Parabéns para as guerreiras da arte suave

Share it

Hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher.

A data nasceu na Rússia, quando mulheres foram às ruas protestar por melhores condições de vida.

Esses protestos, se diz, foram um dos estopins para a revolução russa, que terminou na criação da União Soviética, em 1917.

Porém, mesmo antes disso, no ocidente, já se pensava em uma data para celebrar a luta das mulheres por seus direitos em uma sociedade extremamente machista.

No correr do século XX, elas conquistaram o direito de trabalhar, estudar, votar, se eleger, amar, namorar e casar com quem quiserem e decidir quantos filhos terão e quando os terão.

É uma luta sem fim, mas elas estão vencendo.

No Jiu-Jitsu, a luta também é árdua. Nas academias, ainda são minoria, mas já surgem aulas exclusivas para elas.

Já estão por aí mestras com legiões de discípulas e discípulos. Salta à mente exemplos de Letícia Ribeiro, Luciana Dias, Ana Laura Cordeiro e Hannette Staack.

Nos campeonatos, suas lutas dividem a atenção do público com o masculino e as campeãs tem o mesmo status de ídolas do esporte que as estrelas masculinas.

Já vivem da arte suave, viajando pelo mundo em seminários abarrotados. São exemplos as estrelas Gabi Garcia, Hillary Williams, Luanna Alzuguir, Kyra Gracie, Bia Mesquita e outras.

Para comemorar a data, o GRACIEMAG.com preparou uma singela homenagem na forma de uma seleção de fotos.

São 20 imagens que traduzem a devoção dessas guerreiras que fazem do Jiu-Jitsu suas vidas e nem por um segundo perdem um pingo da feminilidade tão fundamental para tornar o mundo um lugar mais agradável e, porque não dizer, pacífico e belo.

Parabéns a todas!

[flickr set=72157626223244018]

Fotos: Ivan Trindade, Mike Pesh

Ler matéria completa Read more
There are 3 comments for this article
  1. Shirley at 5:57 pm

    Linda matéria! Parabéns Graciemag, pela sensibilidade de saber apreciar a beleza, técnica e garra das meninas num universo ainda muito masculino. Mas isso está mudando, hj até o país é comandado por uma mulher! Mais uma vez, parabéns pela homenagem às GUERREIRAS DA ARTE SUAVE no dia Internacional da Mulher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *