Na hora do adeus, a faixa-preta

Share it

Jiu-Jitsu, pai e filhos. Foto: Arquivo pessoal.

Uma das reportagens de maior repercussão esta semana foi a conquista dos irmãos Souza, Marcos e Roberto Satoshi, campeão e vice no absoluto faixa-preta da Rickson Gracie Cup, no Japão.

Após terem perdido o pai, mestre Adilson de Souza (1958-2011), vítima de um câncer no pâncreas em maio, aos 52 anos, os dois irmãos voltaram a competir, mas não resistiram. Foram às lágrimas ao vencer, na bonita foto captada pelo nosso colaborador Kinya Hashimoto.

Duas medalhas de ouro no evento, Marcos Souza entrou em contato para agradecer a homenagem, e o GRACIEMAG.com aproveitou para conversar – e aprender – mais com ele.

“Olha, depois que perdi meu pai, eu não sentia mais a mesma vontade de treinar ou de competir. Cheguei a pensar em parar com o Jiu-Jitsu e ir fazer outra coisa…”, revelou.

“Quando vencemos em Tóquio, fechando pela segunda vez o segundo campeonato que lutamos juntos como faixas-pretas, o (irmão Roberto) Toshi me falou, assim que o juiz ergueu nossos braços: ‘Queria que o pai estivesse aqui para ver a gente ganhando…'”.

“Abraçado, respondi: “Ele pode até não estar aqui, mas com toda certeza está vendo tudo!”

A emoção não para por aí. Afinal, Roberto ganhou a faixa-preta no leito do hospital em São Paulo, cinco horas antes de o mestre Adilson se despedir, deixando os filhos como legado para o esporte.

“Meu pai deu a faixa-preta para o meu irmão no leito do hospital. Ele entregou a própria faixa dele, e pediu desculpas por não poder realizar tal condecoração em cima do tatame”.

“Ele ainda falou que tinha certeza de que o Toshi ia honrá-la”, concluiu Marcos. Desistir que nada, manos. Vocês têm ainda muitos aplausos a receber, daqui e lá de cima.

Ler matéria completa Read more
There are 14 comments for this article
  1. Ronaldo Candido ( Atos ) at 5:52 pm

    Sinistro….Fiquei ate emocionado aqui! Parabens irmaos…vcs merecem tudo de bom! Que Deus abencoe mais e mais! Um grande abraco Ronaldo Candido Atos JJ

  2. Rafa-jiujitsu at 1:00 am

    O Mestre Adilson foi e sempre vai ser um exemplo para todos.

    O Satoshi já está honrando a faixa do pai, e todos vocês juntos honrando a academia que ficou excelente e muito bonita.

    Vocês tem muito o que mostrar para os outros ainda dentro do jiu-jitsu, não “provar”, pois são os melhores do mundo, mas mostrar, para aprendermos ainda mais com vocês.

    Sou fã de vocês.

  3. Marcos Souza at 8:43 am

    OBRIGADO A TODOS QUE ESTAO AO NOSSO LADO,AS PESSOAS QUE MANDARAM MENSAGEM,OBRIGADO PELO CARINHO…E PRINCIPALMENTE A GRACIEMAG POR TODO APOIO QUE SEMPRE NOS DERAM!!!
    OBRIGADO DE CORACAO!!!OSSSS

  4. Girinoc at 12:38 pm

    Parabens, Familia Bonsai, Todos com certeza ficaram emocionados com essa materia, é de Guerreiros como vcs que precisamos para impulsionar nossos sentimentos e sonhos, e nunca deixar a que a tristeza nos amoleça. Fé em Deus, e tudo se estara Fortalecido!.
    Grande Abraço a todos!!!
    att Girino.

  5. diiego rodrigues at 4:23 pm

    meu sem palavras sou muito orgulho de ser primo de vcs…vcs servem de espelho para mim.. vcs se mostraram muito fortes. depois dessa perda tão dificil..parabens mesmo de coração..espero sempre estar perto de vcs…oosssssss

  6. Andrequiles at 7:45 pm

    Emocionante, não conheço vocês mas já vi lutando, são grds guerreiros, honrem nosso esporte e cultura como seu pai fez, continuarei admirando e torcendo por vocês. Grande abraço André Quiles

  7. Luciano Laercio at 8:50 am

    Felizes aqueles que conseguiram passar apenas um momento ao lado do grande Mestre Adilson Antonio de Souza, díficil resumir o que ele significa pra nós, mas acho que “simplicidade” foi sua maior virtude.
    Professores Marquinhos e Toshi são hoje nosso maior orgulho, mas não podemos esquecer do nosso gigante Profº Maurício Dai que está fazendo um grande trabalho aqui no Brasil juntamente com a Profª Cristiane Yukari e toda a equipe Bonsai.
    Parabéns, Bonsai mais uma vez no topo.

  8. Português at 1:50 pm

    Excelente lutadores e exemplos dentro e fora do tatame. Ja tive o prazer de receber mestre Adilson em minha academia em SP. Que vcs continuem essa história linda que o pai de vcs começou. Parabéns a família toda e a equipe Bonsai. Grande abraço , Eduardo Santoro

  9. Leo Moraes76 at 4:41 pm

    No Jiu-Jitsu vamos muito além de formar simples lutadores, formamos uma FAMÍLIA.
    Parabéns a Gracie Mag e aos Irmãos Satoshi.
    Osssss.

  10. TAVEIRA at 6:24 pm

    dizer o que dessa familia maravilhosa e amigos de verdade , sinto orgulho por ter pego da branca até a preta com o mestre adilson e de pertencer a esta equipe que é uma familia BON SAI
    abraços e parabens
    TAVEIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *