costas "fugindo" daquele jeito, tss tss sem chances, por isso que o extremado Krav Maga ganha adeptos aos montes. Penso que não ha demerito em treinar e lutar com foco no esporte tbem. Desde 2008, no Brasil ja morreram mais de 11 faixas pretas de judo , BJJ, etc reagindo a assalto, infelizmente.

    • Fernando Leite at 1:33 pm

      Se esses atletas que vc citou não treinassem trocação e noção de distancia como ficaria? Ficar apenas fazendo rola de pano não ia leva-los a vitorias em um ufc da vida.
      Na verdade sempre tive duvidas quanto ao treinamento de um jiu jitsu de kimono sem a parte de defesa pessoal. Ha pessoas que dizem que mesmo o jiu esportivizado é eficiente em defesa pessoal ou em mma. Não sei. Minha duvida é se em uma situação de briga de rua ou em um mma não existe kimono, qual seria a vantagem de se treinar de kimono? Ja treinei jiu quando era mais jovem e só não voltei ainda por causa dessas duvidas. Estou aberto para opiniões.

    • Diego Avedissian at 4:39 am

      Olha, eu acho, e tenho por experiencia própria, que mesmo treinando jiu jitsu esportivo de kimono, você adquire uma defesa pessoal instintiva, pois numa briga de rua por exemplo (sou completamente contra, mas em caso de vida ou morte), qualquer jiu jitero sabe levar pro chão, e no chão meu amigo, se o cara não souber se virar, com pano ou sem, ele perde um braço ou uma perna fácil.

  3. Pingback: Guigo na GracieMag « Guigo Jiu Jitsu Blog
    • Fernando Leite at 10:09 pm

      Pelo simples fato de que o jiu jitsu foi criado para defesa pessoal e não para campeonatos. Quando vc diz:"não tem isso nos campeonatos" eu te digo que é esse o problema. Professores darem treinos apenas para campeonatos e esquecer o verdadeiro jiu jitsu.

  4. Nathalia Lopes at 10:10 pm

    Ótima postagem… para mim, que tenho 2 meses de JJ, tem sido bem útil… mas ainda estou me acostumando aos golpes, vejo mtos vídeos, assino a GracieMag, sempre pego umas dicas, mas na hora do rola fico esquecida, rsrs… assim como em qualquer outra área, uma coisa é a teoria, outra é a prática. Espero poder internalizar logo um maior número de posições e golpes, para sofisticar cada vez mais os meus treinos. Tenho aprendido mto 🙂

  5. Davi Pereira de Carvalho at 1:38 pm

    Cara, Meu filho e eu treinamos juntos como eu faço isso por esporte as pessoas nos veêm sairmos juntos pra treinar e na escola dele alguns "amiguinhos" foram tentar bater nele,só por que souberam que ele treina!!E se nós nunca tivéssemos treinado pensando além dos campeonatos ele(9anos) teria virado saco de pancada na escola;Não importa se a faixa é branca ou vermelha aprender a se defender é básico

  6. Reinaldo Dorti at 11:44 am

    Davi Pereira de Carvalho eu treino com meu filho, ele tem 5 anos ainda, mais não vejo a hora dele crescer mais para mim fazer uns rola sinistro com ele, logo ele vai passar o carro em mim.. hhehehe muito bom jiujitsu…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *