Antes da guerra, a dica de Jiu-Jitsu: “Dê o máximo, pois um dia perdido não volta”

Share it
Cristiano Titi em ação, rumo ao título do Nacional Americano de Jiu-Jitsu Sem Kimono, em 2009. Foto: Arquivos GRACIEMAG.

O treinador Titi, em ação no Nacional Americano de Jiu-Jitsu Sem Kimono, onde venceu em 2009. Foto: Arquivos GRACIEMAG.

Um duelo dos mais interessantes para o fã de Jiu-Jitsu se avizinha, no palco do Bellator 61, dia 16 de março em Louisiana.

Givanildo Santana, o colecionador de braços, vai enfrentar Bruno Carioca, em luta de MMA válida pelo GP dos médios. O curioso é que Carioca será treinado no chão por um ex-rival – o rei da guilhotina Cristiano “Titi” Lazzarini, faixa-preta de Vinicius Draculino e professor do astro Rominho Barral. Titi e Carioca se enfrentaram no MMA em outubro de 2010, Carioca venceu e agora unem forças em Salvador, Bahia, como Titi conta ao GRACIEMAG.com.

Será que as aulas do rei da guilhotina vão segurar o colecionador de braços? Entre um treino e outro, Cristiano Titi deu algumas lições que vão nortear a preparação para o Bellator. Confira e aprenda com ele.

1. Quando o jogo no MMA não encaixa

“O Giva é um cara das antigas no Jiu-Jitsu, competiu muito de pano (nas décadas de 1990 e 2000) e tem um jogo de chão bom, com um ataque de armlock bem justo. Mas o Bruno é um monstro, é explosivo, e ao meu ver o jogo não bate. Isso acontece muito, e por isso confio plenamente numa grande vitória dele”, disse Titi, que também tem luta marcada, no dia 24 de março. Depois, vai ajudar Barral na preparação do Mundial de Jiu-Jitsu 2012, e se bobear vai lutar também.

2. Dê o máximo

“Nossa filosofia de treinos é: sempre faça o seu melhor a cada dia, a cada treino. Pois aquele dia não volta atrás jamais”, ensina.

3. Treinos de Jiu-Jitsu de kimono para o MMA

“Não abandone o kimono. Entre uma luta e outra, sempre treine de pano. Se possível, mantenha-se lutando em competições, isso vai dar ajuste nas posições, atualização técnica e uma defesa mais afiada”, diz Titi.

4. Treine como um profissional

“Seja profissional na sua carreira desde o início, se é isso que você deseja! No MMA moderno não há espaço para amadores”, conclui.

E para você, leitor? Quem vence no Bellator? Giva Santana ou Bruno Carioca? Deixe seu recado abaixo.

Ler matéria completa Read more
There is 1 comment for this article
  1. Rife at 12:32 am

    O cristiano titi e um finalizador nato sem kimono!
    Se o Bruno pegar metade do jogo de finalização, juntando a Mao pesada e a pujança física dele vai complicar qualquer um.
    Grande parceria de dois monstros.. O titi ia fazer barulho no UFC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *